DISTRITO FEDERAL
Trabalhos de manutenção por todo o Guará


Para manter o cuidado regular nas vias e áreas públicas do Guará I e II, equipes do GDF Presente iniciaram esta semana uma força-tarefa que inclui roçagem da grama do kartódromo, frisagem de meios-fios, vistoria em bocas de lobo e até a construção de uma calçada de 52 metros entre dois conjuntos residenciais.
Essa foi uma conquista comemorada pela professora aposentada Lelia Carvalho, 76 anos. Moradora da QE 15 do Guará I, ela conta que nos dias chuvosos era um problema atravessar o beco em frente à sua casa para chegar mais rápido à parada de ônibus. “A passagem era gramada, e era só chover que enchia de água e molhava os sapatos inteirinhos”, lembra. Agora, com a calçada, o problema chega ao fim. “Eu adorei porque é uma coisa que a gente vinha pedindo há muitos anos e ninguém nos atendia”, conta.
A coordenadora do Polo Central, Vânia Gurgel, comentou a importância do serviço para os moradores da região da QE 15 e destacou a soma de esforços que levou à sua execução. “A mão de obra é muito boa, a Administração Regional disponibiliza 28 reeducandos, e o trabalho em conjunto com o GDF Presente trouxe essa importante obra para a cidade”, ressalta.

No kartódromo do Guará a grama alta foi aparada e, junto aos meios-fios, foi feita a capina do mato que estava sobre eles – trabalho chamado de frisagem.
Nas QI 18, 20 e 22 do Guará II, o GDF Presente recolheu diversos inservíveis como pedaços de armários e paletes de madeira descartados incorretamente por moradores nas calçadas e canteiros das vias. Esse material, se jogado fora de maneira irregular, pode acumular água e servir de foco de criação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, além de poluir visualmente a cidade.
Demandas
Já na QE 40 do Guará II, uma boca de lobo que foi vandalizada e estava descoberta colocava em risco a segurança de pedestres, além de acumular lixo trazido pelas chuvas. Com o suporte do Polo Central, responsável pelo atendimento da região no programa GDF Presente, uma nova tampa foi colocada, cobrindo o vão.
Para a administradora regional do Guará, Luciane Quintana, o GDF Presente é um reforço importantíssimo para a região. “Com esse programa permanente conseguimos desafogar demandas e dar celeridade no atendimento ao cidadão, tendo o Polo Central, que é o que coordena todas as edições por aqui, um grande facilitador com apoio de mão de obra e maquinário”, afirmou.


DISTRITO FEDERAL
Mais conforto para quem procura emprego


A partir de 1º de fevereiro, a Agência do Trabalhador do Plano Piloto vai mudar de endereço. Os atendimentos, que antes eram no Setor Comercial Sul (SCS), passarão a ser feitos na 511 Norte.
O horário de atendimento, no entanto, permanece o mesmo: de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Em 2020, a Agência do Plano Piloto atendeu 19 mil pessoas, que agora terão mais conforto ao buscar uma vaga no mercado de trabalho.
Segundo a Setrab, o espaço atual não comporta mais o investimento logístico, estrutural e estratégico pensado para a secretaria. O secretário de Trabalho Thales Mendes Ferreira afirma que o espaço maior vai permitir que o cidadão tenha acesso a outros serviços da secretaria, como capacitação profissional e acesso ao microcrédito.
A agência também poderá ser usada por empresas que quiserem realizar entrevistas no local. “Será um novo conceito de agência”, afirma. Além disso, a mudança para a Asa Norte será uma forma de descentralizar o atendimento. “Na Asa Sul, temos a agência da 112, que atende prioritariamente pessoas com deficiência, mas está disponível para toda a população”, explica.
Com a mudança, a Secretaria de Trabalho (Setrab) vai ocupar uma área de mais de 5 mil metros quadrados, um espaço praticamente o dobro da atual. O espaço maior também vai permitir que os servidores cumpram o protocolo de segurança em razão da pandemia do coronavírus, como o distanciamento social.
Preocupado com o fomento da economia local, com ênfase na geração de emprego e renda, fortaleceu a pasta que, até início de 2019, era uma Secretaria Adjunta da antiga Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh). Com a transformação em uma secretaria de estado, a Setrab ganhou nova estrutura, com seis subsecretarias e um aumento considerável no quadro de pessoal.
O novo prédio também é mais moderno e atenderá a estratégia de investimento tecnológico, de modernização, acessibilidade e sustentabilidade pensada para o novo modelo inteligente e inovador da Setrab.
Agência Plano Piloto
Setor de Edifícios de Utilidade Pública Norte
SEPN, quadra 511, bloco A – Asa Norte
Aberta de segunda a sexta, das 8h às 17h.
-
POLÍTICA GO7 dias atrás
Após aprovação do decreto governamental sobre o ICMS, deputado Humberto Aidar encerra a reunião da CCJ
-
DISTRITO FEDERAL6 dias atrás
Primeiro dia de vacinação no Hospital de Base
-
Amazonas6 dias atrás
Polícia Militar detém grupo armado ligado a facções criminosas no bairro Jorge Teixeira
-
DISTRITO FEDERAL6 dias atrás
Mais 60 leitos para tratamento de Covid-19
-
Pará6 dias atrás
Enem 2020: especialistas dão dicas para o segundo domingo de provas
-
DISTRITO FEDERAL6 dias atrás
Credenciamentos de instituições do DF chegam a 2,5 mil
-
SÃO PAULO7 dias atrás
Técnica de Enfermagem comemora aniversário como primeira vacinada em São J. dos Campos
-
POLÍCIA MILITAR DF6 dias atrás
PMDF apreende moto adulterada com condutor sem CNH na Asa Norte