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Servidores do HRG contam com atendimento de saúde mental

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Diretoria do HRG separou local para atendimento de saúde mental no mezanino, área próxima ao pronto-socorro | Foto: Secretaria de Saúde

Os servidores que trabalham no Hospital Regional do Gama (HRG) contam com um consultório de saúde mental com atendimento de porta aberta e demanda espontânea na especialidade. O local, que funciona desde a última quinta-feira (30), atende servidores de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A equipe é composta por seis profissionais – cinco psicólogos e um psiquiatra.

O projeto foi pensado antes da pandemia de Covid-19 e concretizado neste mês. A diretoria do HRG separou um local para esse atendimento no mezanino, área próxima ao pronto-socorro. Em levantamento recente sobre todos os afastamentos por atestado da unidade, 60% deles eram relativos às questões de saúde mental. Médica e diretora da unidade, Katymara Godoy quer reverter tal situação e buscar uma melhora significativa de atenção a esses profissionais.

“Estamos em um momento muito delicado e histórico. Hoje, mais do nunca, temos que ter os olhos voltados para a saúde mental. Os servidores precisam desse apoio e nossos usuários, também. O projeto visa mitigar grandes impactos decorrentes do contexto, sejam eles imediatos, de médio ou longo prazo. Tínhamos a proposta desde 2019, a princípio como um projeto piloto, mas que foi fortalecido em decorrência da pandemia”, explica a gestora.

Estrutura

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A equipe do projeto foi montada com servidores da própria unidade. Eles querem promover uma escuta qualificada com avaliação psicológica e atendimento psiquiátrico, quando necessário. Os profissionais acreditam que a proximidade e a comodidade de ter o serviço na própria unidade ajudarão a aliviar as demandas que têm causado afastamentos. Psicóloga e responsável pelo projeto, Jamila Abdelaziz destaca que a iniciativa comprova o compromisso da gestão em enxergar as questões sensíveis dos profissionais de saúde.

“Os servidores têm um comprometimento muito grande com seus pacientes. No entanto, acabam por atropelar sinais que o corpo dá de uma mente cansada e sobrecarregada. Vemos a dedicação de cada um, mas o dia a dia é difícil na linha de frente, além de setores delicados na retaguarda. São reconhecidos como verdadeiros heróis, mas é preciso ter válvulas de escape. Cuidamos de diversas áreas, como coração, olho… Mas, esquecemos da saúde mental. Com isso, queremos mostrar a importância dessa área e tornar o acesso mais fácil”, observa a psicóloga.

Saúde mental

Em maio, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países para uma estratégia urgente em saúde mental. Documento publicado pelo órgão traça um resumo político sobre a relação da área com a Covid-19. Questões como isolamento social, medo de contágio e perda de membros da família são apontadas, assim como a perda do emprego e, consequentemente, da renda familiar. Grupos populacionais específicos correm um risco particular de sofrimento psicológico relacionado à Covid-19.

De acordo com o órgão, são particularmente afetados os profissionais de saúde da linha de frente, uma vez que estão diariamente confrontados com cargas de trabalho pesadas, decisões de vida ou morte e risco de infecção. Durante a pandemia, na China, os profissionais de saúde relataram altas taxas de depressão (50%), ansiedade (45%) e insônia (34%). E, no Canadá, 47% dos profissionais de saúde relataram a necessidade de suporte psicológico.

* Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

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Detran investe na internet para acabar com as filas

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Foto: Divulgação/DetranAs filas, que desagradam o cidadão quando busca atendimento no Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), estão com os dias contados. O Projeto Detran Digital, lançado nesta quinta-feira (6), pretende, a partir da próxima segunda (10), dinamizar o atendimento prestado pelo órgão.

Inicialmente, vinte serviços poderão ser resolvidos diretamente pelo portal ou aplicativo. Mas, até outubro, a promessa é que a população consiga resolver qualquer demanda de forma digital com rapidez e segurança.

O Detran Digital, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação do órgão, facilita o acesso do cidadão aos serviços da autarquia, pela internet. “É um marco para a cidade, porque transformaremos nossos balcões em canais digitais”, explicou o diretor da área, Fábio Souza.

De acordo com ele, o portal é de fácil acesso e, serviços que demandavam até seis horas em filas, serão resolvidos com apenas três cliques. “Estarão liberadas as consultas de débitos, emissão de boletos, pontuação da Carteira de Habilitação (CNH), ou seja, um histórico completo ao cidadão”, adiantou.

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Todos, dos vinte primeiros serviços oferecidos pelo Detran Digital, poderão ser acessados pelo portal do órgão e também por celulares e tablets, tanto em sistema IOS quanto Android. A segurança dos dados foi garantida pelo diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia. “Estamos no mesmo patamar de segurança de grandes bancos para o uso de aplicativos para a movimentação financeira dos clientes”, frisou.

Ele explicou que, exatamente por essa questão, alguns serviços mais complexos, como compra e venda de veículos, por exemplo, só serão liberados na plataforma nos próximos meses. “São serviços que pedem uma segurança maior, onde usaremos a biometria e leitura facial para dar acesso ao cidadão”, adiantou.

Para o vice-governador Paco Britto, o Detran Digital está em sintonia com a determinação do governador Ibaneis Rocha para garantir serviços públicos de qualidade ao cidadão. “A ordem é trabalhar para o bem da população do Distrito Federal, com respostas rápidas e a prestação de um excelente serviço”, destacou. Ele reforçou a importância de garantir acesso a todos a solução das demandas da sociedade por meio da internet e reafirmou a intenção do governo em transformar Brasília na “Capital Digital”.

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O diretor do Detran endossou o discurso lembrando que as inovações no órgão estão sustentadas sob três pilares: educação, humanização e inovação. “Não estamos falando em diminuir filas, mas em zerar filas”, garantiu Maia.

Os usuários do Detran Digital podem resolver, a partir de segunda-feira, sem precisar ir ao órgão: segunda via de CRV; acompanhamento de processo de habilitação como resultado de exame de direção; alteração de endereço; autoidentificação de infrator; autorização para estacionamentos em vagas para idosos; consulta de pontos, nada consta e restrições de CNH; consultas de débitos, nada consta, restrições e registro de propriedade de veículos; conversão de placa antiga para Mercosul; e solicitação de autuação em advertência – prevista no Código de Trânsito para motoristas que tenham tido apenas uma multa de trânsito em 12 meses.

Fonte: Governo DF

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