PARANÁ

Programa Pedala Paraná inicia neste no domingo em Guaratuba

Publicados

em


A Paraná Esporte, em parceria com os municípios do Litoral, dá início ao programa Pedala Paraná com a inauguração neste mês de três diferentes rotas de cicloturismo, em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Elas integrarão um total de 20 circuitos programados para serem lançados até o fim de 2021, em diferentes pontos do Estado.

A primeira será a Rota do Descoberto, em Guaratuba, cuja atividade inaugural acontece no domingo (17). Com 30 quilômetros, é considerada de intensidade média. O encontro dos participantes inicia às 8 horas no quilômetro 20 da Rodovia Máximo Jamur (Estrada Rural do Descoberto). A saída está programada para as 9 horas.

Para as atividades serão tomadas todas as medidas de prevenção ao coronavírus. É obrigatório o uso de máscara e o distanciamento social. Também será disponibilizado álcool em gel para higienização frequente das mãos

Em Matinhos, a ciclorrota terá um trajeto urbano, circundando a orla. A inauguração está prevista para 24 de janeiro.

Em Pontal do Paraná, a rota será na Estrada do Rio Guaraguaçu, passando pela Aldeia Karaguata Poty, da tribo Guarani, e terminando na Área de Preservação Arqueológica dos Sambaquis, um depósito feito por povos primitivos de valor histórico e, para os índios, espiritual. O lançamento em Pontal será em 31 de janeiro.

Leia Também:  Servidores da Alego poderão se inscrever para programa de pós-graduação da UFG

“A intenção é criar alternativas que possam aliar a prática do esporte, o turismo e, desse modo, fortalecer a economia de diferentes regiões do Paraná”, explica o superintendente do Esporte, Helio Wirbiski.

Além disso, as estações instaladas nessas ciclorrotas são elaboradas com materiais reciclados. “Isso demonstra também o cuidado com o meio ambiente, tornando o projeto ambientalmente responsável e sustentável”, completou Wirbiski.

INFRAESTRUTURA – As estações contêm ferramentas para socorros de urgência, bomba para encher pneus, além de um mapa com as informações do trajeto. Elas são construídas a partir de madeira de reflorestamento e lixo coletado nas trilhas, aglutinados em um processo único, formando a lixeira e a placa que abriga o mapa. São denominadas Serviço de apoio ao cicloturista.

Informações gerais sobre a inauguração podem ser obtidas na Prefeitura de Guaratuba (41) 3472-8650.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

PARANÁ

Faixa etária para atualização da foto do RG pela internet é ampliada

Publicados

em


A Polícia Civil do Paraná (PCPR) ampliou a faixa etária para a solicitação de atualização de fotos da carteira de identidade através 2ª Via Fácil, totalmente pela internet. Agora, os pedidos podem ser feitos para crianças que tenham feito o primeiro documento a partir dos 10 anos. Antes, a idade mínima era 16 anos.

Trata-se da primeira ferramenta do gênero no País e permite ao cidadão fazer remotamente o pedido de uma nova carteira de identidade, enviando uma foto da câmera do celular ou do computador, sem precisar ir até um posto de atendimento.

O diretor do Instituto de Identificação da PCPR, Marcus Michelotto, avalia a importância da ferramenta. “A 2ª Via Fácil evita aglomerações e facilita a solicitação do cidadão, pois é possível fazer o pedido pelo computador ou celular. Além disso, a ferramenta otimiza os serviços prestados pela PCPR”.

SOLICITAÇÕES – Nos primeiros dois meses de 2021 a PCPR já emitiu mais de 22 mil carteiras de identidade, sem a necessidade de o cidadão ir ao posto. Os documentos foram solicitados pela 2ª Via Fácil. A modalidade evitou que 22.467 mil pessoas permanecessem em casa.

Leia Também:  Servidores da Alego poderão se inscrever para programa de pós-graduação da UFG

Em 2021, mais de 18 mil documentos foram somente reimpressões na modalidade e outros 3.602 mil foram emitidos com atualização de fotos. Desde o lançamento da 2ª Via Fácil, em outubro de 2020, foram emitidas 7.925 identidades com atualização de fotos.

A necessidade de ir até o posto de identificação continua para aqueles que não possuem fotografia e impressões digitais no sistema, ou que desejarem fazer alterações no cadastro.

COMO FUNCIONA – A solicitação da 2ª Via Fácil pode ser feita pelo portal da PCPR. Na aba de serviços o cidadão encontrará o campo carteira de identidade e, em seguida, “agendamento”. Acesse AQUI.

O custo do documento é de R$ 36,72. A entrega acontece mediante autenticação biométrica, do próprio cidadão, no Posto de Identificação, garantindo a segurança do processo.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA