InícioMATO GROSSOSeciteci apoia campanha Outubro Rosa e distribui mensagens acolhedoras entre os servidores

Seciteci apoia campanha Outubro Rosa e distribui mensagens acolhedoras entre os servidores


As servidoras da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) encontram apoio e incentivo para a prevenção dos cânceres de mama e no colo do útero, no qual neste mês de outubro é amplamente abordado por meio da campanha Outubro Rosa, realizada anualmente em todo o mundo.

A Seciteci por meio da Coordenação de Gestão de Pessoas desenvolve neste mês ações em apoio à campanha internacional criada na década de 90, com o movimento de conscientização para o controle do câncer de mama e posteriormente foi ampliado para combater também o de colo do útero. 

Segundo o coordenador de Gestão de Pessoas, Robson Moraes do Espirito Santo, que encabeçou a campanha dentro da Seciteci, o objetivo é fomentar a prevenção e a detecção precoce dos dois tipos de cânceres entre as servidoras da secretaria.

“A coordenação se preocupa com a saúde das servidoras, por isso alerta a todas e se coloca à disposição para ouvir, conversar e até motivar e encorajar estas mulheres, a fazerem o exame e se cuidarem, pois sabemos que muitas tem medo do resultado, mas estamos aqui fazendo nosso papel abraçando esta causa”, disse.

O secretário Nilton Borgato explica que é importante a secretaria participar ativamente de campanhas de prevenção.

“Assim como encampamos a campanha Setembro Amarelo para falar da depressão e suicídio, agora vamos incentivar a campanha Outubro Rosa com a intenção de alertar aos nossos servidores sobre o diagnóstico precoce do câncer na mulher, por isso acreditamos que a mobilização fomenta a realização de exames, além de disseminar dados preventivos e ressaltar a importância de olhar com atenção para a saúde”, disse o gestor.

A coordenação da campanha na Seciteci espalhou cartazes orientativos pela secretaria, com balões e flores para decorar o ambiente, além de distribuir para os servidores mensagens de apoio com doces e o laço rosa símbolo da campanha.

“Queremos que os servidores usem este laço e espalhem a ideia de prevenção da doença pelas ruas, em casa, entre os amigos, enfim para que o maior número de pessoas saibam que podem lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade”, falou Robson.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essas são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática, porém as chances de cura são maiores.

 

Fonte: GOV MT

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA