Maranhão
Sagrima entrega sementes a SEIR para distribuição em comunidades quilombolas


A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) realizou, na tarde da útima quinta-feira (11), p do Pror meio do projeto Mais Sementes e Mudas, a ação de entrega das Sementes para Secretaria de Estado Extraordinária de Igualdade Racial (SEIR). A parceria entre as duas secretarias estaduais visa desenvolver projetos de inclusão produtivas, apoiados pelo Governo do Estado, e beneficiarão 15 comunidades quilombolas de 8 municípios que receberam kits de irrigação e, agora, sementes de milho para plantio nos campos irrigados e ainda sementes frutíferas e de hortaliças .
Estiveram presentes no evento, o secretário da Sagrima, Sérgio Delmiro e equipe técnica da Sagrima; o secretário de Estado de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro e equipe da SEIR, dentre outros.
“Essas sementes estão chegando não só para levar tecnologia, mas também trazer o insumo para o agricultor dos quilombos que já estão com os kits irrigados, juntamente com as sementes de hortaliças e frutíferas, onde tem mamão, melancia, alface e cheiro verde que está indo agora para as áreas produtivas”, disse Sérgio Delmiro.
“Estaremos entregando, também, sementes de milho para os 15 hectares que foram instalados agora no projeto de irrigação. É uma parceria importante da secretaria de Agricultura com a secretaria de Igualdade Racial para fortalecer os quilombos do estado do Maranhão”, ressaltou o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca.
De acordo com o secretário Gerson Pinheiro, os insumos serão recebidos por 8 municípios de 4 regiões do Maranhão (Campos Lagos, Litoral Ocidental Maranhense, Itapecuru, além da região do Muni Lençóis). “A partir destas 4 regiões, iremos desenvolver tecnologias para levar também a outras comunidades no estado do Maranhão, por isso é muito importante para a Secretaria de Igualdade Racial essa parceria com a SAGRIMA, para levarmos tecnologia de produção aos quilombos”, afirmou.
“Temos aproximadamente mil quilombos no estado do Maranhão, onde todos eles estão produzindo para subsistência. Nosso trabalho agora é fazer a inclusão produtiva desses quilombos para que eles possam produzir em função de comercializar e melhorar a condição de vida de suas famílias”, reforçou Gerson Pinheiro.


Maranhão
AGED faz apreensão de chumbinho em Riachão


A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), através da Unidade Regional de Balsas, realizou nesta semana a apreensão de produto clandestino, conhecido popularmente no Brasil como chumbinho. Esse produto é irregularmente utilizado como raticida e não possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A ação, que foi realizada no município de Riachão, percorreu as revendas de agrotóxicos e, além de apreender o chumbinho, ainda recolheu outros produtos que não possuem registro na Anvisa e em nenhum outro órgão de governo.
No site da Anvisa, todas as informações sobre o chumbinho atestam que é um produto ilegal, não devendo ser utilizado e que a compra e venda configuram crime. A denúncia deve ser feita na Vigilância Sanitária.
O chumbinho, segundo a Anvisa, não é eficiente no controle de roedores e, em caso de intoxicação, a Agência disponibiliza o Disque-Intoxicação: 0800-722-6001. A ligação é gratuita em todo território nacional; o atendimento e orientação serão dados por um profissional de saúde especializado.
-
BRASIL6 dias atrás
Governo investe em rede de combate ao crime organizado
-
Bahia6 dias atrás
Cinco pessoas são conduzidas à delegacia em Salvador nas primeiras horas do toque de recolher
-
Maranhão6 dias atrás
AGED e Secretaria de Agricultura de Santa Luzia do Paruá discutem ações de defesa agropecuária para o município
-
DISTRITO FEDERAL5 dias atrás
CEB fará manutenções em duas regiões
-
Amazonas5 dias atrás
Quatro suspeitos de tráfico são presos no Parque São Pedro, em operação da SSP-AM
-
DISTRITO FEDERAL5 dias atrás
Projeto Skate Escola estimula estudantes da rede pública para o esporte
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Sábado (20): Mato Grosso registra 241.458 casos e 5.615 óbitos
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Batalhão Rotam prende suspeita com 15 kg de cocaína em Cuiabá