Sergipe

“Temos câmaras frias que vão abrigar as vacinas e transportá-las na temperatura ideal”, diz Belivaldo Chagas

Publicados

em


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, já tem organizado o planejamento para a campanha de vacinação contra a Covid- 19 em Sergipe. Apesar de não haver, ainda, a definição de quais vacinas estarão disponíveis, por meio do Plano Estadual de Vacinação, o governo já tem toda a estrutura para recebimento, armazenamento e distribuição dos imunizantes.

“Recebendo as vacinas, estamos com a logística pronta. Temos câmaras frias que vão abrigar as vacinas e transportá-las na temperatura ideal”, assegurou o governador Belivaldo Chagas.  

A ação irá envolver as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e Secretarias Municipais de Saúde (SMS).  A meta é vacinar, pelo menos, 95% de cada um dos grupos prioritários contra Covid-19.

“A gente tem toda uma logística de recebimento e distribuição. Vamos trabalhar com caminhões refrigerados que entregam diretamente ao município. Os únicos que receberão dentro da SES, na CEADI, são da região metropolitana. Na região de Própria, vamos enviar para a regional, que irá distribuir aos seus 15 municípios correspondentes. Já os demais, os caminhões do Estado irão levar diretamente os imunobiológicos em cada município”, explicou a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa.

Armazenamento

Para o armazenamento, a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológico (CEADI) estará preparada com estrutura de sala de preparo climatizada, almoxarifado, área de carga/ descarga, 02 câmaras frias para armazenamento de imunobiológicos na temperatura positiva entre +2º C+ 8º C, 05 freezers convencionais para armazenamento de vacinas negativas na temperatura entre -30º C e – 15º C, e congelamento de bobinas reutilizáveis.

Leia Também:  Governo do Estado faz parceria para o desenvolvimento do voleibol sergipano

Se houver lotes de vacinas que exijam temperaturas de 70° negativos, serão utilizados 2 freezers disponibilizados pelos laboratórios de pesquisa do HU/UFS com capacidade para 820 litros – armazenamento de 200.000 doses.

Além disso, a SES possui rede de Frio Regional, localizado no município de Propriá, com estrutura semelhante no que diz respeito a equipamentos, com câmaras de conservação de vacinas para armazenamento de imunobiológicos em temperatura positiva, freezers para armazenamento de bobinas reutilizáveis, almoxarifado e área técnica.  

Distribuição

Em relação à distribuição, as vacinas utilizadas pelo Estado terão distribuição exclusiva pelo Ministério da Saúde/PNI e seu recebimento ocorrerá através de malha aérea.  Já o transporte para os municípios e ou regional de saúde será realizado por via terrestre, em caminhões refrigerados estaduais e ou carros municipais considerando a distância e estrutura logística da regional de saúde.

Para o transporte terrestre, em caminhões refrigerados, os imunobiológicos serão armazenados à temperatura positiva (+2°C e +8°C), agrupados em caixas térmicas com bobinas reutilizáveis, monitoramento contínuo da temperatura por meio de instrumentos de medição adequados visando à validação do processo de segurança, sendo a entrega de responsabilidade do estado.

Leia Também:  ONU defende distribuição justa de vacinas da Covid entre países ricos e pobres

Os municípios mais próximos da capital (20 municípios das regionais de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro) retiram os imunobiológicos na Central Regional de Imunização (CEADI). Já os municípios mais distantes (39 municípios das regionais de Estância, Nossa Senhora da Glória, Itabaiana, Lagarto) recebem os imunobiológicos no município por meio dos caminhões refrigerados sob a responsabilidade da coordenação estadual de imunização. 

A região de saúde de Propriá, por possuir a Central Regional de Imunização, recebe os insumos do programa de imunização para contemplar todos os municípios da região de saúde através do caminhão refrigerado da CEADI, e 15 municípios desta região fazem a retiradas dos insumos diretamente na regional de saúde. 

Para distribuição e armazenamento da vacina contra a Covid-19 será realizada a articulação com a Secretaria de Segurança Pública para garantir a guarda segura dos imunobiológicos. O mesmo ocorrerá com os municípios, que deverão organizar também essa guarda segura dentro de sua rede de serviços.

Fonte: Governo SE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sergipe

Sergipe sediará treinos da Seleção Brasileira de Vôlei Sentado

Publicados

em


A Seleção Brasileira de Vôlei Sentado escolheu o Estado de Sergipe para início dos treinamentos rumo às Paralimpiadas de Tóquio 2021. A prática foi dividida em dois períodos: de 17 a 23 de janeiro de 2021 será a seleção masculina; e de 23 a 30 do mesmo mês, a seleção feminina. Os treinos acontecem na cidade de Itabaiana, no Ginásio de Esportes Chico do Cantagalo e no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no Colégio Master e na Academia Paulo Bedeu, localizada no Shopping Peixoto. 

A presença das seleções brasileiras de Vôlei Sentado no Estado de Sergipe é uma promoção do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e da Superintendência Especial de Esportes (Supee). Os acertos foram definidos entre a superintendente Mariana Dantas e o presidente da Confederação Brasileira de Vôlei para Deficientes (CBVD), Ângelo Neto. Essa é a primeira de seis fases de treinamento dessas seleções rumo a Tóquio.

Os treinamentos das Seleções de Vôlei Sentado em Sergipe serão precedidos de todos os cuidados preventivos, orientados pelas autoridades estaduais e municipais de saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para evitar o contágio da covid-19. Segundo a CBVD, assim que desembarcarem em Aracaju os atletas se deslocarão para um laboratório em Aracaju, onde serão submetidos aos exames de sorologia. Na fase de treinamento usarão máscaras e os dispensers de álcool em gel, disponíveis fartamente nos locais de treinamento.  

Programação da seleção masculina 

A programação da 1ª Fase de Treinamento da Seleção Masculina do Voleibol Sentado em Sergipe foi elaborada pela CBVD e divulgada nessa quarta-feira (13) pela entidade. A delegação da seleção masculina desembarca em Aracaju no domingo (17) e inicia os trabalhos na segunda-feira (18) na cidade de Itabaiana. Enquanto isso, a delegação feminina chega a Aracaju no domingo (20) e inicia os treinos em Itabaiana no dia seguinte. 

Leia Também:  Governo de SP antecipa entrega de mais 47 mil vacinas para 34 locais novos

História

As seleções brasileiras de Vôlei Sentado ocupam lugares de destaque no ranking mundial. A seleção masculina, por exemplo, é a segunda seleção do mundo, além de ser a atual campeão pan-americana e por pouco não conquistou uma medalha nos Jogos Rio 2016. Foi a quarta colocada. A seleção feminina está um pouco à frente no ranking mundial. Foi vice-campeã dos Jogos Rio 2016, é vice-campeã pan-americana e é a terceira melhor seleção do mundo. 

A novidade é que muitas das meninas medalhistas olímpicas ainda integram o elenco e aqui estarão nessa primeira fase de treinamento e assumiram o compromisso de trazerem suas medalhas conquistadas nos Jogos Rio-2016.     

Programação  

Dia 18/01/2021 – Segunda-feira – Treino no Ginásio na cidade de Itabaiana – das 8h às 10h.
Treino na Academia Paulo Bebeu em Itabaiana (Shopping) das – 10h30 às 11h30.
Treino na Quadra do Colégio Master – das 17h30 às 19h30

Dia 19/01/2021 – Terça-feira – Treino no Ginásio na cidade de Itabaiana – das 8h às 10h.
Treino na Quadra do Colégio Master – das 17h30 às 19h30

Dia 20/01/2021 – Quarta-feira – Treino no Ginásio na cidade de Itabaiana – das 8h às 10h.
Treino na Academia Paulo Bebeu, em Itabaiana (Shopping) das 10h30 às 11h30
Treino na Quadra do Colégio Master – 17h30 às 19h30

Dia 21/01/2021 – Quinta-feira – Treino no Ginásio na cidade de Itabaiana – das 8h às 10h.
Treino na Quadra do Colégio Master – das 17h30h às 19h30

Leia Também:  Madrugada segue com tempo aberto e temperatura em lento declínio

Dia 22/01/2021 – Sexta-feira – Treino no Ginásio na cidade de Itabaiana – das 8h às 10h.
Treino na Academia Paulo Bebeu em Itabaiana (Shopping) – 10h30h às 11h30
Treino na Quadra do Colégio Master – das 17h30h às 19h30
Seleção Feminina – A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei Sentado desembarca em Aracaju no domingo dia 24. Nesse mesmo dia as meninas se submetem ao exame de sorologia e na segunda-feira (25) iniciam os treinos na cidade serrana, com a seguinte programação:

Dia 25/01/2021 – Segunda-feira – Treino no Ginásio na cidade de Itabaiana – das 9h às 11h30
Treino na Quadra do Colégio Master – das 17h30 às 19h30

DIA 26/01/2021 – Terça-feira – Treino no Ginásio na cidade de Itabaiana – das 9h às 11h30
Treino na Academia Paulo Bebeu em Itabaiana (Shopping) – das 11h30 às 12h30
Treino na Quadra do Colégio Master – das 17h30 às 19h30

Dia 27/01/2021 – Quarta-feira – Treino no Ginásio na cidade de Itabaiana – das 09h às 11h30
Treino na Quadra do Colégio Master – das 17h30 às 19 h30

Dia 28/01/2021 – Quinta – Treino no Ginásio na cidade de Itabaiana – das 09h às 11h30
Treino na Academia Paulo Bebeu em Itabaiana (Shopping) –das 11h30h às 12h30
Treino na Quadra do Colégio Master – das 17h30 às 19h30

Dia 29/01/2021 – Sexta-feira – Treino no Ginásio na cidade de Itabaiana – das 09h às 11h30
Treino na Quadra do Colégio Master – das 17h30h às 19h30

Fonte: Governo SE

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA