MUNDO
Geleira boliviana Tuni está desaparecendo, dizem cientistas

A geleira Tuni, na Bolívia, está desaparecendo mais rápido do que o inicialmente previsto, de acordo com cientistas da nação andina, uma situação que provavelmente agravará a escassez de água que já atinge a capital La Paz, a apenas 60 quilômetros (km) de distância.
Cientistas da Universidad Mayor de San Andrés (UMSA), que monitoram Tuni e outras geleiras regionais, disseram à Reuters que a geleira, antes extensa, foi reduzida a apenas 1 km².
Se antes previam que duraria até 2025, agora dizem que seu desaparecimento é iminente.
“Todo esse setor já foi coberto de gelo”, disse o glaciologista Edson Ramírez. Em grande parte do antigo caminho da geleira, agora há apenas restos de rocha, expostos pela primeira vez em séculos.
Embora a geleira esteja recuando desde a Pequena Era Glacial, quando enormes campos de gelo cobriam muitas montanhas andinas, a rápida mudança do clima acelerou o processo, de acordo com cientistas bolivianos.
Chuvas torrenciais e secas se tornaram mais comuns e a neve nas montanhas menos estável, disseram.
A mudança climática e o rápido desaparecimento das geleiras coincidiram com uma mudança do campo para as cidades na Bolívia, afirmam os pesquisadores, pressionando fontes de água já em redução.


MUNDO
Parlamentar escocesa é presa após viajar de trem infectada com Covid-19


Ontem (4), a parlamentar escocesa Margaret Ferrier foi presa depois de admitir que usou o transporte público mesmo sabendo que estava infectada com o novo coronavírus (Sars-CoV-2), informou a Agence France-Presse . De acordo com o depoimento, ela fez uma viagem de trem em setembro de Londres a Glasgow, na Escócia.
Segundo o jornal The Guardian , a polícia metropolitana de Londres investigou o caso, mas concluiu que nenhum crime havia ocorrido de acordo com as leis em vigor naquele dia.
O caso foi levado para as autoridades escocesas. De acordo com veículos locais, a polícia informou que Ferrier foi acusada de “suposta conduta culposa e imprudente”.
A atitude da parlamentar foi alvo de escândalo político no Reino Unido. Ela enfrentou grande pressão para renunciar e, em outubro, foi suspensa do partido Partido Nacional Escocês (SNP, na sigla em inglês).
A primeira-ministra escocesa e líder do SNP, Nicola Sturgeon, definiu a atitude de Ferrier como “indefensável”. “É difícil expressar minha raiva em nome do povo de todo o país, que todos os dias faz grandes sacrifícios para ajudar a derrotar a Covid. As regras aplicam-se a todos e existem para manter as pessoas seguras”, disse.
No dia 1º de outubro, Ferrier compartilhou em sua conta no Twitter um pedido de desculpas e disse ter notificado a polícia.
-
Amazonas6 dias atrás
Polícia Militar detém grupo armado ligado a facções criminosas no bairro Jorge Teixeira
-
DISTRITO FEDERAL7 dias atrás
Primeiro dia de vacinação no Hospital de Base
-
DISTRITO FEDERAL6 dias atrás
Mais 60 leitos para tratamento de Covid-19
-
Pará6 dias atrás
Enem 2020: especialistas dão dicas para o segundo domingo de provas
-
DISTRITO FEDERAL7 dias atrás
Credenciamentos de instituições do DF chegam a 2,5 mil
-
POLÍCIA MILITAR DF7 dias atrás
PMDF apreende moto adulterada com condutor sem CNH na Asa Norte
-
DISTRITO FEDERAL7 dias atrás
Sai o pagamento do Bolsa Alimentação
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Depois de furtar hotel, dupla é pega vendendo leitoa em Itiquira