Paraíba

Salão do Artesanato digital será aberto nesta quinta-feira

Publicados

em


A abertura do 32° Salão do Artesanato da Paraíba ocorrerá nesta quinta-feira (7). Por conta da pandemia, a realização do evento será totalmente virtual, com a participação de 250 expositores que vão oferecer toda a riqueza do segmento nas mais variadas tipologias, como cerâmica, madeira, brinquedos populares, fuxico e patchwork, estas duas últimas homenageadas nesta edição do Salão, que tem como temas “Retalhos que conectam vidas”.

O evento prossegue até o dia 7 de março, no site www.salaodoartesanatoparaibano.com.br, plataforma desenvolvida por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae, que vai oferecer ainda consultorias de vendas on-line aos artesãos que participam do evento. 

A gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Marielza Rodriguez, falou da expectativa para o evento. “A pandemia exigiu de todos nós adaptação, adiantou processos que ainda eram incipientes, estavam apenas começando. A realização do Salão do Artesanato em formato digital nos oferece a grande oportunidade de fortalecermos o comércio desse segmento, tão importante para a economia paraibana”, disse.

Leia Também:  TJDFT informa sobre indisponibilidade de site nesta terça-feira

“O Governo do Estado, na pessoa do governador João Azevêdo, da presidente de Honra do Programa do Artesanato da Paraíba, Ana Maria Lins, não poderia deixar de realizar esse evento que é tão importante para os nossos artesãos”, prosseguiu Marielza Rodriguez. 

Já o gerente comercial do Sebrae, Franco Fred Tavares, destacou a parceria com o Governo do Estado. “É uma parceria muito importante, que possibilitou a realização do Salão do Artesanato em meio a essa pandemia. O Sebrae conhece a importância que tem o segmento para a economia do nosso Estado, o que nos enche ainda mais de orgulho”, comentou. 

Na plataforma de marketplace, cada artesão terá direito a expor cem produtos, com cinco fotos para cada um desses produtos, com total funcionalidade para compras e encomendas, por exemplo.

Serviço

– 32° Salão do Artesanato da Paraíba 

Período: 07/01 a 07/03

Endereço: www.salaodoartesanatoparaibano.com.br

Tema: “Retalhos que conectam vidas”

Fonte: Governo PB

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Paraíba

FCJA lança ‘Gente de Casa’, na passagem do aniversário de José Américo de Almeida

Publicados

em


A Fundação Casa de José Américo lança, no próximo domingo (10), em formato digital, a galeria artística “Gente de Casa”, com telas a óleo pintadas pelo artista plástico Tônio, retratando perfis de personalidades envolvidas no universo literário, político e pessoal do patrono da casa, que estaria completando 134 anos.

A intenção da instituição é ampliar as possibilidades de estudos das diversas vertentes culturais da Paraíba, tendo a vida e obra do escritor como epicentro documental e histórico, reforçado pela ótica privilegiada dos que conviveram ou estudaram o romancista e homem público.

“Pretendemos restabelecer as conexões que o legado de Zé Américo proporciona, ampliando o olhar contemporâneo sobre outras pessoas, ambientes e circunstâncias, permitindo um entendimento dos cenários que levaram a Paraíba, tão miúda geográfica e economicamente, a ser tão agigantada, pulsante e respeitada na história do país, com um protagonismo graúdo, cuja façanha é vista de forma displicente pelas atuais gerações. Queremos lembrar o que foi feito, fazendo de outro jeito. A pretensão é conhecer, valorizar e difundir os valores conterrâneos, como fizeram os construtores dessa herança cultural, que muito é devida ao ambiente literário plantado e cultivado pelo autor de ‘A Bagaceira’”, argumenta o presidente da instituição, o jornalista Fernando Moura.

Leia Também:  Live e minicurso marcam atividades alusivas ao Novembro Negro nesta semana

A primeira tela a ser adicionada à galeria virtual será da escritora, ex-secretária e confidente de José Américo, Lourdes Luna, que o acompanhou por 17 anos, contribuindo, até 2018, quando faleceu, a configurar a própria Fundação, sonho acalentado por ela desde a ascensão do memorialista à Academia Brasileira de Letras, em 1967. Beneficiada com o acolhimento da biblioteca, correspondências e documentos do arquivo pessoal da ex-servidora, a instituição decidiu acelerar os processos de catalogação e análise do precioso acervo, fazendo o cruzamento com o vasto e historicamente inigualável arquivo do próprio José Américo, sob guarda da Casa e disponível a pesquisas, internas e externas. O resultado do trabalho, previsto para 2022, será reunido em publicação com roupagem didática.

Na sequência do “Gente de Casa”, em fevereiro será anexada a tela do escritor Wills Leal, falecido em maio do ano passado, aos 83 anos, cuja biblioteca e eclética documentação foi doada pela família à FCJA, passando a compor um novo ambiente de estudos sobre temáticas essencialmente paraibanas.

Personalidades ainda em atividade, como Gonzaga Rodrigues, José Octávio de Arruda Melo, Ângela Bezerra de Castro e Neroaldo Pontes também vão compor a galeria de notáveis, a exemplo de Celso Mariz, Juarez da Gama Batista, Virginius da Gama e Melo, Linduarte Noronha, Severino Ramos e Hélio Zenaide, assíduos interlocutores da privilegiada varanda da avenida Cabo Branco, 3336.

Leia Também:  Governo divulga resultados dos Prêmios Mestre da Educação e Escola de Valor 2020

A ação faz parte do cronograma de comemorações dos 40 anos da Fundação, ocorrido em 10 de dezembro de 2020.

Fonte: Governo PB

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA