InícioSergipeSeduc e Fapitec alinham plano de trabalho com pesquisadores contemplados em edital...

Seduc e Fapitec alinham plano de trabalho com pesquisadores contemplados em edital de incentivo à pesquisa em educação


A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) promoveram nesta quinta-feira (10), uma reunião virtual para alinhar o plano de acompanhamento dos 46 pesquisadores contemplados no edital nº 02/2020 – Programa de Apoio e Desenvolvimento de Políticas Públicas em Educação para o Estado de Sergipe. Os projetos selecionados atenderam às linhas temáticas de interesse prioritário definidas pela Seduc, às quais se dividem em quatro eixos: Emergencial, relacionado à Covid-19, Ensino, Planejamento e Orçamento e Suporte.

Fazendo a abertura da reunião, o secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, parabenizou os pesquisadores pela seleção e reiterou a importância da parceria com a Fapitec, sobretudo o compromisso da rede estadual de ensino com o incentivo à pesquisa científica, tecnológica e de inovação. Ao todo, 46 propostas voltadas a atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação foram aprovadas e receberão valores que variam entre R$ 5 mil e R$ 30 mil para fomentar os projetos. Vale frisar que, dessas propostas, 10 foram aprovadas como prioridade um, e 36 como prioridade dois.

O professor José Ricardo de Santana, superintendente executivo da Seduc, falou sobre a relevância do diálogo entre as instituições de ensino superior e a Seduc. “A Educação Estadual está à disposição e vai possibilitar o apoio e todos os meios possíveis para que essas pesquisas sejam desenvolvidas de forma efetiva”, assegurou o gestor, informando que as propostas apresentadas atenderam aos eixos solicitados em edital e que são pertinentes ao interesse da Secretaria de Educação. Ele ainda deu detalhes de como foi o processo de avaliação e sobre a expansão dos trabalhos selecionados.

Das instituições com propostas aprovadas no edital, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) destaca-se, sendo 89% delas, seguida do Instituto de Tecnologia e Pesquisa, com quase 9% das propostas, e a Academia Sergipana de Letras com 2%. “Este edital é de extrema relevância para o estado de Sergipe, uma vez que visa unir o meio acadêmico e a gestão pública. Por meio dele, pesquisadores passarão a trabalhar com temas estratégicos para a Secretaria da Educação, a fim de propor soluções e aprimorar a política educacional do Estado”, disse Flávia Angélica, coordenadora do Programa de Apoio e Fomento à Ciência e Tecnologia (Proaf/Fapitec).

Para o acompanhamento, será feita na Seduc uma lista com a relação dos servidores dos departamentos e serviços que estarão à disposição dos pesquisadores externos, a fim de sanar dúvidas e compartilhar informações acerca dos eixos temáticos. A coordenadora do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil da Seduc, professora Danielle Marinho, explica que a ideia foi pactuar um plano de trabalho para que a Seduc pudesse atender da melhor forma a esse público, “fazendo com que essas pesquisas ocorram com maior fluidez”, pontuou.

Seguindo o cronograma proposto, a Fapitec já deu início ao processo de contratações. A primeira etapa é a solicitação de todos os documentos necessários para elaboração do termo de concessão. A seleção buscou contribuir para a análise, formulação e implementação de políticas públicas que venham a atender às demandas sociais e institucionais, assegurando a realização de estudos e pesquisas no Estado de forma participativa.

Os projetos contemplados terão um prazo estimado de 18 meses, contados a partir da data de liberação do recurso, para execução. A lista completa pode ser acessada no link: https://bit.ly/3m6EBTK.

Fonte: Governo SE

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA