InícioTocantinsGoverno do Tocantins planeja ações de fortalecimento para agricultura familiar

Governo do Tocantins planeja ações de fortalecimento para agricultura familiar


Governo do Tocantins planeja ações de fortalecimento para agricultura familiar

25/11/2020 – Elmiro de Deus/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), planeja e organiza uma série de atividades na agricultura e na pecuária para atender agricultores familiares dos 139 municípios tocantinenses, em 2021. As ações contemplam projetos de fortalecimento da agroindústria, da piscicultura e da pecuária leiteira, no atendimento direto aos pequenos agricultores familiares.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Thiago Dourado, as políticas públicas são para potencializar os resultados e impactar positivamente a comunidade. “A secretaria conhece bem as necessidades do agricultor familiar e vamos dar continuidade às entregas de máquinas agrícolas do programa Terra Forte; o projeto de fortalecimento da produção para atender as demandas de comercialização, tendo em vista também o mercado consumidor na realização e no apoio a feiras, eventos e encontro de Ater [Assistência Técnica de Extensão Rural], dentre outros”, afirma Thiago.

Segundo o diretor de Agricultura Familiar da Seagro, Ezio Silva, essas ações estão sendo programadas e previstas para atender esses agricultores incluindo, por exemplo, projetos agrícolas como dias de campo e agroindústrias de processamentos de frutas. “É fundamental incentivar os pequenos produtores, pois sabemos que eles produzem cerca de 70% dos alimentos consumidos na mesa, a exemplo da farinha de mandioca e derivados, arroz, leite e derivados, frutas, carnes [frango, suíno e bovino] e demais produtos”, explica.

Palmas

Ainda na programação, a Seagro planeja implantar, em 2021, dois projetos de sustentação aos agricultores familiares, inicialmente no entorno de Palmas. Um dos projetos é a implantação da Casa Curraleira, um ponto de comercialização para o resgate das comidas típicas (naturais) do Tocantins.

Outro é o projeto Quintais Produtivos, que incentiva a produção de hortaliças, atendendo 20 famílias e tendo como objetivo principal levar a segurança alimentar aos beneficiários, melhorar a renda e o hábito alimentar das famílias, além de incentivar o consumo de verduras, folhagens e legumes saudáveis no dia a dia dos tocantinenses.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os agricultores familiares do Estado estão distribuídos em 540 assentamentos da Reforma Agrária (Incra) e do Crédito Fundiário, gerando cerca de 120 mil postos de ocupação, contribuindo assim com 40% do valor bruto da produção agropecuária.

Ainda de acordo com os dados, no Tocantins, 50% das terras destinadas às atividades agrárias (agricultura, pecuária, pastagens naturais e cultivadas, e silvicultura) são ocupadas com atividades da agricultura familiar.

 

Edição: Jakelyne Monteiro

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA