InícioRIO GRANDE DO SULPolíticas públicas para a agroindústria familiar em debate na Expointer Digital 2020

Políticas públicas para a agroindústria familiar em debate na Expointer Digital 2020


A webinar “Agroindústria Familiar” foi realizada nesta segunda-feira (28/9) e transmitida ao vivo pelo Canal Agro na plataforma da Expointer Digital 2020. O programa é uma parceria da Emater com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). O objetivo do encontro foi apresentar as diferentes políticas públicas disponíveis no país para os agricultores familiares.

O painel foi aberto pelo secretário Covatti Filho, que destacou a importância da agricultura familiar como uma das espinhas dorsais da secretaria e o trabalho da Emater nesta área. O presidente da Emater, Geraldo Sandri, disse que a agroindústria familiar é a “cereja do bolo da agricultura, gerando renda e qualidade de vida para os agricultores e suas famílias”. A apresentação foi da jornalista da Emater Taline Schneider. O programa teve a mediação da extensionista da Emater Bruna Roldan.

Neusa Castro, médica veterinária da Seapdr, destacou o Programa Estadual da Agroindústria Familiar (PEAF) como uma política pública importante para o setor, que oportuniza a implantação e legalização das agroindústrias familiares. Mais informações aqui.

Mateus Rocha, técnico agropecuário do Mapa, valorizou, entre as políticas desenvolvidas pelo Ministério, a negociação com os supermercados para a criação de gôndolas específicas para a agricultura familiar e o desenvolvimento do Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf), que tem uma plataforma nacional gratuita e que conta hoje com mais 7.100 produtores. No ano passado, eram 660. Para acessar é necessário ter a DAF, a Declaração de Aptidão ao Pronaf. Mais informações aqui.  

Outro participante do Mapa foi o Coordenador de Produtos Artesanais Rodrigo de Almeida, que destacou o Selo Arte, concedido aos produtores artesanais de queijos, embutidos, pescado e mel, para comercialização em todo o país. Já foram concedidos 45 selos em todo o país, a maioria para queijos. A região sul teve o primeiro selo concedido na semana passada para Santa Catarina para o queijo serrano. O Rio Grande do Sul ainda não tem nenhum registro.
Mais informações aqui.

A Feira Virtual da Agricultura Familiar (Fevaf), plataforma desenvolvida pela Emater no início da pandemia para ajudar os agricultores familiares na comercialização dos seus produtos, foi o destaque da extensionista da Emater James Roth. Há 900 fornecedores cadastrados na plataforma, sendo 340 agroindústrias. São produtos in natura, agroindústrias e cooperativas cadastradas. “É uma das políticas públicas de inclusão que a gente espera que fique depois da pandemia”, explica Roth. O acesso pode ser feito neste link.

Texto: Maria Alice Lussani/Ascom Seapdr
Edição: Secom

Fonte: Governo RS

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA