ESPÍRITO SANTO

Aderes seleciona entidades para capacitar empreendedores

Publicados

em


.

Entidades interessadas em participar da seleção para administrar núcleo de capacitação e de produção para empreendedores têm até esta sexta-feira (18) para se inscrever no Edital de Chamamento Público da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Estado (Aderes).

Ao todo, serão selecionadas quatro organizações da sociedade civil, privadas e sem fins lucrativos, com a finalidade de gerir núcleos de produção nas mais diversas áreas da confecção e alimentação. O investimento global é R$ 120 mil, sendo o limite de cada proposta de R$ 30 mil.

Esses espaços vão funcionar como locais de capacitação e de produção para atender os empreendedores do Estado. Os núcleos poderão ainda, quando necessário, serem locados pelos alunos capacitados e empreendedores da região para utilização das máquinas e equipamentos existentes no local, com objetivo de facilitar a fabricação de produtos de acordo com área de atuação.

Segundo o diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli, a intenção desse chamamento

público é fortalecer os micro e pequenos empreendedores do Espírito Santo. “Vamos oferecer qualificação de mão de obra para atender às demandas dos municípios, proporcionando dessa forma o desenvolvimento econômico da região gerando trabalho e renda”, esclareceu o diretor técnico da Aderes.   

Leia Também:  Entidades empresariais manifestam preocupação sobre o momento político de Santa Catarina

Os interessados em participar da seleção devem enviar proposta para o e-mail, [email protected]. A documentação também pode ser entregue, pessoalmente, na sede da Aderes que fica localizada na Avenida Nossa Senhora de Penha, 714, 5ª andar, Ed. RS Trade Tower, Praia do Canto, Vitória, seguindo todas as recomendações necessárias.

Hugo Tofoli alertou que é obrigatório apresentar propostas que contemplem a capacitação e treinamento de, no mínimo, 50 pessoas, além de disponibilizar as máquinas e equipamentos para a produção dos empreendedores em, no mínimo, 20 horas semanais, sendo considerada desclassificada a proposta fora deste padrão.

 

Saiba mais

Edital nº 008-2020 – Chamamento Público Núcleos de Produção – 04 Núcleos

 

Retificação Edital nº 008-2020 – Chamamento Público Núcleos de Produção – 04 Núcleos

 

https://aderes.es.gov.br/arquivos

 

Conheça mais ações da Aderes para Impulsionar a Economia do Pequeno Negócio

https://aderes.es.gov.br/Notícia/governo-do-estado-lanca-acoes-para-impulsionar-crescimento-dos-pequenos-negocios

 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Aderes
Débora Pedroza
[email protected]

 

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPÍRITO SANTO

Tecnologia inédita no País vai mostrar lotação em tempo real dos ônibus do Sistema Transcol

Publicados

em


O governador do Estado, Renato Casagrande, apresentou, nesta quarta-feira (30), o InBus, nova funcionalidade do aplicativo ÔnibusGV que mostra a lotação dos coletivos em tempo real. Por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e da Companhia Estadual de Transporte de Passageiros (Ceturb-ES), o Governo do Estado adotou o Sistema de Classificação de Lotação que está sendo implantado nos coletivos do Sistema Transcol. Pela ferramenta, quem utiliza o transporte coletivo metropolitano e possui o aplicativo ÔnibusGV vai poder verificar como está a lotação do coletivo, antes dele chegar no ponto de parada.

“Estamos dando passos em direção à inovação, que é uma marca do nosso Governo. A inovação leva mais dignidade ao usuário. Como no caso do Serviço Especial Mão na Roda, cujas novidades foram apresentadas ontem e que também deu um salto de qualidade. Nosso objetivo é sempre melhorar a vida dos usuários. Para que o transporte coletivo seja mais atrativo e que possa reduzir a circulação de automóveis. Mas para isso precisamos ofertar um serviço de qualidade. Por isso, estamos reformando a frota do Transcol, incorporando ônibus com ar condicionado e levando tecnologia aos usuários. Estamos felizes com mais esse passo que estamos dando e queremos dar outros na melhoria do sistema do transporte público”, afirmou o governador Casagrande.

No primeiro mês, serão 25 veículos com o sistema. Até o final do ano, serão 600 contemplados com o serviço, totalizando a frota das linhas troncais. Até julho de 2021, o sistema estará implantado em 100% dos coletivos do Sistema Transcol. Para acessar a nova funcionalidade, é preciso atualizar o aplicativo.

Leia Também:  No CEET Vasco Coutinho novas ferramentas, plataformas e recursos didáticos incentivam acesso ao conhecimento durante pandemia e home office

De acordo com o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, a implantação do sistema acontece em um momento em que esse tipo de tecnologia se tornou fundamental.

“Estamos desde março desenvolvendo ações para manter o transporte público em operação e reduzir o risco de disseminação do novo Coronavírus no Transcol. E logo no início percebemos que uma ferramenta inovadora deste tipo faria diferença quando chegasse o momento da ampla retomada das atividades. Após alguns meses de desenvolvimento junto com os consórcios operadores, conseguimos iniciar a implantação do sistema”, destacou o secretário.

Na avaliação do diretor-presidente da Ceturb-ES, Raphael Trés, essa nova função do aplicativo ÔnibusGV vai dar mais eficiência ao sistema e vai otimizar a programação das linhas e as intervenções operacionais para a melhoria da qualidade do serviço.

O presidente da União Internacional dos Transportes Públicos da América Latina, Jurandir Fernandes, participou virtualmente do lançamento e destacou a importância da implantação dessa tecnologia. “Essa medida que vocês estão dando é um passo importante para o pós-pandemia. Voltando não ao normal, mas melhor do que era antes. As implicações são muito positivas para a população. Aumentando em muito a eficiência do transporte”, avaliou. 

Leia Também:  Tecpar cria Selo de Inovação para empresas e empreendedores

Como funciona:

Uma câmera integrada ao computador de bordo fará a captação de imagens no interior do coletivo. A partir da análise de um software, o coletivo ganhará classificação de baixa lotação (verde); média lotação (amarelo); lotado (vermelho). Essa informação ficará disponível para o usuário por meio do aplicativo ÔnibusGV, durante a consulta da previsão de horários.

O usuário poderá, então, clicar no ícone correspondente a lotação no aplicativo para visualizar a imagem do interior do coletivo, em tempo real, avaliando se é possível embarcar e manter distanciamento recomendável no transporte público e/ou se sente seguro para fazer o embarque.

Outra possibilidade do sistema vai otimizar a gestão da frota, já que será possível coletar informações não só de quais são as linhas mais carregadas, mas também em quais trechos, pontos e horários estão mais carregados, tornando o ajuste operacional mais dinâmico. Para realizar este tipo de levantamento atualmente, é preciso utilizar fiscais em campo para anotar e compilar os dados, que a partir de agora passarão a ser automáticos.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Semobi
Susana Kohler
(27) 3636-9617 / 99697-6783
[email protected]

Assessoria de Comunicação da Ceturb-ES
Mônica Luz
(27) 3232-4510 / 99849-6178
[email protected]

 

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

DISTRITO FEDERAL

GOIÁS

SEGURANÇA

BRASIL E MUNDO

MAIS LIDAS DA SEMANA