Rondônia

Seas celebra a importância da Semana de Consciência Negra

Publicados

em


Seas está atuando com a socialização e levantamento de ações em todo o Estado em prol da população negra

Enquanto gestora da Política Estadual de Promoção da Igualdade Racial, a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) está atuando com iniciativas concernentes à pesquisa, articulação e criação de uma política inclusiva e garantidora de igualdade e acesso aos direitos inerentes, independente de raça ou cor.

Em 2020, estava previsto a realização do Encontro de Saúde da População Negra, com objetivo de promover a saúde integral, bem como atender demanda da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, mas em decorrência da pandemia de Covid-19 foi redirecionado para 2021.

Ademais, neste momento em que se comemoram os 10 anos da Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010 que institui o Estatuto da Igualdade Racial, a Seas, afim de possibilitar o acesso à informações que possam garantir os direitos básicos de cada cidadão, está atuando com a socialização e levantamento de ações em todo o Estado para maior efetividade, eficácia e desenvolvimento da Política Pública de Promoção da Igualdade Racial e consciência dos direitos inerentes à todos os cidadãos negros.

Leia Também:  Nova realidade é destacada na abertura da VI Semana Estadual de TIC

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O Dia da Consciência Negra foi oficializado por meio da Lei nº 12.519 de 10 de novembro de 2011, no qual instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Esta data foi criada para que seja um momento de reflexão sobre o legado cultural deixado pelos povos africanos, sobretudo nos aspectos sociais, religiosos, políticos e gastronômicos na construção histórica deste país. Estes legados, ao longo dos anos, desde o Brasil Colônia, foram incorporados à nossa cultura.

A data também faz homenagem à morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo da América Latina, que chegou a reunir cerca de 20 mil habitantes. O Quilombo dos Palmares surgiu no final do século XVI, intitulado por este nome devido a quantidade de palmeiras em sua cercania, localizado na Serra da Barriga, na zona da mata do Estado de Alagoas. Zumbi dos Palmares foi um símbolo de luta contra o regime escravocrata para libertação dos escravos e também de luta sob a forma coletiva para manutenção da cultura africana no Brasil. Uma de suas frases mais conhecidas: “Nascer negro é consequência, ser negro é consciência”, Zumbi dos Palmares.

Leia Também:  Seas realiza levantamento socioeconômico para elaboração de políticas públicas no residencial Orgulho do Madeira

 

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Estudantes do terceiro ano da Rede Estadual de Rondônia participam do 2º simulado para o Enem 2020

Publicados

em


2° Simulado Estadual Digital, é um preparatório para os estudantes que farão o Enem 2020

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza de 23 a 26 de novembro o 2° Simulado Estadual Digital, através da Plataforma “Agora vai Enem”, com o objetivo de preparar os estudantes dos terceiros anos, matriculados na Rede Estadual de Ensino, para as avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, que serão aplicadas em janeiro e fevereiro de 2021, conforme anunciou o Ministério da Educação (MEC).

A programação para o 2° Simulado Estadual Digital será da seguinte forma: nos dias 23 e 24 de novembro (segunda e terça-feira) serão aplicadas as avaliações de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, e nos dias 25 e 26 de novembro (quarta e quinta-feira) as provas de Matemática e Ciências da Natureza.

O estudante pode acessar a plataforma com o seu login e senha de acesso e realizar as avaliações das 7h00 às 23h59. As avaliações vão ter duração de 4h30 e no final das provas, o aluno deve clicar no botão enviar prova.

Leia Também:  Live da Sedi apresenta as ações realizadas pelo Governo de Rondônia e os seus resultados para a economia, nesta terça-feira, 10

De acordo com o secretário de Educação, Suamy Vivecananda, o simulado é uma oportunidade para o estudante que está se preparando para o Enem, de testar os conhecimentos, e avaliar o desempenho.

Em setembro a Seduc realizou o primeiro Simulado Estadual Digital 2020, e teve o cuidado de selecionar questões em formato e conteúdo que seguem o padrão das provas realizadas pelo Enem, assim, cada dia de prova teve o total de 90 questões. A adesão a essa versão do Simulado Estadual ocorreu em todas as Coordenadorias Regionais de Educação, atingindo no primeiro dia de simulado 6.789 estudantes e no segundo dia 6.269. Foram entregues para a Plataforma o total de 4.368 redações.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA