ESPÍRITO SANTO

Escolas realizam mostra de cinema em São Mateus

Publicados

em


A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Américo Silvares e o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Marita Motta Santos, de São Mateus, realizaram, no final do ano letivo de 2020, o projeto “Cineclube para todos!” – Mostra de Cinema e Arte Educação, por meio de uma série de lives.

Os objetivos do projeto foram a difusão da estética do cinema como um importante instrumento de arte-educação para os estudantes, bem como divulgar a produção audiovisual produzida no Espírito Santo, democratizando o acesso à experiência audiovisual e possibilitando a população o conhecimento/reconhecimento da identidade cultural local.

Durante a Mostra, os alunos participaram de exibições de vídeos on-line, oficinas de elaboração de documentário, cineclubismo, captação de recursos e de uma roda de conversa com convidados ativistas da luta contra o racismo sobre a pauta do Cinema Negro e Identidade.

Por meio do site do Cineclube Rota dos Parques, os participantes da Mostra tiveram acesso à exposição fotográfica virtual Pérolas Negras e a mais de 400 vídeos sobre meio ambiente, igualdade racial e consciência cidadã.

Leia Também:  Após 15 escolas em outubro, Maranhão vai receber mais 15 em novembro. Ouça:

Durante os encontros foram realizados sorteios de camisetas do cineclube, lanches e de um exemplar do livro “Mulheres Negras na Tela do Cinema”, da cineclubista Bárbara Cazé. Como atividade final, os alunos puderam produzir os próprios vídeos e documentários, e, por meio de um debate com as produtoras do cineclube, puderam discutir os desafios e aprender mais com as dicas.

O projeto “Cineclube para todos!” –  Mostra de Cinema e Arte Educação contou com a mobilização local da escritora, cineclubista e professora da área de Códigos e Linguagens Quitilane Pinheiro, incentivadora das ações em prol do empoderamento negro, além de outros membros da equipe pedagógica das escolas envolvidas.

O projeto contou com o apoio da Secretaria da Cultura (Secult), da Cineclube Rota dos Parques e do Projeto Araçás.

Saiba mais sobre o Cineclube Rota dos Parques em: https://www.cinerotadosparques.com.br.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
[email protected] / [email protected] / [email protected]

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPÍRITO SANTO

Proprietários de veículos já podem gerar boleto e pagar o IPVA 2021

Publicados

em


Os proprietários de veículos emplacados no Espírito Santo já conseguem gerar o boleto e pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2021. Apesar de todo o sistema já estar liberado, os vencimentos da primeira parcela/cota única começam apenas em março para os veículos pesados e em abril para os veículos leves.

A emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA) deverá ser feita acessando o site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) ou do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES). Logo que o usuário abre o site da Sefaz, ele encontra no canto superior direito o ícone “Pague seu IPVA”. O ícone vai direcionar o usuário para uma nova janela na qual, novamente, ele deve clicar em “Pague seu IPVA”.

Na página seguinte o usuário deve clicar em “Emissão de boleto IPVA”. Nessa opção o usuário deve digitar a placa e o Renavam do veículo. O próximo passo é escolher se quer pagar em cota única com 5% de desconto, ou divido em quatro parcelas, com vencimento entre abril e julho, no caso de veículos leves.

Para que o pagamento seja feito não é preciso imprimir a DUA. Usuários de internet banking podem fazer a leitura do código de barras ou digitá-lo. Se preferir, o contribuinte também pode digitar o código gerado em um equipamento de autoatendimento do banco de sua preferência.

Os clientes Banestes têm uma comodidade a mais, podendo realizar consultas e pagamentos tanto do IPVA quanto do licenciamento, do DPVAT e de multas de veículos do Espírito Santo direto no Aplicativo Banestes e no Internet Banking.

O aplicativo ES na Palma da Mão, desenvolvido pelo ITi/Prodest (Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo), também oferece uma funcionalidade que permite emitir o documento de arrecadação ou capturar a linha digitável, que poderá ser copiada para qualquer aplicativo dos bancos credenciados para recolhimento do IPVA.

A variação média dos preços de referência para 2021 foi de -3,83%. O índice é obtido analisando a variação dos preços de mercado dos veículos, entre 2019 e 2020, e a composição da frota de veículos tributáveis do Estado. No Espírito Santo, a alíquota para carros de passeio e utilitários é de 2% sobre o valor do veículo. Já para motos, caminhões, micro-ônibus e ônibus é de 1%.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Giordany Bozzato
(27) 3347-5128
[email protected]

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Moda praia capixaba ganha espaço em feira internacional de Portugal
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA