RIO DE JANEIRO
Banho de cachoeira no verão: Inea alerta para riscos em dias de chuva

Banho de cachoeira no verão: Inea alerta para riscos em dias de chuva
17 de janeiro de 2021
Quem gosta de passear e curtir um banho de cachoeira durante o verão deve ficar atento a alguns sinais que podem colocar banhistas em perigo. Durante essa época, quando são comuns chuvas fortes, o ideal é evitar o mergulho em dias de tempo instável, pois há incidência de raios e a possibilidade de ocorrer deslizamentos de terra, quedas de árvores e, em situações extremas, pessoas serem arrastadas por uma cabeça d’água.
– A cabeça d’água é o aumento rápido e repentino do nível de um rio corrente ou cheio, devido à chuva nas cabeceiras ou em trechos mais altos de seu percurso. Em caso de previsão de chuva, nós devemos evitar locais próximos a rios e cachoeiras. Cabeça d’água pode ser definida como uma poderosa enchente, já a tromba d’água está associada a vento forte, em rotação, sobre a água. São situações de extremo risco – explicou André Veiga, biólogo e gerente das unidades de conservação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Até março, o Rio de Janeiro passa pelo período de maior incidência de chuvas. Por isso, essa é a época de maior risco de cabeças d’água. Muitas vezes os banhistas são surpreendidos por correntezas repentinas a quilômetros de distância do local de chuva. André Veiga alerta que a melhor ferramenta para não correr risco é a prevenção.
– Antes de sair de casa, verifique a previsão do tempo. Se o prognóstico indicar possibilidade de chuva forte com raios e trovões, a dica é adiar o passeio. Além disso, para quem já está na cachoeira, é necessário ficar atento às pedras escorregadias e trechos com rochas soltas. Os banhistas devem evitar mergulhos em cachoeiras elevadas – observou Veiga.
Se o visitante, mesmo assim, for pego desprevenido por um temporal, as orientações são nunca se abrigar sob uma árvore e evitar locais abertos como campos, praias e piscinas. Se estiver dirigindo, permanecer no veículo e nunca ficar próximo a redes de energia elétrica.
Em casos de emergência, ligue:
Defesa Civil – 199
Corpo de Bombeiros – 193


RIO DE JANEIRO
AgeRio abre linhas de crédito para empresas de todos os setores e municípios do Estado

AgeRio abre linhas de crédito para empresas de todos os setores e municípios do Estado
A Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio) está com linhas de crédito abertas para empresas de todos os segmentos e municípios fluminenses. Os financiamentos, com taxas de juros a partir de 0,49% ao mês, podem ser feitos para capital de giro, inovação, turismo, sustentabilidade, máquinas e equipamentos, franquias e expansão. A carência é de até 60 meses, e prazo para pagamento de até 240 meses, conforme a linha selecionada e a análise crédito.
O presidente da AgeRio, André Vila Verde, reforça a importância da iniciativa para a recuperação da economia do Estado.
– Sabemos que a pandemia afetou profundamente o empresariado fluminense e trabalhamos para que a AgeRio tenha papel preponderante na recuperação da economia. Por isso, estamos oferecendo oportunidade de crédito a todos os setores nos 92 municípios do estado. O objetivo é movimentar a economia do Rio de Janeiro e gerar emprego e renda para nossa população – destacou.
A diretora de Operações Tatiana Oliver explica que a AgeRio analisa as necessidades do empresariado fluminense para oferecer produtos adequados à realidade do empreendedor.
– Neste momento estamos com foco nos setores mais afetados pelas medidas restritivas impostas pela pandemia, como turismo, hotelaria e eventos. Mas sabemos que todos os segmentos precisam de apoio e a AgeRio pode ajudar – reforçou.
Os interessados devem acessar o site da Agência pelo endereço www.agerio.com.br e, por meio do menu “empresas”, selecionar a linha de interesse, verificar os requisitos para a obtenção e condições do crédito, e fazer a solicitação.
Sobre crédito
Linhas disponíveis:
– capital de giro
– inovação
– turismo
– sustentabilidade
– máquinas e equipamentos
– franquias
– expansão
Condições de crédito (variam conforme linha e análise de crédito):
– Valor do crédito: A partir de R$ 21 mil
– Taxas de juros: a partir de 0,49% ao mês
– Carência: até 60 meses
– Prazo: até 240 meses
Requisitos:
– Documentação conforme linha e análise de crédito
– Apresentação de garantia que pode ser imóvel, carta fiança, aplicação financeira de renda fixa, veículos, fundos garantidores, aval dos sócios e/ou recebíveis.
Sobre a AgeRio
A Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio) é sociedade de economia mista que faz parte da administração indireta do Governo Estadual, sendo vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais (Sedeeri).
A missão da empresa – que opera com recursos próprios, repasses e fundos estaduais – é fomentar, por meio de soluções financeiras, o desenvolvimento sustentável do Estado do Rio de Janeiro, com excelência na prestação de serviços.
Os financiamentos são concedidos conforme critérios técnicos e por meio de decisões colegiadas. Todas as solicitações estão sujeitas a análise de crédito, que é determinante para estabelecer as condições de cada operação.
A nova Diretoria da Agência, que tomou posse em 28 de dezembro de 2020, é composta exclusivamente por empregados concursados com longo histórico profissional na instituição. Com atuação focada em ganho de eficiência e assertividade nos negócios, a administração da empresa se concentra no fomento ao desenvolvimento da economia e na geração de emprego e renda, tendo em vista sobretudo o cenário econômico adverso imposto pela pandemia e as vocações regionais de cada região do Rio de Janeiro.
-
Maranhão7 dias atrás
Estudantes de Educação Integral do Maranhão participam de avaliação diagnóstica
-
Amazonas6 dias atrás
Rocam apreende arma, munições e entorpecentes na zona leste
-
DISTRITO FEDERAL6 dias atrás
DF Sem Miséria atende mais de 68 mil famílias em fevereiro
-
BRASIL6 dias atrás
Governo investe em rede de combate ao crime organizado
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Suspeito pela morte de mulher encontrada despida em construção é preso pela Polícia Civil
-
Bahia5 dias atrás
Cinco pessoas são conduzidas à delegacia em Salvador nas primeiras horas do toque de recolher
-
Maranhão6 dias atrás
AGED e Secretaria de Agricultura de Santa Luzia do Paruá discutem ações de defesa agropecuária para o município
-
DISTRITO FEDERAL5 dias atrás
CEB fará manutenções em duas regiões