RIO GRANDE DO SUL

Inscrições para o projeto Autor Presente 2020 começam nesta semana

Publicados

em


.

As inscrições para o projeto Autor Presente 2020 começam na sexta-feira (18/9), às 14h30min. A iniciativa do Instituto Estadual do Livro (IEL), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), é realizada em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) e consiste na realização de encontros entre escritores credenciados junto ao IEL e alunos das escolas da rede pública estadual de ensino.

Organizado pelo IEL desde 1972, o Projeto Autor Presente promove e incentiva a leitura e a literatura gaúcha a partir de encontros entre escritores e público, principalmente em escolas da rede pública estadual, bibliotecas públicas e comunitárias e entidades de assistência social.

Nos encontros, os autores realizam palestras abordando uma ou mais de suas obras destinadas ao público-alvo definido pelas escolas. Os alunos participantes da ação leem previamente a obra a ser apresentada, dentro do projeto de leitura desenvolvido pela escola.

Novidades

A edição deste ano conta com algumas mudanças. A primeira refere-se às recomendações de distanciamento social. Por isso, os encontros serão virtuais, promovidos por meio da plataforma disponibilizada pela Seduc, e com a aquisição e leitura de livros digitais. Haverá, ainda, ampliação do número de encontros de 60 para 90, sendo que 30 vagas serão reservadas para escolas pertencentes ao programa RS Seguro.

Leia Também:  Gestão de contratos em tempos de pandemia é tema do Fórum de Diretores Administrativos

Inscrições

As inscrições das escolas serão feitas por meio de formulário eletrônico, disponível a partir de 18 de setembro, às 14h30min, até 24 de setembro, às 23h59min, no blog ielrs.blogspot.com.br. Confira no link abaixo o regulamento completo do projeto.

Mais informações
E-mail: [email protected]

Acesse o regulamento aqui.

Texto: Ascom Sedac
Edição: Secom

Fonte: Governo RS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

RIO GRANDE DO SUL

Formatura em drive-in entrega 250 certificados para jovens do POD na Cruzeiro

Publicados

em


.

O Centro da Juventude (CJ) Cruzeiro entregou, entre os dias 14, 15 e 16 de setembro, 250 certificados de cursos profissionalizantes para jovens do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) que frequentam o local e fazem parte do POD. Mesmo durante a pandemia da Covid-19, o CJ segue funcionando por meio de cursos EAD e atividades presenciais restritas.

Para evitar aglomerações e seguir os protocolos de higiene e prevenção à Covid-19, a formatura foi no formato drive-in. Os jovens foram até o CJ em dias e horários agendados. As limitações, entretanto, não frearam o entusiasmo dos formandos, que utilizam os cursos para abrir portas no mercado de trabalho e iniciar pequenos negócios em seus territórios.

“Todos esses jovens são uma prova de que o POD é um projeto de insistência social. Precisamos resgatar vidas. Não importa quantas, cada vida que salvamos é uma nova oportunidade para o mundo. Esse é o papel que os CJs cumprem muito bem”, afirma o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild.

Leia Também:  DetranRS reforça alerta: persiste o golpe do falso leilão virtual

Os 250 certificados foram para os seguintes cursos profissionalizantes: barbearia, cabeleireiro, departamento pessoal, embelezamento, fotografia, informática básica, manutenção de computadores, conserto de aparelhos eletrônicos, gastronomia e manicure.

“Estamos descobrindo a força desses jovens. É um momento em que eles poderiam desistir, mas estão aqui, estudaram e seguem lutando. Nossas equipes também estão de parabéns”, afirma Ivonete Pereira, dirigente da Central Única das Favelas no Rio Grande do Sul (Cufa), que faz a gestão do CJ Cruzeiro.

Texto: Mauricio Tonetto/Ascom POD
Edição: Marcelo Flach/Secom

Fonte: Governo RS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

DISTRITO FEDERAL

GOIÁS

SEGURANÇA

BRASIL E MUNDO

MAIS LIDAS DA SEMANA