SANTA CATARINA

Santa Catarina realiza neste sábado dia D da campanha de multivacinação para crianças e adolescentes

Publicados

em


O dia D, de mobilização nacional, para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação será neste sábado, 17, em Santa Catarina. As duas campanhas vão até dia 30 de outubro em todo o Estado.

Na Campanha contra a Poliomielite, o grupo alvo são crianças com idade entre 1 e menos de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), aproximadamente 342.285 crianças. O objetivo desta campanha é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país. E, para isso, a meta é vacinar, ao menos, 95% deste público, ou seja, 325.684 crianças.

Para a Campanha de Multivacinação, não há uma meta numérica específica. Nesta campanha, os principais objetivos são: oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças.

A gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, Lia Quaresma Coimbra, esclarece que durante a vigência das Campanhas serão oferecidas todas as vacinas do Calendário Básico de Vacinação 2020 da Criança e do Adolescente. “Queremos com essas campanhas reduzir, ainda mais, o risco de transmissão de doenças que podem ser prevenidas com vacinação e evitar o retorno de outras como o sarampo, por exemplo”, finaliza.

Leia Também:  Coronavírus em SC: Estado confirma 23.808 casos e 304 mortes por Covid-19

Vacinas oferecidas durante a campanha  

As vacinas que serão oferecidas durante a Campanha são as que fazem parte do Calendário Básico de Vacinação 2020 da Criança e do Adolescente.

  •       Febre amarela
  •       Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola)
  •       dT (difteria e tétano)
  •       Meningocócica ACWY (doença meningocócica ACWY)
  •       HPV quadrivalente (HPV tipos 6, 11, 16 e 18)
  •       Poliomielite
  •       BGC (formas graves de tuberculose)
  •       Hepatite B
  •       Pentavalente (tétano, difteria, coqueluche, Haemophilus influenzae b e hepatite b)  
  •       Rotavírus (diarreia por rotavírus)
  •       Pneumocócica 10 (doença pneumocócica invasiva para os 10 sorotipos)
  •       Meningocócica C (doença meningocócica C)
  •       Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)
  •       DTP (difteria, tétano e coqueluche)
  •       Hepatite A
  •       Varicela (catapora)

>> Clique aqui para saber a importância da vacinação

Medidas de prevenção que devem ser adotadas

Devido a pandemia do coronavírus, os 295 municípios catarinenses foram orientados a reforçar as medidas de prevenção em todas as salas de vacinação durante o período de realização das Campanhas. Desta forma, a higienização, a ventilação dos espaços e o distanciamento social deverão ser respeitados, da seguinte forma:

  • As vacinas devem ser aplicadas em áreas bem ventiladas e desinfetadas com frequência;
  • As salas de vacinação devem disponibilizar álcool em gel ou local para que a população possa lavar as mãos;
  • Os familiares que acompanham a pessoa que será vacinada deverá ser limitado em 1 acompanhante;
  • Pessoas com suspeita ou confirmação de coronavírus devem adiar a vacinação até, pelo menos, 3 dias depois do desaparecimento dos sintomas, com tempo mínimo de isolamento de 14 dias do início dos sintomas.

    Informações adicionais para a imprensa:
    Amanda Mariano
    Bruna Matos
    Patrícia Pozzo
    NUCOM – Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
    Secretaria de Estado da Saúde
    Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
    E-mail: [email protected]
    www.dive.sc.gov.br
    www.instagram.com/divesantacatarina
    www.facebook.com/divesantacatarina

Fonte: Governo SC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SANTA CATARINA

CGE fiscaliza obras de 11 escolas atingidas pelo Ciclone Bomba na região Norte

Publicados

em



Foto: Ricardo Peixoto/Divulgação/CGE

A equipe de auditoria de obras da Controladoria Geral do Estado iniciou nesta segunda-feira, 26, na região Norte, a segunda etapa de fiscalização das obras de reforma das escolas que foram atingidas pelo Ciclone Bomba, ocorrido no dia 30 de junho. Até o final desta terça-feira serão visitadas 11 escolas localizadas nas cidades de Joinville, Garuva, Itapoá, Rio Negrinho e São Bento do Sul.

O Auditor-Geral do Estado, Rodrigo Stigger Dutra, explica que durante a inspeção são verificados a conformidade dos orçamentos e projetos e o cumprimento dos prazos de recuperação. “No final dos trabalhos será feito um relatório com orientações para os órgãos envolvidos, sempre com o objetivo de reduzir custos e garantir a qualidade e a agilidade dos serviços”, afirma Dutra.

A primeira etapa foi realizada no início de outubro na região Sul. Na ocasião, nove escolas dos municípios de Içara, Praia Grande, Urussanga, Turvo, Meleiro, Orleans e Lauro Muller foram visitadas. A escolha das escolas segue critérios de relevância e materialidade dos estragos causados pelo ciclone.

Leia Também:  PMDF realiza operações de trânsito no Gama e Itapoã

De acordo com levantamento da Secretaria de Estado da Educação, mais de 400 unidades de ensino estaduais foram atingidas pelos ventos fortes. Um programa de auditoria foi implementado pela Gerência de Auditoria de Licitações e Contratos da CGE para acompanhar as ações em razão da calamidade pública decretada pelo Governo do Estado.

Foi disponibilizada aos servidores de todos os órgãos uma orientação técnica para auxiliar na contratação de serviços de reforma e reconstrução das edificações. Dutra explica que a padronização é indispensável quando há grande aporte de recursos despendidos pelo Estado em aquisições e contratações com possibilidade de gerarem dispensas e inexigibilidades de licitação.

A Orientação Técnica nº 003/2020 está disponível no site da CGE.

Informações adicionais para imprensa:
Cléia Schmitz
Assessoria de Imprensa
Controladoria-Geral do Estado
E-mail: [email protected]
Fone: (48) 99128-1980
Site: www.cge.sc.gov.br 

 

Fonte: Governo SC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA