Pará

Estado retoma ações do ‘TerSaúde’ nos bairros do Icuí e Terra Firme neste sábado (16)

Publicados

em


A partir deste sábado (16), estão de volta os atendimentos do projeto ‘TerSaúde’, que faz parte do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do governo do Estado. Os moradores dos bairros do Icuí e Terra Firme receberam serviços essenciais de prevenção à saúde, cidadania e atividades educativas. Neste domingo (17), é a vez do Benguí e Guamá receberem a ação, em Belém.

Em média, foram atendidas mais de 100 pessoas em cada território neste sábado (16). As ações ocorreram na Escola Estadual Maria de Nazaré Marques, no bairro Icuí, em Ananindeua, e na UIPP (Delegacia de Polícia), na Terra Firme, em Belém.

Somente em 2020, o projeto realizou 86.499 atendimentos e levou serviços essenciais à população dos bairros atendidos. O ‘TerSaúde’ havia sido suspenso devido à pandemia da Covid-19, enquanto a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) desenvolveu e segue com os serviços da Policlínica Itinerante. 

As ações do projeto são realizadas pela Sespa desde 2019, nos sete territórios já definidos na Região Metropolitana, sendo cinco em Belém (nos bairros Cabanagem, Terra Firme, Jurunas, Benguí e Guamá), um em Ananindeua (no Icuí) e um em Marituba (São Francisco/Nova União).

SERVIÇOS

– Consultas médicas com clínico geral, ginecologia e pediatria;

Leia Também:  Mega-Sena sorteia R$ 38 milhões neste sábado: é o último da Mega-Semana

– Aferição de PA, Glicemia e temperatura;

– Encaminhamentos para consultas e exames especializados através da Regulação;

– Palestras educativas, rodas de conversas, debates e encaminhamentos como ações preventivas sobre temas de saúde: ‘Janeiro Branco’, desenvolvido pela Coordenação da Saúde Mental da Sespa; assim como ‘Violência contra a mulher, prevenção e pacto da mortalidade materna’, que é um plano prioritário do Governo;

– Distribuição de kits de higiene bucal, que faz parte do novo programa estadual Saúde Bucal por todo o Pará, desenvolvido nas escolas paraenses, enfatizando a importância da higienização e cuidados com os dentes;

– Atendimento com psicólogo;

– Testes rápidos de sífilis, hepatite B e C, IST;

– Vacinação: Sarampo e H1N.

NOVIDADES

A nova versão de 2021 do ‘TerSaúde’ trouxe a oferta de novos serviços, com a integração de mais coordenações da Atenção Básica do Estado. Segundo Alessandra Amaral, coordenadora do projeto e da Sespa no TerPaz, agora é possível realizar também o cadastro de Passe Livre para pessoas com deficiência (Prodepa), assim como o cadastro para entrega de cadeira de rodas, órtese e prótese (Ciir) e o emprego das técnica PICs (Práticas integrativas e complementares na saúde) com a Auriculoterapia.

“Trabalhamos para a ampliação deste projeto por todo o Pará. Teremos Usinas da Paz em Canaã dos Carajás, Marabá e Parauapebas. Também trabalhamos com a proposta de garantir os serviços em Altamira, além da Região Metropolitana de Belém, Ananindeua e Marituba”, informa a coordenadora.

De acordo com Juliana Barroso, diretora-geral do Núcleo de Articulação da Cidadania, da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), o diferencial deste projeto é levar até a comunidade um serviço de qualidade, com atuação integrada, para buscar a prevenção de doenças e melhorar a qualidade de vida dos paraenses.

Leia Também:  Verão Seguro: Governo do Estado amplia capacidade da rede hoteleira em SC e reforça regras sanitárias para temporada

“Retomar essa parceria é uma grande satisfação. A saúde é uma pasta super importante no programa. Trabalhar com a prevenção de doenças só traz ganhos, tanto para a população, como para o Estado. Todos os sábados e domingos, a partir deste final de semana, estaremos levando serviços a quem precisa”, assegura.

DOMINGO

Neste domingo (17), no bairro do Benguí, os serviços serão disponibilizados na Escola Estadual Maria Luiza da Costa Rêgo (Rua Lameira Bittencourt, s/n, próximo à Feira) e no Guamá, na Escola Municipal Edson Luís (Rua Barão de Igarapé Miri, 1415).

Os interessados devem levar o Cartão Nacional do Sus e o documento de identificação oficial com foto para receber todo e qualquer atendimento, das 8h às 13h.

Fonte: Governo PA

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Pará

Pará recebe mais 37.200 doses de vacinas CoronaVac/Sinovac

Publicados

em


Mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19 chegou ao Pará, por volta das 23h15 desta quarta-feira (24). Desta vez, desembarcaram em Belém 37.200 doses da vacina CoronaVac/Sinovac, desenvolvida no Brasil pelo Instituto Butantan. Pela manhã já haviam chegado outras 61 mil doses de vacinas Oxford/AstraZeneca, totalizando 98.200 novas doses enviadas ao Estado.

O novo lote vai reforçar a quantidade de vacinas para os grupos prioritários, de acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. Os últimos ajustes para a distribuição já estão sendo feitos, para que as doses cheguem aos municípios a partir desta sexta-feira (26). O envio será feita por via terrestre, aérea e marítima, e contará com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Essa é a quinta remessa recebida pelo Pará, contabilizando 414.040 doses enviadas pelo MS ao Estado. Para o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, a chegada das novas doses é de suma importância para diminuir os casos da doença.

Leia Também:  Adepará intensifica ações de combate ao novo coronavírus

“A Sespa continua adotando todas as medidas necessárias para combater o aumento do número de casos da Covid-19 e garantir assistência à população do Pará. Transferências de pacientes, aumento do número de leitos nas áreas de maior necessidade, mudança de bandeiramento para restringir a circulação de pessoas, entre outras medidas, foram adotadas, mas é essencial que tenhamos vacinas, pois quanto maior a parcela da população imunizada, menos proliferação do novo coronavírus teremos”, ressaltou o titular da Sespa.

O carregamento de 61 mil doses de vacinas Oxford/AstraZeneca chegou ao Aeroporto Internacional de Belém por volta das 12 h desta quarta-feira (24).

Mais vacinas – O Pará deve receber 1,5 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 até o dia 30 de março. A informação foi repassada pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ao governador Helder Barbalho, durante reunião na última semana, em Santarém, no oeste paraense.

O governador anunciou na terça-feira (23) que vai comprar 3 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 de laboratórios credenciados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de autorizar a aquisição de doses por estados e municípios.

Leia Também:  Assistência humanizada recupera paciente de longa permanência

Calendário de chegada ao Pará dos lotes de vacinas já enviados pelo Ministério da Saúde:

– 18 de janeiro: 173.240 doses da CoronaVac/Sinovac

– 24 de janeiro: 49 mil doses da Oxford/AstraZeneca

– 25 de janeiro: 29.200 doses da CoronaVac/Sinovac

– 06 de fevereiro: 64.400 doses da CoronaVac/Sinovac.

– 24 de fevereiro: 98.200 doses da CoronaVac/Sinovac (37.200) e Oxford/AstraZeneca (61 mil).

Fonte: Governo PA

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA