Pernambuco

Cefospe disponibiliza 400 vagas em cursos on-line no mês de dezembro

Publicados

em


O Centro de Formação dos Servidores Públicos de Pernambuco (Cefospe), vinculado à Secretaria de Administração (SAD), abre inscrições para 10 (dez) cursos on-line ao vivo (microsoft teams), voltados para servidores públicos estaduais e municipais. Os interessados já podem fazer suas inscrições por meio do site: www.cefospe.pe.gov.br. Ao todo, são 400 vagas distribuídas em várias áreas do conhecimento, tais como gestão pública, licitação e compras, tecnologia da informação, entre outros. Os cursos disponibilizados são os seguintes:

– Redação corporativa;

– Introdução à Química ambiental – gerenciamento de áreas contaminadas;

– Gestão de equipes;

– Básico de Contabilidade aplicada ao setor público;

– Tomada de contas especial: aspectos da resolução TC nº 36/2018;

– Gerenciamento de riscos em projetos;

– Básico para elaboração de termos de referência;

– Gestão de fiscalização de contratos administrativos;

– Introdução ao power BI desktop e power BI service;

– Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

 

A diretora do Cefospe, Analúcia Cabral, lembra que, apesar da ausência dos cursos presenciais – devido à pandemia do novo coronavírus – o Centro de formação disponibilizou e ampliou, ao longo deste ano, o número de capacitações on-line, tanto para servidores públicos quanto para o público em geral. 

Leia Também:  Fábia, a professora de matemática que conquistou os alunos

cefospe

“No mês de dezembro os servidores terão oportunidade de investir em novos conhecimentos, com a oferta de dez cursos EaD on-line disponibilizados pelo Cefospe. Estes cursos a distância, com transmissão ao vivo, foram implantados este ano e obtiveram excelentes avaliações por parte dos servidores, com média superior a 9,2 Foi uma grande mobilização da equipe técnica do Cefospe, que conta com conteudistas, revisores, diagramadores, tutores e coordenadores”, revelou a diretora.

Analúcia Cabral completou, ainda, lembrando que 56 novos cursos com mais de 120 turmas foram estruturados e ofertados, a partir do segundo semestre. “Além disso, teremos aproximadamente mais dois mil servidores capacitados até o final do ano. Isto demonstra que conseguimos nos reinventar mesmo diante de uma crise internacional de saúde pública, provocada pela Covid-19. Vamos continuar empenhados em fortalecer cada vez mais a educação corporativa”, ressaltou a diretora.

Fonte: Governo PE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Pernambuco

Ivan, o comunicador da cultura pernambucana

Publicados

em


selo

Ivan

Radialista apresenta o programa “Pernambuco Cultural”, pela Agência Rádio SEI de Notícias; e o “Forró, Verso e Viola”, que  completou 20 anos na programação da Rádio Universitária 99.9 FM 

*Por Mariana Leite

Natural de Floresta, município do Sertão do Itaparica, Ivan Ferraz era um adolescente de 15 anos quando desembarcou no Recife para cursar o segundo grau, em 1962. Além de sonhos, trouxe na bagagem uma grande admiração pela música nordestina. Nunca esqueceu o dia em que, quando garoto, assistiu ao show do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, no coreto da praça principal de sua terra. Os anos 1980 chegaram e o comunicólogo e radialista Ivan Ferraz foi aprovado em concurso público para técnico administrativo de nível superior no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Apesar de comandar com brilhantismo a chefia de relações públicas do IPA, a cultura popular e as tradições sertanejas sempre foram as verdadeiras paixões de Ivan. Na primeira oportunidade, conseguiu juntar seus anseios com a comunicação. 

Assim nasceu o programa Nordeste, Poesia e Forró, em 1985, na antiga TV Tropical, hoje TV Pernambuco. O nome foi alterado para Forró, Verso e Viola, o que viria a se firmar como uma marca do agora também apresentador. O objetivo da atração era a valorização do povo pernambucano e do forró. Pelo palco, passaram artistas como Dominguinhos, Marinês e Ariano Suassuna. Ele também deu espaço para cantadores e forrozeiros em início de carreira. Durante 16 anos o programa ficou no ar, encantando e mostrando toda a riqueza da nossa terra.

Ivan Ferraz ficou à disposição da Assessoria Especial do Governo do Estado e foi realocado para a equipe de Ariano Suassuna, na qual ele e outros profissionais auxiliavam o escritor e professor no planejamento das aulas-espetáculos, grandes difusoras da cultura popular. Para o intrépido personagem deste relato, trabalhar com o paraibano foi uma honra. “É motivo de orgulho para mim ter atuado junto com Ariano Suassuna até o seu falecimento. Sem dúvidas, uma experiência que guardarei para sempre no meu coração.”

Em paralelo ao trabalho desenvolvido para o Governo de Pernambuco, o comunicador sertanejo continuou trilhando o seu caminho no mundo da música. Ivan é compositor de frevos e de forrós e gravou nove LP’s e mais de 10 CD’s com canções próprias, inéditas e também interpretações de grandes nomes da cena regional. Ferraz segue descobrindo novos talentos e valorizando os já existentes no Forró, Verso e Viola, que este ano completou 20 anos indo ar pela Rádio Universitária 99.9 FM, da Universidade Federal de Pernambuco. O programa permanece com uma das maiores audiências no horário das 16h às 18h, de segunda a sexta.

Semanalmente, Ivan Ferraz ainda comanda, desde 2015, o programa Pernambuco Cultural, pela Agência Rádio SEI de Notícias, da Secretaria Estadual de Imprensa, órgão onde o servidor está cedido. A atração já recebeu Genival Lacerda, a dupla Caju e Castanha, Claudionor Germano, as bandas da Polícia Militar de Pernambuco e do Corpo de Bombeiros, entre outros artistas. “Esse programa é muito importante porque é um espaço dentro do Governo do Estado onde a nossa cultura é exaltada e podemos seguir apoiando os artistas. Sem contar com a equipe maravilhosa que temos. Eu tenho orgulho em fazer parte dela”. 

Aos 74 anos, Ivan Ferraz, que é casado, tem uma filha e dois netos, nem pensa em se aposentar. “Continuo na ativa, vou sair pela compulsória”, diz, aos risos. “Vai chegar um dia em que terei que sair, mas quando isso acontecer, vou tentar voltar pelo menos em um trabalho temporário. A gente não deve parar, senão enferruja.”

Fonte: Governo PE

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Parceria possibilitará oferta de 50 cursos para servidores do IDR-Paraná
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA