DISTRITO FEDERAL

Embaixadas iluminadas para o Outubro Rosa

Publicados

em


Foto: divulgação

Outubro é o mês em que a atenção do mundo se volta para a conscientização sobre o câncer de mama. Alguns hábitos e atitudes podem evitar a doença ou detectá-la nos estágios iniciais, aumentando as chances da cura, como o autoexame, exercício físico e uma dieta saudável.

Com a intenção de contribuir para o movimento Outubro Rosa, conscientizar a população, colorir os espaços e trazer um pouco de leveza para o assunto, o Escritório de Assuntos Internacionais do GDF promove duas campanhas sobre o tema.

A primeira, é a Campanha Banco de Acessórios, que está arrecadando adereços (chapéus, gorros e lenços), para pacientes quimioterápicos que muitas vezes perdem o cabelo como efeito colateral do tratamento. A segunda, um convite para que as representações diplomáticas situadas em Brasília instalem a iluminação cor-de-rosa.

Ao longo do mês de outubro, oito embaixadas coloriram os espaços com a luz rosa: Peru, Nicarágua, República Dominicana, Finlândia, África, Portugal, Israel e México.  Elas também postaram as fotos em suas redes sociais.

“Muitas vezes a correria do dia-a-dia nos faz esquecer do autocuidado, e campanhas como essa, e muitas outras promovidas pelo GDF, nos lembram de pequenas atitudes que podem contribuir para qualidade de vida das mulheres”, afirma a chefe do Escritório de Assuntos Internacionais do GDF, Renata Zuquim.

O cuidado para a garantia da saúde e o bem-estar das mulheres está dentro do contexto da Agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável, contribuindo para o objetivo de desenvolvimento sustentável 3, “Saúde e Bem-estar”.

* Com informações do Escritório de Assuntos Internacionais do GDF

Fonte: Governo DF

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Rede pública oferece tratamento para pessoas com transtornos mentais
Propaganda

DISTRITO FEDERAL

Estrutural e Ceilândia ganham Espaço Criança

Publicados

em


As salas são equipadas com livros e brinquedos doados por embaixadas e pela sociedade civil | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

A inauguração de dois espaços infantis nesta terça-feira (24) marcou a conclusão da iniciativa Adote um Espaço Criança, vinculada à campanha Vem Brincar Comigo – que, ao longo dos últimos meses, equipou unidades básicas de saúde (UBSs) e espaços do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) para receberem crianças com conforto e descontração.

Foram abertos os espaços da UBS de Ceilândia Norte e da UBS 2 da Estrutural, que receberam doações da Delegação da União Europeia. Durante os eventos, estiveram presentes a primeira-dama do DF e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha; a chefe do Escritório de Assuntos Internacionais (EAI), Renata Zuquim; o embaixador da Delegação da União Europeia, Ygnacio Ybáñez, e a subchefe de Políticas Sociais e Primeira Infância, Anucha Soares.

As salas do Espaço Criança têm mesas e cadeiras infantis, brinquedos lúdicos, quadro-negro, cantinho da leitura, conjuntos de giz de cera e de lápis de cor, entre outros atrativos para que as crianças se distraiam enquanto aguardam atendimento da família.

Lazer e aprendizagem

“Nossa população é uma das mais carentes do Distrito Federal”, disse o gerente da UBS 2 da Estrutural, Henrique Coimbra Guimarães. “Agradeço muito a criação deste espaço, que vai proporcionar momentos de lazer e diversão para a criançada. Muitas das crianças que são atendidas aqui não têm acesso a livros e nem brinquedos, então será de grande valia o nosso Espaço Criança.”

“Muitas das crianças que são atendidas aqui não têm acesso a livros e nem brinquedos, então será de grande valia o nosso Espaço Criança” Henrique Coimbra Guimarães, gerente da UBS 2 da Estrutural

Com doações das embaixadas, foram montados 19 ambientes ao todo, entre unidades de UBS e de Cras. Para Renata Zuquim, a importância da ação se mostra pela integração e cooperação local e internacional. “São secretarias, órgãos internos do GDF, embaixadas e a população do Distrito Federal se mobilizando em prol das crianças, que são nosso futuro”, afirmou, lembrando que a sociedade civil também tem colaborado com a ação.

Leia Também:  Acordo para ampliação e reforma do museu do STF

Vem Brincar Comigo

Implementada por meio de parceria entre o EAI e a Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância, a iniciativa Adote um Espaço Criança faz parte da campanha Vem Brincar Comigo, idealizada pela primeira-dama do DF. Já foram contempladas as regiões de Taguatinga, Paranoá, Candangolândia, Sobradinho, Asa Sul, Gama, Planaltina, Estrutural, Samambaia, Santa Maria, Varjão e Riacho Fundo.

 “A gente diz que aqui no DF a brincadeira de criança é coisa séria”, destaca Mayara Noronha Rocha. “O principal é que, quando as famílias buscam o Cras, elas precisam de um lugar para deixar a criança. Nesse espaço, ela se desenvolve ao mesmo tempo em que o atendimento acontece de forma tranquila.”

“O principal é que, quando as famílias buscam o Cras, elas precisam de um lugar para deixar a criança” Mayara Noronha Rocha, primeira-dama do DF e secretária de Desenvolvimento Social

O embaixador da Delegação da União Europeia aproveitou a oportunidade para agradecer também aos profissionais de saúde. “Neste momento, vocês são a nossa garantia do futuro”, ressaltou. “É um prazer poder ajudar e fortalecer essa relação entre a Europa e Brasília, que nos recebe muito bem”.

Leia Também:  Vazio Sanitário do Algodão no Ceará se inicia no próximo dia 1º de outubro

Além da Delegação da União Europeia, participam dessa iniciativa China, que equipou dez espaços (cinco UBSs e cinco unidades do Cras), Irlanda, Itália, Armênia, Uruguai, Singapura, África do Sul e Timor Leste.

 

* Com informações da Secretaria de Saúde e do EAI

Fonte: Governo DF

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

FAMOSOS

DISTRITO FEDERAL

SEGURANÇA

MAIS LIDAS DA SEMANA