InícioPOLÍTICA GOExecutivo vai conceder selo para empresas que valorizam as mulheres

Executivo vai conceder selo para empresas que valorizam as mulheres


Após aprovação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), por 26 votos favoráveis e nenhum contrário, o governador Ronaldo Caiado (DEM) sancionou a lei que cria o ‘Selo Empresa Amiga da Mulher’ (SEAM). A certificação será concedida aos empreendimentos que comprovarem que contribuem com ações e fazem a adoção de práticas organizacionais de equilíbrio e de valorização feminina. O projeto é de autoria do ex-deputado estadual Diego Sorgatto (DEM), que deixou o mandato para assumir a prefeitura de Luziânia.

Para receber o selo, a empresa precisa desenvolver programas de incentivo, auxílio, apoio e capacitação profissional à mulher. Mas não é só isso: é necessário ter carta de compromisso com planejamento de ações, projetos e programas, convênios e parcerias que promovam qualificação profissional e desenvolvimento feminino no mercado de trabalho.

Também será um dos requisitos a divulgação das políticas e das campanhas adotadas nacionalmente e pelo Governo de Goiás na defesa dos direitos das mulheres.

Uma das justificativas para a instituição do selo é que as mulheres, apesar de todos os direitos conquistados nos últimos anos, seguem em desigualdade em relação aos homens no mercado de trabalho. Elas ganham até 17% menos, mesmo fazendo o mesmo trabalho, de acordo com indicadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As mulheres também encontram maior dificuldade de inserção no mercado, sendo a desocupação feminina, de todas as faixas etárias, quase o dobro da taxa masculina.

Além disso, dentro das instituições, há necessidade de cuidado com as funcionárias, com controle e incentivo à realização do pré-natal das gestantes, condições adequadas para amamentação ou coleta de leite materno, e constantes campanhas de promoção e prevenção da saúde da mulher.

A certificação será requerida anualmente, entre de 1º de janeiro a 28 de fevereiro, e será atribuída no mês de março. O selo terá validade de dois anos e durante esse período a empresa certificada poderá usar a marca junto da sua logomarca, inclusive em materiais publicitários.

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