DISTRITO FEDERAL

Prato Cheio: pagamento será no dia 3 de novembro

Publicados

em


O pagamento do benefício do Cartão Prato Cheio será realizado na próxima terça-feira, dia 3 de novembro. No total, 31.040 famílias vão receber a parcela referente ao mês de outubro. A folha de pagamento do mês ficou em R$ 7.760.000,00. O auxílio, no valor de R$ 250, é destinado para aquisição de itens do gênero alimentício, como forma de garantir alimentação às famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional no Distrito Federal, principalmente neste período de pandemia da Covid-19.

Antes da pandemia, cerca de oito mil cestas de alimentos in natura eram distribuídas para as famílias em insegurança alimentar no DF. Em maio, em decorrência do isolamento social em razão do novo coronavírus, foi lançado o Cartão Prato Cheio como forma de atender a população que estava em risco nutricional, tendo um aumento de mais de 280% na concessão do benefício.

Para secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, a alta procura pelo benefício foi motivada pela situação econômica do país, agravada com a pandemia. “O GDF não tinha previsão orçamentária para esse aumento no número de benefícios. Mas, desde então, as áreas econômica e social do governo estão trabalhando para atender o maior número de famílias”, afirma.

Leia Também:  Expo CIEE virtual será realizada entre 09 e 13 de novembro

Para inclusão de novos beneficiários, o governo estuda formas de priorizar as famílias beneficiárias que sejam monoparentais, chefiadas por mulheres, com crianças de 0 a 6 anos; famílias com pessoas com deficiência; famílias com pessoas idosas; e pessoas em situação de rua. “Temos que lembrar que o Cartão Prato Cheio não é um benefício de transferência de renda, é um auxílio de caráter emergencial, para atender uma necessidade momentânea de insegurança alimentar”, enfatiza a secretária.

Mayara Rocha diz ainda que 3.717 cidadãos não retiraram seus cartões nas agências do BRB. “Temos famílias que procuraram nossas unidades de atendimento solicitando o benefício e que na verdade, estão sem receber por não terem retirado seus cartões nas agências bancárias”.

Quem fez a solicitação e ainda não buscou seu cartão precisa acessar o portal www.rendaemergencial.brb.com.br e verificar a qual agência do BRB deve se dirigir. Quem precisar tirar dúvidas há um número de Whatsapp exclusivo para isso. O novo número – (61) 99451-2943 – não vai receber ligações telefônicas, mas está disponível para o cidadão enviar mensagens.

Leia Também:  Conheça o programa Moradia Digna

* Com informações da Sedes

Fonte: Governo DF

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

DISTRITO FEDERAL

Estrutural e Ceilândia ganham Espaço Criança

Publicados

em


As salas são equipadas com livros e brinquedos doados por embaixadas e pela sociedade civil | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

A inauguração de dois espaços infantis nesta terça-feira (24) marcou a conclusão da iniciativa Adote um Espaço Criança, vinculada à campanha Vem Brincar Comigo – que, ao longo dos últimos meses, equipou unidades básicas de saúde (UBSs) e espaços do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) para receberem crianças com conforto e descontração.

Foram abertos os espaços da UBS de Ceilândia Norte e da UBS 2 da Estrutural, que receberam doações da Delegação da União Europeia. Durante os eventos, estiveram presentes a primeira-dama do DF e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha; a chefe do Escritório de Assuntos Internacionais (EAI), Renata Zuquim; o embaixador da Delegação da União Europeia, Ygnacio Ybáñez, e a subchefe de Políticas Sociais e Primeira Infância, Anucha Soares.

As salas do Espaço Criança têm mesas e cadeiras infantis, brinquedos lúdicos, quadro-negro, cantinho da leitura, conjuntos de giz de cera e de lápis de cor, entre outros atrativos para que as crianças se distraiam enquanto aguardam atendimento da família.

Lazer e aprendizagem

“Nossa população é uma das mais carentes do Distrito Federal”, disse o gerente da UBS 2 da Estrutural, Henrique Coimbra Guimarães. “Agradeço muito a criação deste espaço, que vai proporcionar momentos de lazer e diversão para a criançada. Muitas das crianças que são atendidas aqui não têm acesso a livros e nem brinquedos, então será de grande valia o nosso Espaço Criança.”

“Muitas das crianças que são atendidas aqui não têm acesso a livros e nem brinquedos, então será de grande valia o nosso Espaço Criança” Henrique Coimbra Guimarães, gerente da UBS 2 da Estrutural

Com doações das embaixadas, foram montados 19 ambientes ao todo, entre unidades de UBS e de Cras. Para Renata Zuquim, a importância da ação se mostra pela integração e cooperação local e internacional. “São secretarias, órgãos internos do GDF, embaixadas e a população do Distrito Federal se mobilizando em prol das crianças, que são nosso futuro”, afirmou, lembrando que a sociedade civil também tem colaborado com a ação.

Leia Também:  Ciclone em SC: Governo do Estado prorroga pagamento de ICMS para atingidos por evento climático

Vem Brincar Comigo

Implementada por meio de parceria entre o EAI e a Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância, a iniciativa Adote um Espaço Criança faz parte da campanha Vem Brincar Comigo, idealizada pela primeira-dama do DF. Já foram contempladas as regiões de Taguatinga, Paranoá, Candangolândia, Sobradinho, Asa Sul, Gama, Planaltina, Estrutural, Samambaia, Santa Maria, Varjão e Riacho Fundo.

 “A gente diz que aqui no DF a brincadeira de criança é coisa séria”, destaca Mayara Noronha Rocha. “O principal é que, quando as famílias buscam o Cras, elas precisam de um lugar para deixar a criança. Nesse espaço, ela se desenvolve ao mesmo tempo em que o atendimento acontece de forma tranquila.”

“O principal é que, quando as famílias buscam o Cras, elas precisam de um lugar para deixar a criança” Mayara Noronha Rocha, primeira-dama do DF e secretária de Desenvolvimento Social

O embaixador da Delegação da União Europeia aproveitou a oportunidade para agradecer também aos profissionais de saúde. “Neste momento, vocês são a nossa garantia do futuro”, ressaltou. “É um prazer poder ajudar e fortalecer essa relação entre a Europa e Brasília, que nos recebe muito bem”.

Leia Também:  Falta pouco para a conclusão da ciclovia do Trevo de Triagem Norte

Além da Delegação da União Europeia, participam dessa iniciativa China, que equipou dez espaços (cinco UBSs e cinco unidades do Cras), Irlanda, Itália, Armênia, Uruguai, Singapura, África do Sul e Timor Leste.

 

* Com informações da Secretaria de Saúde e do EAI

Fonte: Governo DF

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

FAMOSOS

DISTRITO FEDERAL

SEGURANÇA

MAIS LIDAS DA SEMANA