InícioRIO GRANDE DO SULEscola Superior de Advocacia de Estado da PGE celebra um ano com...

Escola Superior de Advocacia de Estado da PGE celebra um ano com mais de 100 mil horas de capacitação


.

A Escola Superior de Advocacia de Estado Professor Almiro do Couto e Silva da Procuradoria-Geral do Estado (Esae-PGERS) completa um ano de atuação contabilizando 107 mil horas de aperfeiçoamento em cursos presenciais e à distância. Isso acarretou também em um vertiginoso aumento no Portal de Capacitação da instituição: mais de 830 mil acessos. Os dados são referentes ao período compreendido entre agosto de 2019 e 29 de julho deste ano.

Há um ano, no dia 2 de agosto, o governador Eduardo Leite assinava o Decreto 54.741 que criava a Esae, com o objetivo de promover a formação e o aperfeiçoamento profissional de procuradores e servidores da PGE-RS, bem como a qualificação do público externo. A escola é um órgão integrante da Procuradoria de Informação, Documentação e Aperfeiçoamento Profissional (Pidap), a qual já disponibilizava por competência atividades aos membros da procuradoria e, com o reconhecimento, ganhou maior alcance.

Neste período, a Esae cresceu substancialmente na procura por ações promovidas e registrou um total de 9.183 inscrições, entre cursos e palestras presenciais, à distância e on-line, um aumento de 160% em relação ao ano anterior. Foram ofertados, de maneira gratuita, 51 cursos em EAD, 109 eventos gravados, 114 palestras presenciais e oito palestras on-line.

O procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, destacou que a criação da Esae é um marco para a PGE. “A evolução da nossa escola, nesses últimos meses, foi muito expressiva, e isso vai ao encontro do nosso objetivo que é fomentar constantemente o conhecimento e buscar a qualificação dos membros e servidores como uma forma de aperfeiçoar o trabalho que realizado no dia a dia na PGE”, afirmou.

Para o público externo, a Esae disponibilizou capacitações na área de ciências jurídicas como o curso Licitações e Contratos, em parceria com a Escola do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Rede Escola de Governo, assim como na área de integração de sistemas com o curso do Sistema de Informação e Documentação (SID), que instrui sobre a localização de documentos produzidos pela procuradoria.

Para o próximo ano, o diretor da Esae, Ernesto Toniolo, adiantou que muitos projetos na área tecnológica estão por vir, além de cursos inovadores na área do Direito. “Com a Pidap, a PGE já tinha uma tradição de ensino à distância com a plataforma Moodle, e com a criação da escola tivemos o registro desses números positivos. Para o próximo trimestre, vamos estruturar ainda mais a nossa tecnologia e a nossa plataforma virtual. Em breve vamos divulgar as novidades”, anunciou.

A Biblioteca da Esae, que abriga um acervo diverso com mais de 9 mil obras e 250 títulos de periódicos, ganhou um valioso tesouro: as obras do acervo pessoal do procurador do Estado e professor Almiro do Couto e Silva, falecido em 2018. Mais de 3 mil obras, entre livros, revistas, teses e raridades relacionadas ao direito romano, italiano, francês e alemão, por exemplo, foram doadas com o intuito de preservar e compartilhar o conhecimento com a sociedade.

As obras estão em processo de catalogação. De acordo com o diretor da Esae, a inauguração do espaço destinado à “Coleção do Professor Almiro do Couto e Silva”, que seria este ano, foi prorrogada para 2021, devido à pandemia.

Texto: Vanessa Schneider/Ascom PGE
Edição: Secom

Fonte: Governo RS

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA