RIO DE JANEIRO

Detro-RJ fiscaliza novas regras de luminosidade dos vidros das vans intermunicipais

Publicados

em


Detro-RJ fiscaliza novas regras de luminosidade dos vidros das vans intermunicipais

12 de janeiro de 2021

O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) realizou, nesta terça-feira (12/01), a primeira operação de fiscalização para checar o cumprimento das novas regras para a transmissão luminosa – quantidade de luz visível que pode passar pelo vidro – nas vans intermunicipais. A ação ocorreu na Avenida Francisco Bicalho, no Centro do Rio. Os agentes abordaram 36 vans, totalizando nove multas e três veículos apreendidos. O valor da autuação é de R$3.627,89.

De acordo com a nova regulamentação, a transmissão luminosa de para-brisas e vidros laterais dianteiros não pode ser inferior a 75% para os vidros incolores e 70% para os coloridos. No caso dos vidros traseiros, a transmissão não pode ser inferior a 70%. Também está proibida a aplicação de películas refletivas (espelhadas) em qualquer área envidraçada do veículo. As normas foram estabelecidas em portaria, publicada em 12 de novembro, no Diário Oficial, e entraram em vigor no último domingo (10/01).

Leia Também:  Saúde e Proderj anunciam encerramento das atividades do 160

Segundo o coordenador de fiscalização do Detro-RJ, major Heitor Sodré, as normas têm como objetivo garantir a segurança e facilitar a fiscalização, em especial de excesso de passageiros.

– Além de influenciar diretamente na visibilidade do motorista, quando a película é muito escura, as equipes volantes têm dificuldade de flagrar passageiros em pé. Acreditamos também que a melhor visualização externa minimiza o risco de assaltos dentro do veículo – explica o coordenador.

Além das ações de inteligência, as denúncias dos usuários, recebidas por meio da Ouvidoria do Detro-RJ, são fundamentais para nortear as operações. Os cidadãos podem entrar em contato pelos seguintes canais: telefone (21) 3883-4141, e-mail – [email protected] ou pelo WhatsApp Fale Detro (21) 98596-8545.

Fonte: Governo RJ

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

RIO DE JANEIRO

Detran.RJ reabre 42 postos no interior do estado nesta segunda-feira (25/01)

Publicados

em


Detran.RJ reabre 42 postos no interior do estado nesta segunda-feira (25/01)

25 de janeiro de 2021

Para ampliar o atendimento em todo o Estado do Rio, o Detran.RJ reabre, a partir desta segunda-feira (25), mais 42 postos de Serviços Auxiliares de Trânsito (SATs). Nessas unidades será possível realizar serviços administrativos relativos a todos os setores do departamento, como abertura de processos, comunicação de venda, recursos de multa, emissão da ATPVe (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo) e transferência de propriedade especial de veículos de concessionárias, que estejam vedados à circulação.

No primeiro dia de funcionamento, as unidades farão apenas atendimento para procedimentos  que não necessitam de agendamento (informações, abertura de processos, comunicação de venda e recurso de multas) e, no decorrer da semana, o serviço de emissão da ATPVe passa a ser oferecido gradativamente, sempre com marcação prévia. A capacidade inicial será de cerca de 840 atendimentos diários.

– Estamos trabalhando para que mais unidades sejam reabertas, sempre com total segurança para funcionários e usuários. Serão 42 municípios beneficiados nesse primeiro momento, mas pretendemos ampliar em breve nossa oferta de vagas e serviços – frisou o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

Leia Também:  Saúde e Proderj anunciam encerramento das atividades do 160

 

Os SATs funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e, para evitar aglomeração, pedimos que não levem acompanhantes às unidades. O agendamento para o serviço de emissão do ATPVe pode ser feito pelo site www.detran.rj.gov.br ou teleatendimento (21) 3460-4040/4041/4042.

Veja a lista dos 42 municípios que terão os SATs reabertos na próxima semana:



Aperibé
Arraial do Cabo
Belford Roxo
Bom Jesus do Itabapoana
Cachoeiras de Macacu
Cambuci
Cantagalo
Carapebus
Cardoso Moreira
Carmo
Cordeiro
Duas Barras
São Francisco do Itabapoana
Guapimirim
Itaocara
Laje do Muriaé
Levy Gasparian
Macuco
Magé
Mangaratiba
Miguel Pereira
Natividade
Paracambi
Paraíba do Sul
Paraty
Pinheiral
Piraí
Queimados
Quissamã
Rio das Flores
Rio das Ostras
São Fidélis
São João da Barra
São José de Ubá
São José do Vale do Rio Preto
São Pedro D´aldeia
Saquarema
Silva Jardim
Tanguá
Trajano de Moraes
Varre-Sai
Vassouras
 
Fonte: Governo RJ

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA