RIO DE JANEIRO

Operação Lei Seca reforça ações durante o feriado prolongado

Publicados

em


Operação Lei Seca reforça ações durante o feriado prolongado

12 de fevereiro de 2021

A Operação Lei Seca vai reforçar as ações de fiscalização e conscientização durante o feriado de Carnaval. O esquema especial, que será iniciado nesta sexta-feira (12/2) e vai até a quarta-feira (17/2), contará com todo o efetivo nas ruas. Ao todo, serão realizadas 56 ações inclusive durante o dia, nos acessos às praias, cachoeiras e áreas de lazer. As operações acontecerão na capital, região Metropolitana e interior do estado.

Neste período também serão realizadas blitzes de fiscalização nas principais rodovias estaduais, em parceria com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv). E para conscientizar a população sobre o perigo da mistura de álcool e direção, serão realizadas ações educativas em diversos pontos do estado. As equipes de educação da Lei Seca, composta por pessoas com deficiência (PCDs), também vão reforçar a mensagem sobre a importância do uso da máscara, do álcool em gel e do distanciamento social para prevenção da Covid-19.

– Assim como nos anos anteriores, faremos blitzes diurnas e noturnas. O objetivo da Lei Seca é salvar vidas e proporcionar mais segurança para a população. Pedimos que os motoristas redobrem os seus cuidados para evitar que ocorram acidentes de trânsito, ainda mais neste momento de pandemia, por que um paciente politraumatizado ocupa um leito hospitalar por vários meses – explica o superintendente da Operação Lei Seca, tenente-coronel Marcelo Rocha.

Leia Também:  Detro-RJ realiza operação 'Consciência Negra'

Devido à pandemia, novos procedimentos foram adotados nas blitzes para preservar a saúde dos motoristas abordados e dos agentes da Lei Seca. Algumas mudanças são o uso de barreira protetora de plástico, que separa o agente do motorista, e a realização de triagem utilizando um etilômetro passivo, sem necessidade de sopro.

– O trânsito seguro é responsabilidade de todos. O motorista tem que ser cauteloso para preservar a sua integridade, de seus familiares e das demais pessoas – completa o superintendente.

Fonte: Governo RJ

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

RIO DE JANEIRO

1º Encontro dos Gestores Públicos do Turismo acontece em Niterói

Publicados

em


1º Encontro dos Gestores Públicos do Turismo acontece em Niterói

1 de março de 2021

Com o objetivo de promover um amplo debate sobre o turismo no Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) realizou, hoje (1/03), o 1º Encontro dos Gestores Públicos do Turismo Fluminense. O evento, realizado das 14h às 18h, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em Niterói, foi aberto pelo secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, e pelo prefeito de Niterói, Axel Grael.

Para o secretário, o encontro foi fundamental para a união de esforços de todos os gestores neste momento em que o setor, seriamente abalado pela pandemia, se empenha pela retomada.

– Estamos trabalhando em ações e projetos que fortaleçam o fluxo turístico para o Estado. Durante o evento, entregamos a todos os representantes do interior, o “Guia do Turismo RJ”, um manual, produzido pelos técnicos da Setur/TurisRio, com informações que, em muito, vão contribuir para o planejamento e estruturação de ações e projetos que visem o desenvolvimento da atividade turística.

Leia Também:  Funcionários de Organizações Sociais da área da Saúde poderão receber diretamente do Estado

Segundo Tutuca, na publicação há orientações, dados, sugestões e explicações, que serão importantes ferramentas capazes de direcionar o trabalho a ser executado por cada um dos gestores das cidades fluminenses.

– A meta é fazer com que as cidades das doze regiões turísticas estejam na mente dos viajantes no momento da escolha do próximo destino – diz o secretário.

O presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida, lembra ainda que, durante o encontro,  os participantes assistiram à apresentação do Plano Estratégico da Setur-RJ/TurisRio para os próximos dois anos.

– É essencial que as ações estejam alinhadas, a troca de informações se fortaleça e a união predomine entre os municípios. Sabemos da importância do turismo como gerador de renda e temos certeza de que a atividade pode se tornar um dos pilares da economia da maioria dessas localidades.

Entre os pontos destacados no dossiê de planejamento estão o investimento em turismo de proximidade, com ações de divulgação do Estado em São Paulo, Minas Gerais e Brasília e a realização de Fóruns Regionais, com transferência do Gabinete para as doze regiões turísticas do Estado, que tem como finalidade aproximar a esfera estadual, municipal e a iniciativa privada das cidades do interior com um só objetivo: o desenvolvimento do turismo.

Leia Também:  Operação Lei Seca prende 20 pessoas por embriaguez ao volante no fim de semana

Os participantes assistiram também a uma série de palestras com temas direcionados a questões fundamentais para o incremento do turismo. Entre elas, destaque para “Estratégias para a captação de recursos por emendas parlamentares federais”, apresentada por Edmilson Suassuna, Subsecretário de Projetos, Convênios e Captação de Recursos Federais da SERGB/RJ e “Programa de Capacitação para Excelência em Gestão do Turismo Fluminense”, exposta por Karen Dutra, Diretora Geral da ECT/TCE-RJ.

O 1º Encontro dos Gestores Públicos do Turismo Fluminense foi encerrado com uma apresentação sintética das demandas dos municípios, recebidas pela Setur-RJ. Na ocasião, os dirigentes municipais do turismo fluminense puderam falar sobre as principais dificuldades enfrentadas e acertar parcerias entre os demais envolvidos.

Fonte: Governo RJ

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA