RIO DE JANEIRO

Seap realiza atendimento médico on-line para presos do sistema prisional fluminense

Publicados

em


.

Seap realiza atendimento médico on-line para presos do sistema prisional fluminense

1 de agosto de 2020

 

Uma parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária, através da Superintendência de Gestão em Saúde e o Projeto Amor que Cura, do Frei Paulo Batista, possibilita a realização de atendimentos médicos, via internet, para presos do sistema prisional fluminense.

 

A ação piloto, que possui o objetivo de atendimento aos internos via teleatendimento, foi realizada na quinta-feira (30/07), no Instituto Penal Cândido Mendes, no Centro do Rio, através do programa on-line Conexa Saúde. A plataforma, que é gerenciada pelo Projeto Amor que Cura, disponibiliza o atendimento médico por Tele Medicina, com médicos voluntários. O serviço é executado nos ambulatórios das unidades prisionais, na presença de um profissional da saúde e de um policial penal. 

 

Uma equipe da Superintendência de saúde da Seap seleciona, previamente, os internos que necessitam de atendimento médico, bem como realiza o agendamento online da consulta. Os receituários e medicações prescritas ficam disponíveis na sede do Projeto, na Tijuca, e posteriormente serão separados e entregues aos detentos.

 

Leia Também:  Ampliação triplica capacidade de atendimento de hospital em Jardim

Diante da pandemia do covid-19, o projeto é uma forma de aumentar a cobertura dos atendimentos, antes realizados através de mutirões de saúde presenciais nas unidades prisionais. Neste momento, os profissionais da saúde da Seap estão atuando com uma equipe itinerante, onde realizam visita aos presídios, conforme as notificações de casos de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave.

 

Para o subsecretário de Tratamento Penitenciário, José Perrota, o projeto auxilia na assistência médica aos detentos.

 

– Em decorrência da pandemia, a telemedicina é um grande avanço na política de atenção primária aos detentos. A ideia é expandir para toda as unidades prisionais, conseguindo realizar os atendimentos mais simples e acompanhar os casos de pacientes com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão – concluiu o subsecretário.

 

Fonte: Governo RJ

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

RIO DE JANEIRO

Secretário de Saúde fiscaliza Getúlio Vargas e UPA da Penha, e anuncia reforma nas unidades

Publicados

em


.

Secretário de Saúde fiscaliza Getúlio Vargas e UPA da Penha, e anuncia reforma nas unidades

6 de agosto de 2020

 

O secretário de Estado de Saúde, Alex Bousquet, realizou pessoalmente fiscalização no Hospital Getúlio Vargas e na UPA da Penha, na Zona Norte do Rio, nessa semana. Bousquet anunciou obras de reforma que vão melhorar a qualidade do atendimento nas unidades.

O secretário constatou a necessidade de modernização na UPA, incluindo reformas no piso, orçadas em R$ 300 mil. No Getúlio Vargas, serão realizadas, ainda este ano, obras para mudar o fluxo de pacientes dentro do hospital, o que permitirá um aumento imediato do número de atendimentos na unidade. Essas obras estão orçadas, inicialmente, em R$ 250 mil.

 

– Constatei na fiscalização que o Governo do Estado precisará dar o suporte financeiro para melhorar ainda mais a qualidade da prestação de serviço aos usuários. Vai haver repasse de verbas para melhoria na infraestrutura – disse Bousquet, explicando que já há no orçamento de 2020 da Secretaria de Estado de Saúde (SES) verbas destinadas a essas obras.

Leia Também:  Parque Nacional do Itatiaia reabre nesta quarta-feira (5)

A UPA e o Getúlio Vargas formam um complexo de saúde administrado pela organização Instituto Solidário. Após as reformas, será retomado o planejamento inicial de melhorar a integração entre as unidades. O objetivo é promover a entrada inicial dos pacientes pela UPA, onde será feita a triagem para encaminhamento ao hospital apenas dos casos indicados pelas equipes médicas.

 

Fonte: Governo RJ

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

DISTRITO FEDERAL

GOIÁS

SEGURANÇA

BRASIL E MUNDO

MAIS LIDAS DA SEMANA