Maranhão

Rede de bibliotecas Farol do Saber reforçam acesso à educação e ao conhecimento

Publicados

em


Farol do Saber da Cidade Operária estava sucateado e foi completamente recuperado (Foto: Divulgação)

Espaço de referência em educação, cultura e lazer, a rede de bibliotecas Farol do Saber promove o conhecimento de forma gratuita e acessível, a milhares de maranhenses. Têm acesso à rede, comunidades escolares e público em geral, para leitura, estudo, entretenimento e convivência social. O Governo do Maranhão já reformou e revitalizou 53 Faróis do Saber, na Região Metropolitana de São Luís e interior do estado, e garantindo o acervo necessário, equipamentos e mobiliário.

A rede de bibliotecas Farol do Saber tem a missão de estimular o gosto pela leitura, proporcionar o acesso à informação e alimentar a criatividade. Além do acervo de livros, as bibliotecas desenvolvem atividades lúdicas para crianças e servem como espaço para estudo. Das 118 unidades, 94 estão sob coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e 24 sob a gestão da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

“As bibliotecas Faróis são equipamentos muito importantes para a difusão da leitura, do saber e do conhecimento por todos os municípios do Maranhão. Descentralizam e fazem com que se tenha espaços públicos adequados para que jovens, adultos, idosos e pessoas interessadas no conhecimento e na leitura tenham à sua disposição acervo renovado e gratuito, ofertado pelo poder público, que cumpre sua função social de levar educação, cultura e conhecimento a todos”, destacou o titular da Secma, Anderson Lindoso.

Leia Também:  GDF reforça controle no Lago Paranoá
Espaços foram revitalizados e também ganharam novo acervo (Foto: Divulgação)

Os faróis que foram reformados vêm intensificando as atividades educativas, culturais e de lazer no Maranhão. A reforma mais recente foi realizada no Farol do Saber Sousândrade, na Cidade Operária, entregue em agosto deste ano. O Governo do Maranhão iniciou a obra em março, recuperando telhado, instalando forro PVC, renovando instalações elétricas e hidráulicas, piso e revestimento, além da pintura. A biblioteca recebeu ainda mobília e novo acervo.

Construído no fim dos anos 90, há cerca de 10 anos, o Farol do Saber da Cidade Operária estava desativado e com a estrutura totalmente sucateada e saqueada por vândalos. A revitalização foi executada com mão de obra carcerária, por meio do Programa Trabalho com Dignidade, a partir de parceria entre Seduc, Secma e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).

Em São José de Ribamar, o Farol do Saber promove projetos literários, apresentações teatrais, narração de histórias, distribuição de livros para alunos e bate-papo com escritores. Faróis em Timbiras, Codó, Loreto, Paulo Ramos, Lago Verde e Vitorino Freire são outros exemplos que, após as obras de revitalização, intensificaram seus projetos ocupando, além da biblioteca, praças, escolas e ruas, levando informação e leitura às comunidades.

Leia Também:  Feira do Conhecimento será realizada em plataforma de realidade virtual

Fonte: Governo MA

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Maranhão

Vídeo: Atividades da Semana da Consciência Negra

Publicados

em


A Semana da Consciência Negra foi celebrada com grande programação entre os dias 18 e 20 de novembro. Ações para saúde da mulher, debates, seminários, encontros, entre outros, foram feitas para esta importante data em referência à luta do povo negro e combate ao racismo.

Fonte: Governo MA

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  MOB fiscaliza movimento de passageiros no terminal da Ponta da Espera, para as eleições municipais
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA