InícioPOLÍTICA GOObra da nova sede avança e área de três setores é concluída

Obra da nova sede avança e área de três setores é concluída


.

As obras da nova sede da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) estão aceleradas e serão concluídas em outubro de 2021, oito meses antes do previsto, inicialmente, no contrato de retomada da construção, assinado em janeiro do ano passado. Segundo o responsável técnico pela obra, engenheiro Rodrigo Santos, a antecipação foi possível graças à expertise da construtora que, logo no início dos trabalhos, realizou estudos para tornar possível a redução do tempo para conclusão da obra.

Aos poucos, a nova Casa do Povo vai tomando forma. A estrutura metálica do plenário foi concluída e já é possível ter uma boa ideia do formato final. A estrutura em concreto dos setores A, B e C, que vão abrigar a Administração Geral, plenário, Presidência, diretorias e gabinetes, também já foram finalizadas, bem como 70% dos painéis de fachada desses setores.

As instalações das tubulações aéreas de ar condicionado, elétrico, hidráulico e de incêndio desses setores estão em fase de conclusão. No setor D, que vai abrigar o auditório, a estrutura de concreto está em andamento. A cobertura desse setor também servirá como heliponto.  Já a implantação externa de drenagens, estacionamentos e pátios terá seu início adiantado ainda para 2020.

Estrutura moderna

Depois de pronta, a nova Casa do Povo, além de atender melhor as necessidades dos parlamentares, servidores e dos visitantes. Antes da pandemia do novo coronavírus, mais de 50 mil pessoas que circulavam pelo local, todos os meses. Esse número foi reduzido drasticamente, como medida de segurança e prevenção à covid-19, mas os desafios após o fim deste período de possível contaminação continuam, em especial relacionados aos custos de manutenção predial. 

Embora a estrutura seja quase cinco vezes maior que a atual, os gastos com custeio do prédio devem ser reduzidos. Segundo o responsável técnico pela obra, a economia “será expressiva, já que a nova sede prevê espaços adequados para a lotação dos mais de 90 setores legislativos e administrativos”, o que vai significar o fim das reformas e adaptações frequentes na sede atual, construída em 1962.

Além disso, o engenheiro Rodrigo Santos, afirma que a economia virá, também, da eficiência da nova estrutura, com destaque para a redução do consumo de energia elétrica, com um sistema de climatização mais eficiente, e de água, com o sistema de reuso de água pluvial e da água proveniente do sistema de climatização. Com locais mais adequados para atender a população, servidores, imprensas e visitantes poderão, ainda, contar com espaços mais amplos e arejados, que garantem maior segurança sanitária para acompanhamento das atividades, mesmo em períodos de grande fluxo de pessoas. 

A Escola do Legislativo, que hoje funciona num prédio alugado, terá um espaço dedicado dentro da nova sede, o que também vai refletir na otimização dos recursos. 

Nova Casa do Povo

A nova sede é erguida num terreno no Park Lozandes, em Goiânia, região que já conta com diversos órgãos públicos, como o Paço Municipal e o Ministério Público Federal.  A área construída, de 44 mil metros quadrados, será totalmente acessível, e o espaço ampliado vai dar mais conforto e permitir um atendimento mais eficiente.

A construção também vai resolver outro problema enfrentado por quem trabalha ou frequenta atualmente a Assembleia Legislativa: o estacionamento. Serão 919 vagas para estacionamento de veículos, sendo 28 para portadores de necessidades especiais, 9 para gestantes e 45 para idosos. E ainda 6 vagas de estacionamento para ônibus. Com essa grande capacidade, a transferência do Legislativo não vai sobrecarregar o trânsito da região e ainda contribuir para a redução de veículos nas regiões Central e Oeste, de Goiânia. 

O terreno para a construção da nova sede foi doado pela prefeitura de Goiânia que, em troca, recebeu a doação do prédio, ao lado do Bosque dos Buritis, onde funciona atualmente o Legislativo goiano. Futuramente, a população goianiense poderá desfrutar de um museu ou de um memorial do Legislativo que será construído no local.

Realização de um sonho

A nova sede é um sonho antigo, idealizado no início da década passada. Em 2005, foi lançada a pedra fundamental da obra. Sem muito avanço, o trabalho foi paralisado após rescisão do contrato com construtora anterior, em 2015. Entre 2017 e 2018, foi criado um Grupo de Trabalho, dentro da Alego, que elaborou o planejamento de retomada das obras, com uma revisão geral de todos os projetos, já obsoletos, da nova sede.  A partir daí, uma nova licitação foi realizada e as obras foram retomadas no início de 2019.

Desde então a obra segue sem interrupções, uma vez que qualquer paralisação poderia fazer com que os projetos sofressem novas adequações e isso poderia gerar atrasos imprevisíveis e mais gastos. “Qualquer paralisação da obra no atual momento pode implicar na perda de todos os avanços obtidos pela Alego desde 2017 até a atualidade, o que poderia atrasar a entrega da obra em anos, gerando novos custos quando retomada”, explica Rodrigo Santos.

É na sede do Poder Legislativo que a democracia representativa acontece e a vontade do povo é exercida através de seus representantes eleitos pelo voto popular. É neste espaço que acontecem as discussões, os debates, as votações, que vão refletir diretamente na vida do cidadão. Essa estrutura também deve estar aberta e ter condições de receber o povo, que tem obrigação de acompanhar e fiscalizar o trabalho de seus representantes. A nova Casa do Povo será um prédio atual, moderno e acessível, recebendo melhor a população e seus representantes, em um novo marco para a democracia no nosso Estado.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA