RIO GRANDE DO NORTE

Governadora participa da missa solene da padroeira de Natal

Publicados

em


A devoção a Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal, completa neste sábado (21) o 267° ano de comemoração ininterrupta, na capital, desde que a imagem da santa foi encontrada por pescadores às margens do rio Potengi. A missa solene celebrada nesta manhã, na Catedral Metropolitana, pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha, emocionou as centenas de fiéis que, dentro das normas de segurança, ocuparam os assentos reservados no templo.

A governadora Fátima Bezerra assistiu à missa ao lado da secretária de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Íris de Araújo. A convite do celebrante, participou da missa e leu a Liturgia da Palavra. Católica, a gestora parabenizou a organização do evento, que este ano teve formato diferente devido à pandemia da Covid-19. O número de presentes foi reduzido, porém, a festa está sendo transmitida pelos perfis da Arquidiocese nas redes sociais, alcançando expressivo número de participantes.

“Estou aqui para dizer da fé e da coragem que nunca me faltaram para enfrentar essa pandemia. Nunca tive dúvidas de que em primeiro lugar está a saúde das pessoas e, por isso, tomei as medidas necessárias, fechando o comércio quando tinha de ser e abrindo no momento necessário, de maneira gradual e responsável, dentro das normas de segurança. Nesse período, abrimos mais de 500 leitos, que vão ficar como legado para a população, fortalecendo o SUS no Rio Grande do Norte. Renovo meu apelo, diante da imagem de Nossa Senhora da Apresentação, para que todas as pessoas continuem tomando todos os cuidados necessários, a fim de preservarmos a minha, a sua e a saúde das pessoas próximas a nós”, pontuou a governadora, quando chamada ao púlpito, no final da missa.

Leia Também:  Laboratório da Fepam participa de projeto para detectar Covid-19 na rede de esgoto

As celebrações em torno do dia da padroeira começaram às 5h, com a tradicional missa no alvorecer, às margens do rio Potengi, seguida de procissão fluvial partindo do Comando do 3º Distrito Naval. No início da manhã, o arcebispo emérito de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, celebrou a missa na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, antiga catedral. Na ocasião, a soprano Alzeny Melo, integrante da Camerata de Vozes da Fundação José Augusto fez uma apresentação especial.

Ainda neste dia 21, durante a tarde haverá procissão motorizada com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação percorrendo as quatro Zonas da Cidade do Natal e, a partir das 18h, missa de encerramento na Catedral Metropolitana, com Dom Jaime Vieira Rocha.

CELEBRAÇÃO EM NOVO FORMATO

As celebrações deste ano, que iniciaram dia 11 de novembro, estão acontecendo de maneira presencial e online, como em anos anteriores, mas com algumas restrições, como no número de fiéis para a participação na celebração presencial. Neste ano, também não houve a tradicional missa na Pedra do Rosário, bem como, a procissão, que encerrava com a missa na Catedral Metropolitana.

Leia Também:  Com custo zero, Seduc participa de projeto de eficiência enérgica

As celebrações na Catedral Metropolitana estão limitadas a 450 participantes por cada evento. Toda a programação da Festa de Nossa Senhora da Apresentação está sendo transmitida pelo Facebook e Youtube da Arquidiocese de Natal. Para assistir, basta acessar: facebook.com/arqnatal ou youtube.com/webtvapresentacao.

Também estavam presentes à  missa, que teve como tema “Nos mares revoltos da vida, temos a Mãe da Apresentação a interceder”, a senadora Zenaide Maia, acompanhada do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado; os deputados estaduais Hermano Morais e Ubaldo Fernandes e a deputada estadual Eudiane Macedo; o prefeito Álvaro Dias e primeira-dama Amanda; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Poty Júnior, a secretária adjunta da Sethas, Josiane Bezerra, e o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN), Manoel Marques.

Fonte: Governo RN

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

RIO GRANDE DO NORTE

Governo do RN e prefeitura acordam solução para a Ocupação Emmanuel Bezerra

Publicados

em


ASSECOM/RN – Elisa Elsie

A equipe do Governo do Estado recebeu na manhã desta quinta-feira (26) membros da Prefeitura Municipal de Natal e diversos outros órgãos para discutir uma solução para a Ocupação Emmanuel Bezerra, instalada no antigo prédio da Faculdade de Direito, no bairro da Ribeira. Os participantes acertaram que das 60 famílias identificadas na ocupação, 38 serão cadastradas no programa estadual Pró-Moradia e deverão receber novas casas em 2021. 

As famílias estavam sob a ameaça de uma ação judicial de despejo, o que provocou a reunião convocada para a Governadoria. “Foi uma reunião muito produtiva entre a nossa área técnica e a Prefeitura”, afirmou a governadora Fátima Bezerra. A chefe do executivo estadual detalhou que “o prazo para entrega das novas unidades habitacionais ficou estipulado em 12 meses. Enquanto isso, as famílias ocupantes serão transferidas para um terreno que será cedido pela Prefeitura do Natal”, pontuou .  

A gestão municipal comprometeu-se em acolher as famílias enquanto as novas casas são entregues pelo Pró-Moradia. O prefeito Álvaro Dias também se mostrou satisfeito com o desfecho encontrado durante a reunião. “O que importa agora é a coletividade. Juntos, temos mais possibilidades de resolver os problemas da população”, disse Álvaro. 

Leia Também:  Escola Auta de Souza deve ser entregue nos próximos dias

O Programa Pró-moradia é uma iniciativa do Governo do Estado, desenvolvido pela Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano (Cehab) e pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN), que beneficia famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade com a entrega de unidades habitacionais. As 22 demais famílias não poderão ser incluídas no programa do Governo neste momento, pois já são beneficiadas por outros programas sociais, mas seguirão sendo acompanhadas.

A governadora Fátima ainda destacou que, com a resolução para a ocupação acordada entre todas as partes, a partir de agora os encaminhamentos são todos técnicos e burocráticos. “A área técnica do Governo com o município de Natal estarão unidos para adotar os encaminhamentos necessários”, asseverou. 

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz, concordou com a avaliação. “Estamos muito satisfeitos com a solução definitiva encontrada”, afirmou o gestor universitário.

Também participaram da reunião o vice-governador Antenor Roberto, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN), Aldo Medeiros, a deputada federal Natália Bonavides, a vereadora de Natal, Divaneide Basílio, as secretárias de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social RN (Sethas), Iris Oliveira, e das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Eveline Guerra, o presidente da Cehab, Pablo Cruz, os secretários municipais de Governo, Fernando Fernandes, e de Trabalho e Assistência Social, Andrea Dias, a secretária-adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista, a vereadora eleita, Brisa Bracchi, e o secretário adjunto de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes, Josuá Neto.

Leia Também:  Empresa retoma produção de castanhas e gera empregos em São Paulo do Potengi
Fonte: Governo RN

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA