RIO GRANDE DO NORTE

Hospital Pediátrico Maria Alice realiza mais de 200 cirurgias eletivas em um mês

Publicados

em


“Sinto um verdadeiro alívio e uma felicidade em estar aqui, mudou nossa vida”. A fala é de Lília de Araújo, residente do município de Caicó ao ver a recuperação de sua filha de dois anos e quatro meses no Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes. Devido à pandemia, as cirurgias eletivas no Rio Grande do Norte foram suspensas por recomendação do Ministério Público para socorrer as pessoas acometidas em estado grave pelo Coronavírus.

Hoje, com a retomada no programa Mais Cirurgias, Mais Saúde, o Maria Alice já realizou, desde outubro, mais de 200 cirurgias, sendo em média 60 por semana. Para Lília, a vida agora tem outro sentido. Sua filha sofria de uma hérnia e as crises eram constantes.  “Devido à pandemia ficamos de mãos atadas, mas a espera acabou e hoje vamos retornar para Caicó com novos horizontes”, ressalta.

De acordo com a diretora geral do Hospital Maria Alice, Suyame Ricarte, os procedimentos retomaram no dia 21 de outubro com cirurgias eletivas que já estavam agendados antes a pandemia. “Iniciamos pelos pequenos procedimentos e até dia 16 de novembro já atendemos 181 pacientes e foram realizados 199 procedimentos já que tem crianças que se submetem a dois procedimentos ou mais”, explica.

Um desses pacientes é o filho de Gessyara Kelly, residente em Mossoró, mãe de um menino de dois anos. O menino fez três cirurgias de uma só vez: Fimose e duas hérnias: uma umbilical e outra na virilha. “A pediatra descobriu durante os exames pré cirúrgicos que não existia somente o problema da hérnia que ele sofria de dor, mas também os outros dois procedimentos. Para mim está sendo uma grande alegria poder voltar para casa com meu filho curado, não tem nada mais valioso no mundo e só tenho a agradecer a toda a equipe do hospital pelo atendimento tão especial”, disse a mãe.

Leia Também:  Iniciativas da Sead durante pandemia são destaques em revista do Consad

Os procedimentos mais realizados no hospital pediátrico são postectomias, frenotomias e herniorrafias. É importante ressaltar que todas as crianças que estão sendo operadas hoje, já haviam passado por consulta com os cirurgiões antes da pandemia. Já as crianças que ainda não passaram por avaliação do cirurgião estão em fase de encaminhamento via regulação municipal e estadual. Além disso, as crianças que precisam de internação são encaminhadas para os leitos de clínica cirúrgica e são acompanhadas pela equipe multiprofissional até sua alta.

“Ver o Hospital Maria Alice funcionando em sua plenitude é gratificante, tendo em vista que a missão da unidade é prestar assistência às crianças do Estado do Rio Grande do Norte de forma integral, universal, regionalizada e com resolutividade”, afirma a diretora geral Suyame Ricarte. E complementa que são muitos os agradecimentos dos familiares que chegam até a direção e principalmente aos profissionais que estão na assistência direta.

Mais Cirurgias, Mais Saúde

As cirurgias eletivas que estavam suspensas desde março acontecerão através do Programa Estadual intitulado “Mais Cirurgias, Mais Saúde”. A proposta do programa, além da retomada imediata, é a expansão dos procedimentos para regiões onde a oferta não existia, visando realizar pelo menos mil procedimentos por mês até o fim do ano. Para isso, a Sesap intensificou as ações nos serviços próprios, estruturando com insumos e equipes para utilizar os espaços que receberam equipamentos pelo Governo Cidadão e de emendas. A primeira etapa do programa está orçada em R$ 6,1 milhões.

Leia Também:  Paraná é o segundo estado que mais realiza exames RT-PCR

Além do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, os procedimentos serão ampliados e inseridos no Hospital da Polícia Militar e nos hospitais regionais de Santo Antônio (1ª região de saúde), João Câmara (3ª região), Currais Novos (4ª região), São Paulo do Potengi (5ª região de saúde), Pau dos Ferros (6ª região de saúde), de Assú (na 8ª região), de Caraúbas e de Apodi (2ª região de saúde) e ainda no Hospital São Luís, em Mossoró.

Hospital Regional de Currais Novos, Hospital da Polícia e Hospital Cleodon  retomaram  as eletivas de rotina realizando mais de 350 procedimentos.

Fonte: Governo RN

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

RIO GRANDE DO NORTE

Domingo é dia de programação cultural no Parque das Dunas

Publicados

em


O Bosque Encena da próxima manhã de domingo (29), às 10h, recebe a trupe de circo “Os Ladrões de Sorrisos”, composta pelos palhaços Chaveirinho, Alfinete e Todynho, para apresentar o espetáculo “Roubando Sorrisos”. A trupe segue a linha do circo clássico: números tradicionais, malabarismo, acrobacia, mágica e muita palhaçada são os ingredientes desta divertida apresentação.

No período da tarde, às 16h30, o Candeeiro Jazz apresenta-se no Som da Mata, unindo um trio de monstros sagrados da música instrumental potiguar: Zé Hilton, Sérgio Groove e Jubileu Filho, utilizando-se de uma configuração inusitada: sanfona, contrabaixo e guitarra.

O trio reúne nesse show uma seleção de composições autorais com ritmos  nordestinos, além de arranjos de músicas conhecidas no mundo inteiro de compositores como Sivuca, Dominguinhos, Hermeto Pascoal e Luiz Gonzaga. O resultado é muito suingue, passando do Forró ao Frevo, numa linguagem contemporânea.

A realização da programação obedece às medidas de prevenção à Covid-19, como: aferição de  temperatura corporal, disponibilização de totens com álcool 70°, distanciamento social e uso obrigatório de máscara. Em ambos os projetos, serão disponibilizados 160 lugares no Anfiteatro Pau-brasil para os que chegarem primeiro.

Leia Também:  Covid-19: Corrida Soldados do Fogo é suspensa em Natal

O Bosque Encena e Som da Mata acontecem graças à renúncia fiscal da Prefeitura do Natal através da Lei Djalma Maranhão com o apoio de diversas instituições.

Serviço: Programação do Parque das Dunas no próximo domingo

Local: Anfiteatro/Parque das Dunas (Av. Alexandrino de Alencar, s/nº – Tirol)

Dia: 29 de novembro (domingo)

Hora: 10h e 16h30

Acesso ao Parque: R$ 1,00 (um real) – Os eventos são gratuitos

Produção Bosque Encena e Som da Mata: SADEPAULA Produções Criativas

Fonte: Governo RN

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA