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Naturatins começa atender usuários com agendamento registrado no Sigam


Naturatins começa atender usuários com agendamento registrado no Sigam

17/12/2020 – Cleide Veloso/Governo do Tocantins

Com agendamento do atendimento presencial registrado no Sistema Integrado de Gerenciamento Ambiental (Sigam), em mãos, o usuário dos serviços do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), senhor José Leite, foi o primeiro requerente a se apresentar na sede do órgão, na manhã desta quinta-feira, 17.

Atento aos protocolos de prevenção à Covid-19, o senhor José Leite avaliou o novo sistema. “Com esse agendamento via internet, não encontrei dificuldade. O procedimento é muito fácil, prático e rápido. Estou aqui para verificar os documentos, não tem aglomeração e estou satisfeito”, elogia o senhor José Leite.

“O Sigam incorpora um novo tempo ao gerenciamento do atendimento ambiental no Tocantins por meio do Naturatins. Com o investimento tecnológico e integração de sistemas, agora, o Estado oferece a possibilidade do agendamento do atendimento presencial via internet, com a escolha do serviço desejado e opção entre as data e horários disponíveis. O atendimento presencial e individualizado retorna, sem aglomeração e sem espera”, enfatiza Sebastião Albuquerque, presidente do Naturatins, que complementa.

 “É importante que os usuários dos serviços do órgão se antecedam à migração dos demais sistemas e façam seu cadastro no Sigam até o próximo dia 20 de janeiro, pois isso facilita o reconhecimento dos processos em andamento a partir do novo sistema”, recomenda Sebastião Albuquerque.

“No primeiro acesso ao Sigam, para obter acesso à área de agendamento, o interessado precisa primeiro fazer o seu cadastro, preencher os campos com informações corretas, registrar sua senha de usuário do sistema e aguardar a validação, que pode ocorrer em até dois dias úteis”, orienta Ana Angélica Bosque, secretária geral do Instituto.

“É importante apresentar o comprovante do agendamento, mas a impressão em papel é opcional. O usuário pode apenas realizar a impressão digital no seu dispositivo telefônico, apresentar os documentos de identificação e os recomendados no seu agendamento”, esclarece João Bento Barbosa, gerente de Atendimento e Análise Técnica.

Instruções

Para utilizar o Sigam, através do site do Naturatins, basta o usuário clicar sobre o banner disponível no canto superior direito da tela. No primeiro acesso, será necessário preencher o cadastro individual de usuário, que será validado em até dois dias úteis, após a avaliação dos dados informados.

Na tela do cadastro, cada usuário deverá preencher os espaços solicitados, com CPF e outros dados de identificação, além de incluir os comprovantes de documentos e de endereço. Após a validação do cadastro, o usuário terá acesso à área de agendamento do atendimento presencial.

Quando o Sigam estiver em pleno funcionamento todas as operações do Naturatins serão 100% digital. É importante que todos os usuários dos serviços do Instituto façam o cadastro no Sigam, mesmo quem possui demandas em andamento no Simplifica Verde, pois quando for realizada a migração dos dados dos usuários do sistema Siga/SGD, o novo sistema identificará o CPF ou CNPJ e já disponibilizará todos os atos relacionados ao número do documento cadastrado. 

Tutoriais

No Canal Naturatins existe um Tutorial de Cadastro do Usuário de apenas 1min30s, com orientações do passo a passo, basta clicar no banner no site do Naturatins ou diretor no link https://youtu.be/HrrpsqSeNMc.

Também está disponível o Tutorial de Agendamento do Atendimento Presencial por meio do Sigam. Basta clicar no banner de acesso rápido, no site naturatins.to.gov.br  ou no link https://youtu.be/mxiuB3mIvOE

No dia 8 de dezembro, o novo Sigam, foi apresentado com transmissão via internet, que também está disponível no Canal Naturatins no link https://youtu.be/ZqaxnjOkIXE

No Portal do Cidadão, outra facilidade disponível é a Carta de Serviços do Naturatins. Basta acessar naturatins.to.gov.br e clicar no banner.

Edição: Thâmara Cruvinel

Fonte: Governo TO

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