InícioPOLÍTICASem PSOL, oposição oficializa apoio a Baleia Rossi para presidência da Câmara

Sem PSOL, oposição oficializa apoio a Baleia Rossi para presidência da Câmara


source
Deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP)
Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP)

Após  decisão do PT de apoiar Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara, os partidos de oposição  formalizaram a aliança com o emedebista. Em carta divulgada nesta segunda-feira, PT, PCdoB, PSB, PDT e Rede anunciaram que o objetivo do acordo é “derrotar Bolsonaro e sua pretensão de controlar o Congresso”. A única legenda que ficou de fora foi o PSOL.

As legendas decidiram pelo alinhamento ao bloco de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para tentar derrotar o candidato apoiado por Jair Bolsonaro (sem partido), Arthur Lira (PP-AL). No documento, as siglas enumeram cinco compromissos assumidos por Baleia Rossi.

O acordo prevê a “defesa da Constituição”, a “proteção à democracia”, a “independência do Legislativo”, com a garantia de instrumentos de ação e fiscalização da oposição, além do respeito à soberania do país e a proteção de minorias.

“Tais compromissos, assumidos também pelo candidato a presidente da Câmara que decidimos apoiar, deputado Baleia Rossi, orientará nossa atuação parlamentar, em estrito cumprimento dos mandatos que a população nos conferiu”, diz a nota da oposição.

No documento, os parlamentares de esquerda criticam a atuação de Bolsonaro durante a pandemia, qualificando o governo como “insensível ao sofrimento do povo, irresponsável diante da pandemia e chefiado por um presidente da República que ao longo de sua trajetória sempre se colocou contra a democracia”.

“Nós, dos partidos de oposição, temos a responsabilidade de combater, dentro e fora do Parlamento, as políticas antidemocráticas, neoliberais, de desmonte do Estado e da economia brasileira, e de lutar para que nosso povo possa ter resguardados o direito à vida, à saúde, ao emprego e renda, à alimentação acessível, à educação, à moradia, a defesa do meio ambiente, dos povos indígenas e quilombolas, entre outros direitos essenciais”.

Com a decisão, Baleia Rossi consolida o apoio de onze partidos em um bloco para a eleição de fevereiro.

“Foi essa responsabilidade que nos uniu aos demais partidos do bloco que integramos para propor saídas ao país e ao nosso povo, aos problemas que nos afligiram nos dois últimos anos, especialmente durante a pandemia, tais como a aprovação da PEC do ‘orçamento de guerra’, a renda emergencial e a liberação de recursos para o SUS, para Estados e Municípios, que efetivamos juntos nesse período”, diz a nota das legendas.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA