TECNOLOGIA
O ano do TikTok: relembre quais foram os aplicativos mais baixados em 2020


O TikTok foi um dos assuntos mais frequentes no noticiário de tecnologia ao longo do ano. Além da possibilidade de banimento dos Estados Unidos , que ainda não foi resolvida , a rede social chinesa de vídeos curtos também esteve presente durante todo 2020 nas listas de aplicativos mais baixados.
De janeiro a novembro, os únicos meses nos quais o TikTok não foi o aplicativo mais baixado do mundo foram abril, quando o Zoom liderou, e novembro, quando o WhatsApp assumiu o topo da lista. Os dados foram coletados pela consultoria Sensor Tower e divulgados ao longo do ano.
Retrospectiva 2020: os aplicativos líderes mês a mês
Há quem diga que a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) impulsionou o crescimento do TikTok, mas a verdade é que o reinado da rede social começou ainda em janeiro. No primeiro mês do ano, a rede social já liderava a lista de aplicativos mais baixados, totalizando 104,7 milhões de downloads, número 46% maior do que o registrado em janeiro de 2019.
O país que mais baixou o TikTok foi a Índia, com 34,4% do total. Em seguida, veio o Brasil, com 10,4%. Os países continuaram nessas posições no mês seguinte, quando o TikTok se manteve no topo da lista global.
Tanto em janeiro quanto em fevereiro, o top 5 de apps com maior número de downloads ainda contou com, respectivamente, WhatsApp , Facebook , Instagram e Messenger , todos sob o comando de Mark Zuckerberg.
Em março, com o início de medidas de isolamento social em todo o mundo, a ferramenta de videochamada Zoom começou a aparecer entre os aplicativos mais baixados, ocupando a terceira posição global. Nesse mês, o TikTok ainda se manteve na liderança.
No período, outros aplicativos começaram a aparecer no top 10, indicando crescimento durante o período de isolamento social. Além do Zoom, Netflix e Google Classroom , de aulas online, também surgiram na lista.
Foi no mês seguinte, em abril, que o Zoom se tornou o líder mundial. Também apareceram na lista dos 10 aplicativos mais baixados as ferramentas de videoconferência Google Meet e o Microsoft Teams . De modo geral, abril também registrou um pico de download de aplicativos, sobretudo devido ao isolamento social, indicando um aumento de 60 vezes no número total de instalações quando comparado com o valor registrado no mesmo mês do ano anterior.
Foi também em abril que a força da Índia no mercado mobile começou a se mostrar. Em sétimo lugar no ranking global apareceu o aplicativo indiano Aarogya Setu, usado para rastrear a contaminação pelo novo coronavírus.
Em maio, o TikTok voltou à liderança, onde permaneceu até outubro. O Zoom, no entando, caiu para a segunda posição, na qual permaneceu também em junho.
Junho, por sua vez, foi o mês no qual o FaceApp apareceu pela primeira vez no ano no top 10 global de downloads. O aplicativo viralizou transformando pessoas em suas versões do sexo oposto, apesar das polêmicas a respeito da coleta de dados .
Em julho, a Índia mostrou novamente seu poder de impulsionar um aplicativo . O Snack Video , bastante similar ao TikTok, apareceu em oitavo lugar no ranking. Isso aconteceu, sobretudo, devido à proibição do TikTok na Índia no final de junho , fato que impulsionou o crescimento do rival.
Em agosto e setembro, a lista dos campeões continuou parecida, e o TikTok se manteve no topo. Setembro foi o primeiro mês do ano no qual os brasileiros foram os que mais baixaram o aplicativo de vídeos curtos, representando 11% das instalações. Em outubro, o app ainda continuou na liderança.
Novembro, porém, foi o mês no qual o WhatsApp ultrapassou o TikTok . Além dessa mudança, o aplicativo Weather & Radar USA apareceu no ranking pela primeira vez, ocupando o quarto lugar. A ferramenta de previsão do tempo que emite alertas sobre neve cresceu conforme o inverno foi se aproximando dos Estados Unidos.
Abaixo, confira as listas dos dez aplicativos mais baixados de janeiro a novembro de 2020:
Janeiro
- TikTok
- Messenger
- Likee
- SHAREit
- TikTok Wall Picture
- Snapchat
- YouTube
Fevereiro
- TikTok
- Messenger
- Likee
- SHAREit
- Snapchat
- YouTube
- Helo
Março
- TikTok
- Zoom
- Messenger
- SHAREit
- Netflix
- Snapchat
- Google Classroom
Abril
- Zoom
- TikTok
- Messenger
- Aarogya Setu
- Google Meet
- Netflix
- Microsoft Teams
Maio
- TikTok
- Zoom
- Messenger
- Google Meet
- Aarogya Setu
- YouTube
- Snapchat
Junho
- TikTok
- Zoom
- Google Meet
- Messenger
- FaceApp
- Telegram
- YouTube
Julho
- TikTok
- Zoom
- Messenger
- Google Meet
- Snack Video
- Likee
- Telegram
Agosto
- TikTok
- Zoom
- Google Meet
- Snack Video
- Messenger
- Snapchat
- Telegram
Setembro
- TikTok
- Zoom
- Google Meet
- Snack Video
- Messenger
- Telegram
- Snapchat
Outubro
- TikTok
- Zoom
- SnackVideo
- Messenger
- Google Meet
- Snapchat
- Telegram
Novembro
- TikTok
- Weather & Radar USA
- Zoom
- Snapchat
- Messenger
- Telegram
- Snack Video


TECNOLOGIA
Site conta quantas pessoas já viraram jacaré ao tomar vacina contra Covid-19


Um site vem fazendo bastante sucesso nas redes sociais por contabilizar quantas pessoas já viraram jacaré ao tomar alguma vacina contra a Covid-19 . O jacare-tracker ficou famoso por ironizar a fala do presidente Jair Bolsonaro a respeito da vacina da Pfizer .
Em evento no dia 17 de dezembro, o presidente questionou os possíveis efeitos colaterais da vacina. “Lá na Pfizer… está bem claro lá no contrato: ‘Nós não nos responsabilizamos por qualquer efeito colateral’. Se você virar um chi… virar um jacaré, o problema é de você, pô. Não vou falar outro bicho porque o pessoal vai falar besteira aqui, né?”, afirmou Bolsonaro.
Na ocasião, a fala do presidente ganhou repercussão e, agora, se tornou alvo de piada pelo contador de pessoas que viraram jacaré ao tomar a vacina. O site mostra, é claro, um total de zero pessoas nessa condição.
A plataforma também contabiliza, com dados do Our World in Data, quantos habitantes do mundo já foram vacinados contra a Covid-19 . Além disso, o site também aponta que a vacinação não foi iniciada no Brasil.
Apesar do jacare-tracker ser uma iniciativa independente, o site apoia o SOS Pantanal , deixando um link para ajudar o órgão. “Enquanto isso, os nossos jacarés sofrem. As queimadas no Pantanal levaram quase 19 mil km² do nosso bioma, ameaçando 41 espécies de répteis, entre muitas outras”, informa o site.
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Domingo (17): Mato Grosso registra 199.006 casos e 4.793 óbitos por Covid-19
-
Amazonas5 dias atrás
Governo transfere mais 15 pacientes de Manaus para tratamento em João Pessoa
-
RIO DE JANEIRO6 dias atrás
Banho de cachoeira no verão: Inea alerta para riscos em dias de chuva
-
PARANÁ6 dias atrás
Paraná é exemplo de prevenção na aplicação da prova do Enem, diz ministro da Educação
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Homem é preso em flagrante por agredir companheira na rua em Rondonópolis
-
Pará4 dias atrás
Pará já recebe pacientes do Amazonas para tratamento de Covid-19
-
SÃO PAULO6 dias atrás
São Paulo registra novo recorde anual de vacinação contra brucelose
-
POLÍCIA MILITAR DF4 dias atrás
PMDF lavra TCO em desfavor de homem que realizava transporte pirata na ERB