InícioMINAS GERAISMarcenaria de presídio produz brinquedos e outros artigos

Marcenaria de presídio produz brinquedos e outros artigos


Neste Natal detentos de pequena marcenaria instalada no Presídio de São Joaquim de Bicas II, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), fizeram as vezes de papai Noel. Em um mês, o grupo produziu 400 brinquedos de madeira para distribuir na data entre crianças carentes.

Seis presos integram a oficina criada em parceria com o Conselho da Comunidade da Comarca de Igarapé. Algumas máquinas e ferramentas foram disponibilizadas por empréstimo com prazos estabelecidos – em regime de comodato – para que o trabalho pudesse ser desenvolvido. 

A madeira usada na fabricação das peças vem de doações e ou reaproveitamento de palets e dá origem, além de brinquedos, a peças decorativas.

Retomada

A marcenaria teve início em 2019, quando a atual direção do presídio assumiu a unidade. Por conta da pandemia, as atividades ficaram paralisadas de março até o mês passado, quando foram retomadas.

Para o diretor do presídio, Fábio Moreira, as atividades na oficina de marcenaria trazem inúmeros benefícios tanto para os presos e seus familiares quanto para a sociedade. “Eles aprendem uma profissão, realizam um trabalho social e passam a influenciar de forma muito positiva o comportamento de outros detentos”, explica.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) foi anfitriã do evento Senasp Itinerante, organizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. Na ocasião, os participantes, entre eles secretários estaduais e representantes de órgãos da Segurança Pública dos quatro estados da região Sudeste, receberam uma lembrança confeccionada pelos detentos de São Joaquim de Bicas II.

As 135 esculturas feitas em madeira representam o triângulo da bandeira de Minas Gerais. Todas as peças, feitas manualmente, foram entregues às autoridades na abertura do evento, realizado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA