ESPÍRITO SANTO

Idaf alerta: últimos dias da etapa de vacinação contra febre aftosa

Publicados

em


Restam apenas dez dias para o encerramento da segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa. Os pecuaristas capixabas devem vacinar bovinos e bubalinos de todas as idades até o dia 30 de novembro.

Segundo o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), nos primeiros 20 dias da etapa, 36% dos animais foram vacinados, o que equivale a 728 mil cabeças de bovinos e bubalinos. Até o final da campanha devem ser vacinados 2,1 milhões de animais no Estado.

Segundo médico-veterinário Porto Junior, responsável no Idaf pelo Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (Pnefa), o produtor precisa se atentar para o prazo final de vacinação. “Restam poucos dias para o produtor vacinar todo o rebanho, é essencial que todos os animais sejam vacinados dentro do prazo para que o Espírito Santo continue mantendo altos índices de comprovação da vacinação e caminhe para uma retirada segura da vacinação tão logo seja possível”, alerta o médico-veterinário.

A comprovação da vacinação é obrigatória e pode ser feita pela internet ou nos escritórios do Idaf. Para o procedimento on-line, pelo Sistema de Gestão Agropecuária (Siapec), é preciso comparecer previamente ao escritório do Instituto para obter login e senha de acesso ao sistema, caso ainda não possua.

Leia Também:  Aulas presenciais nas escolas da Rede Pública Estadual retornam nesta terça-feira (13)

Pelo Siapec, a comprovação pode ser feita até o dia 30 de novembro. Caso o produtor opte por comprovar a vacinação via e-mail ou presencialmente nos escritórios do Idaf, o prazo é maior, e vai até o dia 10 de dezembro.

Durante a comprovação da vacinação, os produtores também devem informar os nascimentos e as mortes de animais ocorridos na propriedade, desde a última atualização do rebanho.

Mais detalhes em: https://idaf.es.gov.br/orientacoes-segunda-etapa-aftosa

 

Texto: Rafaely Lyra

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 3636-3774 / (27) 99237-5308
[email protected]

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPÍRITO SANTO

Sedu anuncia novidades da Educação de Jovens e Adultos para 2021

Publicados

em


A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência da Educação de Jovens e Adultos, anunciou novidades para essa modalidade de ensino a partir do ano letivo de 2021. Entre as ações, está a abertura de novos sete Núcleos Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (NEEJAs), sendo dois em Afonso Cláudio, dois na Serra, dois em Guaçuí e um em Nova Venécia. Além disso, outra grande novidade é a criação do S-EJA+, voltado a pessoas com distorção idade-série, que será ofertado, de forma pioneira, no diurno.

A Sedu ofertará 1.795 vagas para a EJA Regular; 1.674 vagas para a EJA Profissional; e 610 vagas para a S-EJA+. A Educação de Jovens e Adultos contará com Organização Curricular com carga horária obrigatória de 1.600 horas para a Etapa Ensino Fundamental, 1º e 2º Segmentos e 1.200 horas para a Etapa Ensino Médio, Parte Diversificada – Mundo do Trabalho e suas Tecnologias, Cultura Digital; Professor Articulador; Formação Continuada dos Profissionais; e Orientações Metodológicas.

Saiba mais:

EJA Regular

É uma oportunidade para aqueles que precisaram parar de estudar na idade certa. A EJA Semipresencial oferece Cursos de Ensino Fundamental e Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos nas escolas estaduais do Estado do Espírito Santo.  Para ingresso nos cursos, o aluno deve ter a idade mínima de 15 anos, para o Ensino Fundamental, e 18 anos, para o Ensino Médio.

Leia Também:  Hemoes registra queda de três mil doadores de sangue em quatro meses

EJA Profissional

É a integração da Educação de Jovens e Adultos com a Educação Profissional, em cursos planejados, de acordo com as características do público da educação de jovens e adultos e considerando as especificidades dos estudantes dessa modalidade. É destinado a estudantes acima de 18 anos, que já tenham concluído o Ensino Fundamental.

S-EJA+

Tem como objetivos ampliar as oportunidades de acesso à educação; reduzir a desigualdade existente nas salas de aulas no que se refere à aprendizagem dos estudantes candidatos ao abandono e ou reprovação; integrar, junto a outras políticas, estratégias de inclusão social sedimentando o desenvolvimento humano e contribuindo para a redução das desigualdades sociais por atender estudantes Jovens e Adultos das Etapas Ensino Fundamental e Médio (preferencialmente os da 3ª Etapa).

Curso Técnico Integrado

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Pio XII, localizada em São Mateus, passará a ofertar o Curso Técnico em Comércio Integrado à EJA, com cinco semestres.

Cursos FIC Integrados ao Ensino Médio – quatro semestres

19 escolas, de 12 municípios, ofertarão cursos de qualificação profissional, entre eles: Assistente Financeiro, Cuidador de Idosos, Assistente de Recursos Humanos, Assistente Administrativo, Agente de Desenvolvimento Cooperativista, entre outros.

Leia Também:  Sepol, MP e TCE cumprem mandados de busca e apreensão contra empresários e ex-diretores envolvidos em fraudes em licitações na Cedae

Cronograma Chamada Pública Escolar 2021

Solicitação de Rematrícula e/ou Solicitação de Transferência Interna

18.11.2020 a 09.12.2020

 

Solicitação de Pré-Matrícula

10.12.2020 a 28.12.2020

Divulgação do resultado da Rematrícula e Transferência

Até 11.01.2021

 

Efetivação da matrícula dos alunos proveniente das etapas Transferência Interna e Pré-matrícula

De 12.01.2021 a 25.01.2021

Chamamento dos alunos constantes na lista de suplência

De 26.01.2021 a 12.02.2021

 

Clique AQUI e fique por dentro de todas as informações da Chamada Pública 2021.

 

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
[email protected] / [email protected] / [email protected]

 

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA