Rondônia

Governo de Rondônia forma 85 novos sargentos do Corpo de Bombeiros Militar

Publicados

em


O curso formou 85 alunos lotados em 5 polos do Estado, com solenidade realizada simultaneamente

O Governo de Rondônia, junto a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), por intermédio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBM-RO) realizou hoje (20) a solenidade de formatura de conclusão do Curso de Formação de Sargentos do ano de 2020 no 1º agrupamento do CBM-RO. O curso, que teve início em maio, formou 85 alunos lotados em 5 polos do Estado, com solenidade realizada simultaneamente.

O total inicial era de 87 formandos, 44 de Porto Velho, oito de Ariquemes, oito de Ji-Paraná, 19 de Cacoal e oito de Vilhena. Mas dois tiveram a matrícula desligada ou trancada. Realizado na modalidade presencial, com carga horária de 656 horas, o curso de formação foi subdivido em quatros módulos, todas com avaliações presenciais.

A entrada do pelotão de formandos, que deu início a cerimônia, foi comandado pela aspirante a oficial BM Ana Paula, que tomou seu lugar de destaque frente à tropa ao som do “Hino céus de Rondônia”. Os familiares foram convocados para realizarem a entrega das divisas aos formandos.

Com objetivo de formar os profissionais com conhecimentos necessários ao desempenho de suas funções, o curso buscou transmitir aos alunos desenvolvimento de senso, de raciocínio lógico, extensão intelectual, estímulo ao espirito de disciplina, sem abrir mão, do relacionamento interpessoal com uma mentalidade cordial e justa aos subordinados e respeito aos superiores hierárquicos. Além disso, foi desenvolvido aprendizagem sobre leis, normas e regulamentos vigentes da corporação, bem como dedicação e responsabilidade nas missões e no pronto atendimento à comunidade.

A formanda Marcia Sales Cardoso Santos obteve a primeira colocação e recebeu das mãos do governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha a Medalha de Honra ao Mérito Intelectual. A outorga utiliza o cômputo da pontuação para efeito de promoção. Ainda, foram prestados honras militares ao governador, coronel Marcos Rocha, ao toque da corneta que seguiu com ordem de sentindo, da qual foi entregue uma estatueta representando o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar.

Leia Também:  Escola de Governo oferta 300 vagas para curso online sobre administração do trabalho

Durante o momento da intercessão religiosa, o capelão Valmir Tognon Muniz agradeceu o dia de hoje e deixa uma mensagem aos alunos que tomaram posse das insígnias, com destaque para aqueles que dividiram seu tempo de trabalho e estudo com a família, ainda mais nesse momento difícil que é a pandemia da Covid-19.

“Chegar até aqui é um marco, que devemos celebrar com gratidão, fortalecimento, graça, amor e vigor. Vejo os senhores muito mais que homens ou mulheres fardados, vocês são sacerdotes que cuidam de vidas, pessoas vocacionadas para o serviço que fazem com tamanha grandeza, amor e fidelidade”, pondera o capelão.

O orador da turma, sargento Denis, relembra momentos memoráveis quando eram soldados, como as corridas pelo centro vocacionando, entre risos, agradece pela oportunidade que pode usufruir com os colegas de trabalho. “Aqui não é apenas uma formatura militar, aqui tem status único de conquista. Pois nunca mais seremos os mesmos, após de ter feito o curso por tudo que vivemos no últimos meses”, esclarece.

Na ocasião, o governador, coronel Marcos Rocha, fez questão de parabeniza os formandos pelo recebimento da divisa de sargento, mencionando o lema do CBM ‘Vidas alheias, riquezas a salvar’, ele comenta “Vê a formatura, é de muita alegria para mim. Estudar e de ter concluído esse curso tão dignificante, ainda mais à distância, apesar de muitas pensarem ser fácil, não é. Isto é um sinal de fortaleza e apenas um início, um degrau a mais na carreira”, pontua.

Leia Também:  Governo de Rondônia reforça segurança ambiental na produção de asfalto para recuperação viária

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Gilvander Gregório de Lima também demonstrou contentamento com a conquista dos atuais sargentos que conseguiram chegar nesse nível pelo brilhante trabalho, garra e determinação. “Meus parabéns a todos e as famílias, vocês fazem parte da família sangue vermelho. Juntos somos e vamos ser mais eficazes, obrigada por proporcionar esse dia especial”, comenta.

No uso da palavra, o secretário da Sesdec, coronel José Hélio Cysneiros Pachá, animado, cumprimenta a todos por ter alcançado mais um patamar de mérito e destaque a determinação da gestão atual para fomentar a segurança pública do Estado. “O nosso governador é muito determinado em valorizar as corporações do Estado e por isso estamos comemorando aqui. O governo de Rondônia, por intermédio da Sesdec, não vai brilhar sem o brilho dos senhores. Estamos juntos na batalha contra o crime e salvar vidas”, destaca.

Após o término da formatura, o secretário da Sesdec, o comandante geral do CMB e demais oficiais se direcionaram ao pátio junto aos formandos para realização do ato final, seguindo a tradição, em que o caminhão de combate a incêndio lançou um jato de água sobre os militares durante flexão com punho cerrado. Encantado pela iniciativa das autoridades, “a palavra convence, mas o exemplo arrasta” foi citada pelo superintendente Estadual de Comunicação (Secom), Lenilson Guedes, durante a oração final da cerimônia.

Estiveram presentes na cerimônia de formatura o chefe do Estado maior do Comando Geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel Vanderlei da Costa, o ex-comandante do CBM, coronel Farias, entre outras autoridades e demais oficiais, praças e convidados.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Rondônia teve redução na criminalidade entre 2019 e 2020; percentual de roubos e furtos de veículos também diminuiu no mesmo período

Publicados

em


Relatório da Sesdec mostra que roubo a pessoas no Estado teve queda de 25,2% entre janeiro e dezembro de 2019, em comparação com o mesmo período de 2020

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Defesa, Segurança e Cidadania (Sesdec), divulgou nesta segunda-feira (4) dados que comprovam a redução no índice de roubos e furtos em 2020, se comparado com o mesmo período de 2019.

Segundo relatório da Sesdec, o roubo a pessoas no Estado teve queda de 25,2% entre janeiro e dezembro de 2019, quando totalizaram 20.115, e em 2020, 15.042, nesse mesmo período, resultando a diferença de 5.182 ocorrências a menos.

Outra redução foi quanto ao número de furtos e roubos de veículos. De acordo com os números computados pela Sesdec, o índice diminuiu de 5.111 para 3.930 (23,1%). No ano passado, a polícia recuperou 2.361 veículos roubados.

A análise comparativa da Sesdec também demonstra queda de 29% no furto de telefones celulares: de 5.119 para 3.632. Outros números constatados entre 2019 e 2020:

Leia Também:  Governo do Estado entrega veículos para assistência técnica e extensão rural a distritos de Porto Velho

► Furto consumado: caiu de 23.431 para 18.249 (menos 22,2%);
► Roubo a residências: de 1.797 para 1.690 (-6%);
► Roubo consumado : caiu de 23.431 para 18.429 (-22,1%).
► Roubo a estabelecimentos comerciais: de 1.350 para 1.307 (-3,2%);
► Roubo a transporte coletivo: de 36 para 15 (-58,3%);
► Recaptura de foragidos: aumentou de 2.359 para 2.512 (+6,5%);
► Estupro e estupro de vulnerável: caiu de 1.256 para 1.108 (-11,8%);
► Homicídios: de 362 para 380 (+5%);
► Feminicídio: de 7 para 10 (42,9%);
► Lesão corporal (violência doméstica): de 4.029 para 4.309 (+6,9%);

Em agosto de 2020, o Governo Estadual entregou 301 novas viaturas para renovar a frota policial. Assim distribuídas: duzentas e nove para a PM, 64 para Polícia Civil, cinco para Corpo de Bombeiros Militar, 17 para Superintendência de Polícia Tecnico-Científica de Rondônia (Politec), e seis para o uso da Sesdec.

O cão farejador, além de cão-guia, detecta drogas e explosivos

No final do ano, o governador Marcos Rocha comentou os investimentos em segurança pública, incluindo o conforto no transporte dos cães farejadores.

Leia Também:  Governo prepara o Centro Tecnológico Vandeci Rack para realização da 9ª Rondônia Rural Show Internacional

“Este ano ordenamos investimentos históricos na segurança: armamento pesado, veículos blindados e viaturas. Entregamos os primeiros veículos da história das corporações policiais adaptados aos nossos cães, e pela primeira vez temos condições de transportá-los adequadamente; agora eles chegarão mais fortes e descansados no combate à criminalidade!”.

“Aquartelados” no canil na Avenida Jatuarana, Bairro Cohab, esses cães valem pelo menos R$ 50 mil, calcula o Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar.
O nariz de um cão farejador tem mais de três milhões de receptores olfativos. Em obediência à legislação própria dessa unidade, ao ser “aposentado”, ele é substituído, terá a garantia de um lar, preferencialmente, de integrantes da corporação militar.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA