Sergipe

Centro de Meteorologia alerta para chuvas e ventos fortes nessa sexta-feira 

Publicados

em


O Instituto Nacional de Meteorologia – INMET publicou hoje, 20, um aviso de alerta para ocorrência de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com possibilidades de ventos intensos (40-60 km/h) em 11 municípios dos territórios do Agreste, Alto Sertão, Centro Sul e Sul Sergipano.

De acordo com as imagens observadas por satélite, há uma circulação nebulosa e densa caracterizando tempo nublado, com ocorrência de chuvas durante o final de tarde e início de noite distribuídas na faixa central e oeste do Estado (Lagarto, Poço Redondo, Itabaianinha e Riachão do Dantas), e ainda nos municípios que fazem divisa com o Estado da Bahia (Cristinápolis, Tomar do Geru, Tobias Barreto, Poço Verde, Simão Dias, Carira e Canindé de São Francisco).
 
No sábado, 21, a probabilidade é que o tempo fique predominantemente nublado, com ocorrências de precipitações leves durante a madrugada ao longo das áreas litorâneas do Estado. Já no domingo, 22, o tempo continuará parcialmente nublado, porém, sem ocorrências de precipitações com valores consideráveis. Para a segunda-feira, 23, a previsão é de que o tempo continue parcialmente nublado, com ocorrências de precipitações leves e isoladas durante a madrugada e à noite nos territórios  Agreste Central e Centro Sul Sergipano.

Leia Também:  Anápolis sediará maior Centro de Excelência de Tecnologia Ferroviária da América Latina

Alerta

O Centro de Análises e Previsão do Tempo e Clima, Meteorologia e Mudanças Climáticas (CMT) recomenda que as pessoas evitem enfrentar o tempo  fechado, observando alteração nas encostas, e, dentro da possibilidade, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de inundação ou fato similar, o CMT orienta que a população proteja seus pertences das água envoltos em sacos plásticos, e, em situação de maior gravidade, manter contato com a Defesa Civil  através do telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Fonte: Governo SE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sergipe

Governo do Estado reforma Colégio João Costa no ano do seu cinquentenário

Publicados

em


Um dos mais importantes pilares da educação pública de Sergipe, onde profissionais sergipanos renomados nas mais diversas áreas estudaram, o Colégio Estadual João Costa passa por uma das suas principais reformas e ampliações, fazendo jus à sua história e ao cinquentenário celebrado em março deste ano. A unidade, também, é reconhecida por sempre alcançar boas posições no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no estado.

Além de modernizar uma tradicional e importante unidade de ensino de Aracaju, a revitalização do colégio trouxe luz e esperança de dias melhores a dezenas de profissionais que se encontravam fora do mercado de trabalho, a maioria residente em cidades do interior, sobretudo após o início da pandemia. Um exemplo disso é o eletricista Carlos Luiz dos Santos, de 41 anos, que mora no bairro América, na Zona Oeste da capital. Ele conta que a vida mudou para melhor após conseguir esse emprego. “Moro com a minha tia, estava desempregado há três anos, sobrevivendo de pequenos serviços esporádicos e sem muitas esperanças. Por conta dessa obra, voltei a trabalhar de carteira assinada, estou contribuindo com as despesas da casa e ajudando meu filho. Posso dizer que sou outra pessoa emocionalmente e estou escrevendo um novo capítulo da minha vida”, afirma.

Morador da cidade de Santana de São Francisco, casado e pai de três filhos, dos quais dois convivem com ele e a esposa, Eribaldo dos Santos, 57 anos, estava desempregado há oito meses e em razão da reforma do colégio, viu sua vida voltar ao normal. “Ficar desempregado é preocupante, principalmente nessa crise que o mundo passa. Hoje durmo e acordo sabendo que posso pagar minhas contas, honrar meus compromissos e me organizar. Assim como eu, diversos profissionais estavam sem emprego e viram nessa obra a oportunidade de se reerguerem, estou tranquilo e muito feliz”, ressalta.

Leia Também:  Governo divulga selecionados em Edital de produção científica voltado para estudantes da Rede Pública Estadual

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto, a revitalização da instituição educacional reafirma o compromisso do Governo do Estado em, cada vez mais, priorizar melhorias na educação. “O Colégio Estadual João Costa é referência de ensino público na capital, e, necessitava de uma modernização. Com essa reforma, as práticas esportivas serão ainda mais estimuladas e a autoestima de alunos, pais e profissionais se elevará, uma vez que terão a seu dispor um ambiente propício e adequado para o desempenho das atividades educacionais em toda sua plenitude. Fora isso, garantirá durante os meses da sua execução, melhores condições de vida para dezenas de profissionais que estavam desempregados, bem como, alento para suas famílias”, enfatiza.

A reforma

Executada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) e a Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), a revitalização da unidade de ensino faz parte do cumprimento em toda sua totalidade do Plano Nacional de Educação (PNE), estipulado pelo Executivo Estadual, que tem a educação como prioridade e vem aplicando boa parte do orçamento em reformas e ampliações de escolas, possibilitando, assim, melhores condições de ensino e aprendizado ao corpo docente e discente.

Situado na Avenida Augusto Franco (Rio de Janeiro), no bairro Getúlio Vargas, o Colégio Estadual Professor João Costa ocupa uma área de quase 5.000 m². Tendo R$ 1.982.619,21 em investimentos, a revitalização contemplará toda a sua parte estrutural: hall de entrada, sala de coordenação, dos professores, secretaria, biblioteca, auditório, grêmio, cantina, salas de aula, de vídeo, de artes, laboratórios de informática, de ciências, de física, sanitários, área de circulação e de recreio coberto, quadra poliesportiva e de vôlei de areia e vestiários, totalizando 4.709,42 m². No que se refere a ampliação, serão 129,77 m² de área, em que serão construídas a sala e o departamento de educação física, reservatório elevado, casa de gás e de lixo.

Leia Também:  Taxa de transmissão da Covid-19 em Sergipe se mantém abaixo de 1

Entre as principais intervenções na estrutura do colégio, estão revestimento cerâmico nas paredes, instalação de forro em PVC e de esquadrias, instalações elétricas, hidráulicas, de ar condicionado, de cabeamento estruturado, de prevenção e combate a incêndio, de sistema de proteção de descargas atmosféricas (SPDA), drenagem pluvial e pintura geral.

 “Concluímos a aplicação do forro, a revisão da cobertura, os serviços de drenagem, instalações de ar condicionado e de lousa nas salas de aula e a parte física dos banheiros. Apesar de paralisarmos os serviços durante 10 dias em razão de o colégio sediar seções eleitorais, devolvemos a celeridade aos trabalhos e, atualmente, 22 profissionais finalizam a instalação de SPDA, os assentamentos das esquadrias de alumínio, bem como a aplicação do revestimento cerâmico e das instalações elétricas, estando o percentual físico executado em 70%”, explica o engenheiro fiscal da obra, Luiz Carlos Tavares Rangel. 

Fonte: Governo SE

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA