DISTRITO FEDERAL

Fiscais reprimem parcelamentos irregulares em Brazlândia

Publicados

em


Auditores fiscais do Instituto Brasília Ambiental realizaram, nesta semana, a Operação Preserva Brazlândia. O objetivo foi reprimir parcelamentos irregulares do solo em uma região administrativa que se destaca por abrigar relevantes Áreas de Proteção Ambiental (APA), como a APA da Bacia do Rio Descoberto, que fornece água para 70% da população.

As ações ocorreram no Núcleo Rural Alexandre Gusmão (Incra 7) e contaram com o apoio da Unidade de Tecnologia e Gestão da Informação Ambiental do Instituto, com o registro de imagens aéreas feitas por meio de drones e da Polícia Militar (PMDF).

Foto: Divulgação/Brasília Ambiental
Durante a operação foram feitas cinco notificações e registros fotográficos do atual estado de ocupação de cada propriedade com o uso de drone | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

O diretor de Fiscalização Ambiental III do Instituto, Néder Aquino Guida, destacou o caráter preventivo da ação. “Estamos trabalhando no combate ao parcelamento irregular de forma inteligente e sob novo prisma, utilizando ferramentas modernas e tecnológicas e, principalmente, quebrando o paradigma de agir após o fato ocorrido. Agindo de forma proativa, a fim de salvar das mãos de ‘grileiros’, uma área tão importante ambientalmente”, concluiu o diretor.

Notificações

Durante a operação foram feitas cinco notificações e registros fotográficos do atual estado de ocupação de cada propriedade com o uso de drone. Os levantamentos possibilitam melhor análise espacial e servem como referência para o monitoramento de eventuais tentativas de parcelamentos realizados de forma irregular na região.

A operação marcou também o primeiro voo, após a criação do Comitê Gestor de Operacionalização de Aeronaves Remotamente Pilotadas (CGRPA) e do lançamento do sistema Colibri, de agendamento de drones do Brasília Ambiental.

 

Leia Também:  Benefícios fiscais são modificados excepcionalmente devido à pandemia

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

DISTRITO FEDERAL

Mais conforto para quem procura emprego

Publicados

em


A Agência do Trabalhador da SCS vai se mudar para a 511 Norte | Foto: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasília

A partir de 1º de fevereiro, a Agência do Trabalhador do Plano Piloto vai mudar de endereço. Os atendimentos, que antes eram no Setor Comercial Sul (SCS), passarão a ser feitos na 511 Norte.

O horário de atendimento, no entanto, permanece o mesmo: de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Em 2020, a Agência do Plano Piloto atendeu 19 mil pessoas, que agora terão mais conforto ao buscar uma vaga no mercado de trabalho.

Segundo a Setrab, o espaço atual não comporta mais o investimento logístico, estrutural e estratégico pensado para a secretaria. O secretário de Trabalho Thales Mendes Ferreira afirma que o espaço maior vai permitir que o cidadão tenha acesso a outros serviços da secretaria, como capacitação profissional e acesso ao microcrédito.

A agência também poderá ser usada por empresas que quiserem realizar entrevistas no local. “Será um novo conceito de agência”, afirma. Além disso, a mudança para a Asa Norte será uma forma de descentralizar o atendimento. “Na Asa Sul, temos a agência da 112, que atende prioritariamente pessoas com deficiência, mas está disponível para toda a população”, explica.

Leia Também:  Avenida principal do Varjão passa a ter coleta diária

Com a mudança, a Secretaria de Trabalho (Setrab) vai ocupar uma área de mais de 5 mil metros quadrados, um espaço praticamente o dobro da atual. O espaço maior também vai permitir que os servidores cumpram o protocolo de segurança em razão da pandemia do coronavírus, como o distanciamento social.

Preocupado com o fomento da economia local, com ênfase na geração de emprego e renda, fortaleceu a pasta que, até início de 2019, era uma Secretaria Adjunta da antiga Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh). Com a transformação em uma secretaria de estado, a Setrab ganhou nova estrutura, com seis subsecretarias e um aumento considerável no quadro de pessoal.

O novo prédio também é mais moderno e atenderá a estratégia de investimento tecnológico, de modernização, acessibilidade e sustentabilidade pensada para o novo modelo inteligente e inovador da Setrab.

Agência Plano Piloto
Setor de Edifícios de Utilidade Pública Norte
SEPN, quadra 511, bloco A – Asa Norte
Aberta de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Leia Também:  Preserva Brazlândia: projeto fortalece divulgação de canais para denúncias de grilagem
Fonte: Governo DF

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA