Piauí

Vice-governadora comemora Dia da Consciência Negra em quilombo de 200 anos

Publicados

em


Criada há 201 anos, a comunidade quilombola Mimbó, em Amarante, a 164 km de Teresina , ainda mantém as tradições dos ancestrais. E na sexta-feira, dia 20, comemorou o Dia Nacional da Consciência Negra com atividades culturais. A vice-governadora Regina Sousa participou da comemoração junto com os 400 moradores que receberam uma sala de aula toda equipada e um espaço cultural com cozinha e banheiros.

Regina Sousa destacou que no Dia Nacional da Consciência Negra devemos discutir mais sobre o racismo e preconceito que crescem no Brasil. A vice-governadora citou que a comunidade Mimbó presta um grande serviço, ao manter sua cultura e preservar sua história. E comentou que ele deve ser um modelo de comunidade quilombola e os parlamentares devem se sensibilizar e ajudar a preservar a cultura negra no Brasil.

A vice-governadora sugeriu que a comunidade seja transformada em um ponto turístico, pois muitas pessoas não conhecem e não sabem o que é uma comunidade quilombola. Os dirigentes da Associação da Comunidade Mimbó gostaram da ideia da vice-governadora e agradeceram o apoio que ela dá à comunidade.

Leia Também:  Fundação Hemopa comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue

O secretário estadual de Educação Ellen Gera, participou das atividades e destacou a importância do trabalho na área da educação feito na comunidade, como os das professoras Idelzuita, 81 anos, que foi a primeira na comunidade, e de Marta Paixão, que é diretora da escola no Mimbó. “Elas são exemplos de desafios e de amor à educação.”

Regina Sousa visita comunidade quilombola Mimbó

Marta Paixão, diretora da Unidade Escolar Municipal Pedro Rabelo da Paixão, agradeceu a sala de aula toda equipada com carteiras e quadro e os outros itens entregues pela Secretaria Estadual da Educação, que inclui ventiladores, máscaras, álcool gel e kits escolares. Na escola são 77 alunos do ensino infantil e fundamental.

As atividades que foram encerradas com a apresentação do Pagode do Mimbó. Participaram os deputados estaduais Fábio Novo e Francisco Costa, a vereadora Mylana Vilarinho, a vereadora eleita Cinara Queiroz, o presidente da Fundação de Esportes, Clemilton Queiroz, e representantes do Instituto de Desenvolvimento do Estado do Piauí-IDEPI que foi o órgão responsável pela construção do Espaço Cultural.

Regina Sousa visita comunidade quilombola Mimbó

Regina Sousa visita comunidade quilombola Mimbó
Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Piauí

Governador encerra II Fórum de PPPs e destaca avanços na prestação de serviços

Publicados

em


O governador Wellington Dias participou nesta sexta-feira (4), do encerramento do II Fórum de PPPs Piauí, realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí (OAB-PI). O evento contou com a participação de gestores de unidades de PPPs e reuniu 18 estados do Brasil e o Distrito Federal.

Viviane Moura, superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc), falou que o evento, feito de forma híbrida, teve boa participação e permitiu a troca de experiências entre os estados e também os desafios que devem ser enfrentados. Foram mais de 350 inscritos e o evento seguiu todos os protocolos de saúde.

No encerramento, o governador Wellington Dias e a superintendente Viviane Moura fizeram homenagem com uma placa aos concessionários que atuam no Piauí nesta modelagem de Parceria Pública Privada (PPP) e geram resultados positivos na prestação de serviços à população.

No evento, o governador falou sobre as perspectivas de PPPs no Piauí e destacou que essa modelagem é inovação, desafio e segue toda regulamentação burocrática. Ele citou os exemplos positivos reconhecidos pela população, como o serviço de abastecimento de água, um problema crônico em algumas regiões da capital e que hoje, bairros como Alto da Ressurreição não sofrem mais com a falta de água. O governador lembrou ainda que havia uma perspectiva de até 2060 universalizar o esgotamento sanitário em Teresina e com a PPP, a meta é que este serviço alcance toda capital em 2028.

Leia Também:  Curso de Turismo da UEMS/CG comemora 9 anos com live sobre a profissão

O governador falou ainda da experiência da Rodoviária, Nova Ceasa, Piauí Conectado e ressaltou que nesta modelagem inovadora, o Estado não se exime de suas obrigações essenciais, mas as atividades fins desses órgãos, de exploração comercial, são feitos pela iniciativa privada, de forma mais eficiente e com resultados diretos na ponta.

“Fiquei alegre quando o Brasil se abriu para essa modelagem de PPP”, disse o governador. Trata-se de um modelo que permite a comunicação em alta velocidade e torna os serviços mais ágeis e com menor custo. O governador destacou ainda projetos das miniusinas. Segundo o governador, a PPP deve ser vista como forma moderna de prestar bons serviços à sociedade.

HOMENAGEADOS
• Águas de Teresina – Thais Gutparakis
• SPE Piauí Conectado – Edson Luiz
• Nova Ceasa – James Andrade
• SINART – José Neto
• ARENA VERDÃO – Amanda Damasceno
• Houer – Vinícius Iannotti
• INFRA WOMEN – Marcela Felicio.

II Fórum PPPs Piauí
Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA