RIO GRANDE DO NORTE

RN alcança conceito Ótimo em dois rankings de Transparência para Covid-19

Publicados

em


.

O Rio Grande do Norte alcançou o conceito ÓTIMO também na mais recente publicação da Transparência Internacional. O Ranking Transparência no Combate à Covid-19 avalia como os portais de 26 governos estaduais e, agora, também da União, informam sobre contratações emergenciais de forma fácil e ágil. Semana passada, o Estado potiguar também foi avaliado no patamar mais alto de transparência pelo ranking da ONG Open Knowledge Brasil. O trabalho de transparência do Governo é coordenado pela Controladoria Geral do Estado com informações da Secretaria de Saúde e outros órgãos do Governo.
 
O Rio Grande do Norte se encontrava no nível BOM até o último ranking. Conseguiu subir sete pontos e alcançou 84,8 pontos (de 100 possíveis) neste novo boletim, já no nível ÓTIMO. Na primeira avaliação, ainda em maio, o RN obteve 46 pontos e avaliação REGULAR. “Os critérios da pesquisa ainda eram desconhecidos para nós. Desde então estudamos as exigências e conseguimos essa evolução, mesmo com limitações de Tecnologia de Informação que encontramos no Governo”, comemorou a gestora da Lei de Acesso à Informação da Control, Lenira Fonseca.

Leia Também:  Escola de Governo abre inscrições para curso online de Termo de Referência

Assim como no segundo boletim, o Rio Grande do Norte foi o oitavo Estado do Brasil que mais cresceu em pontuação neste Ranking de Transparência. “Ainda nos encontramos na 17ª colocação. Mas mais importante é nossa qualificação no nível mais alto de transparência. Outros Estados também têm trabalhado muito nessa questão e por isso não conseguimos subir tanto na colocação, mas com o esforço das equipes dos órgãos do Governo mostramos nossa excelência no trabalho avaliado, apesar dos limites de tecnologia”, concluiu Pedro Lopes.  

Avaliação da União pela Transparência Internacional 
 
A União não era avaliada pela Transparência Internacional até o boletim passado. O controlador geral do Estado, Pedro Lopes, elaborou ofício solicitando a inclusão da União na avaliação do ranking, após divulgação do ente, no início de junho, que modificaria os critérios de computação de óbitos e passou quatro dias sem apresentar registros. “A transparência é dever de todos os gestores públicos e de todos os entes da federação e era inconcebível a Transparência Internacional deixar de fora da avaliação a União, especialmente após os fatos ocorridos em junho; cumprimos o nosso dever como cidadão e exigimos da União o mesmo esforço que fazemos nos Estados e municípios de ser transparente com os dados públicos”, depõe o Controlador.

Leia Também:  Abastecimento: Caern já realiza testes no sistema de São Miguel

O Governo Federal foi incluída já neste terceiro e mais recente boletim, e ficou na penúltima colocação em transparência de informações com apenas 49,3 pontos. A nota é considerada REGULAR e ficou acima apenas do estado de Roraima, com 40,5 pontos.

Fonte: Governo RN

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

RIO GRANDE DO NORTE

Campeonato Estadual: Governo do RN apoia projeto Futebol em Casa

Publicados

em


.
Sandro Menezes/ASSECOM-RN

Em mais uma ação de combate à pandemia, o Governo do RN recebeu nesta segunda-feira (03) o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo, e os dirigentes dos dois maiores clubes do Estado, ABC F.C e América F.C, Ubirajara Marques e Leonardo Bezerra, respectivamente, para tratar detalhes da retomada do campeonato estadual de futebol. Na ocasião, foi apresentado o projeto Futebol do RN em Casa – Campanha Educativa, através do qual os torcedores assistirão aos jogos em casa, por meio de uma plataforma digital, a partir do dia 10 de agosto, uma vez que os jogos serão realizados com os portões fechados para o público.

A governadora Fátima Bezerra confirmou o apoio do Governo ao projeto e elogiou a iniciativa da FNF, realizada em consonância com os clubes, argumentando que o mesmo está alinhado com os parâmetros sanitários adotados pelo Estado para a retomada gradual das atividades econômicas, desportivas e religiosas. “É dever nosso ter inserido o futebol nos programas RN+Protegido e RN+Unido, porque estamos cientes de que se ABC e América, que são os maiores clubes, têm dificuldades para adotar as medidas de biossegurança, imaginem os outros que compõem o campeonato. A ideia do projeto é muito boa e está totalmente alinhada com as nossas diretrizes, porque a pandemia não acabou e é preciso que mantenhamos todos os cuidados”.

Fátima se referiu à ação realizada sábado, dia 1º, em que o Governo do Estado entregou 10 mil máscaras, 150 protetores faciais, 150 litros de álcool 70%, 60 litros de sabonete líquido e 600 pares de luvas para a FNF e para os oitos clubes que disputam o campeonato estadual: ABC, América, Globo, Força e Luz, Santa Cruz, Assu, Palmeira de Goianinha e Potiguar de Mossoró. O material, cujo valor aproximado é R$ 25 mil, será utilizado por atletas, treinadores, dirigentes e todo o pessoal envolvido na realização dos jogos, a fim de que possam cumprir as medidas protetivas contra a Covid-19.

“A senhora tem dado demonstração de firmeza e amizade em prol do futebol potiguar. Eu não abro mão da sua participação e do apoio do governo. Estamos aqui também para agradecer à ação que nos possibilitou receber todos os equipamentos fundamentais para uma retomada segura, que vai possibilitar aos clubes atuarem de acordo com os protocolos de saúde”, disse José Vanildo. Ele afirmou que o projeto Futebol em Casa, cuja gestão está sendo compartilhada com os clubes, vai reinventar o futebol potiguar, de modo a manter o torcedor em casa para preservar a sua vida e da sua família.

A arrecadação das transmissões será dividida entre os oito clubes do campeonato, sendo 30% para o ABC, 30% para o América e o restante dividido em percentuais menores para os demais clubes. Presente à reunião, o secretário de Estado da Tributação, Carlos Eduardo Xavier, acrescentou que o Governo vai firmar parceria através do programa Nota Potiguar. 

Os presidentes dos clubes agradeceram tanto a ação de distribuição dos materiais e equipamentos de segurança sanitária, quanto o apoio garantido ao projeto Futebol em Casa. “Consideramos fundamental agradecer todo apoio que está sendo dado e espero que a gente possa ampliar nossos laços. Não vamos abrir mão de todos os protocolos sanitários. A saúde é muito mais importante para nós do que a economia”, afirmou Bezerra.

Para Marques, a vida de todas as pessoas envolvidas no futebol está acima de tudo. “A gente agradece bastante tudo o que está sendo feito. O ABC teve uma dificuldade financeira enorme e estamos vendo formas de retomar nossa economia. Mais uma vez, muito obrigado, porque sabemos que fortalecer o futebol potiguar enaltece o nome do Rio Grande do Norte”, argumentou.

O vice-governador Antenor Roberto também participou da reunião e elogiou bastante o projeto de retomada do campeonato, que se baseia na campanha educativa de que ficar em casa é ainda a maneira mais correta de evitar a Covid-19. “É preciso que mantenhamos todos os cuidados com a higienização. O projeto vem muito bem a calhar. E reforçando o que a governadora falou, a pandemia não acabou”, ressaltou.

O Campeonato Estadual de Futebol será retomado de forma segura, dentro dos protocolos de biossegurança, com o jogo América x Globo, às 20 horas do dia 10 de agosto. Ao todo, serão realizados 10 ou 11 jogos, a depender dos resultados.

Fonte: Governo RN

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Pesquisa irá traçar perfil dos trabalhadores que atuam no SUAS
Continue lendo

DISTRITO FEDERAL

GOIÁS

SEGURANÇA

BRASIL E MUNDO

MAIS LIDAS DA SEMANA