DISTRITO FEDERAL

Distribuídos equipamentos de hospital de campanha

Publicados

em


Itens foram distribuídos entre diversos hospitais da rede pública do DF | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

Os equipamentos do Hospital de Campanha do Mané Garrincha, desativado em 15 de outubro, já estão distribuídos entre toda a rede pública de saúde. Como previsto no contrato, após o fechamento da unidade, todos os materiais foram incorporados ao patrimônio da Secretaria de Saúde (SES).

“Essa distribuição vai proporcionar a abertura de vagas que estavam bloqueadas e equipar melhor os leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] da rede”, explica o secretário-adjunto de assistência da SES, Petrus Sanchez. “Além disso, vai abrir novas vagas nos hospitais regionais do Guará e de Taguatinga e modernizar alguns serviços, como o de pneumologia do Hospital Regional da Asa Norte, que adquiriu um broncoscópico que era do hospital de campanha.”

Os critérios de divisão dos quantitativos foram decididos com base no objetivo da ação: desbloqueio de leitos, criação de unidades de cuidados intermediários (UCIs) e substituição de equipamentos das UTIs da rede.

Distribuição entre hospitais

Entre os equipamentos, há camas hospitalares, bombas de infusão, monitores multiparamétricos, ventiladores pulmonares, respiradores, gasômetros, aparelhos de raios-X portáteis, maca para transporte, carro de parada, geladeira para conservação de sangue, biombos e cadeiras de roda.

Leia Também:  Tratamento de chorume agora tem contrato regular por cinco anos

Todas as superintendências regionais e unidades de referência distritais foram contempladas, bem como o Hospital de Campanha de Ceilândia, que ficará equipado para retaguarda de leitos de Covid-19, caso ocorra uma segunda onda da doença.

As demais unidades beneficiadas com os equipamentos são os hospitais regionais de Taguatinga (HRT) e de Samambaia (Hrsam), Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), Hospital de Apoio de Brasília (HAB) e Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).

* Com informações da SES

Fonte: Governo DF

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

DISTRITO FEDERAL

Reforço nas ações do Novembro Azul

Publicados

em


A campanha de conscientização ocorre em diversas unidades básicas de saúde, com palestras e consultas | Foto: Divulgação/Agência Saúde

Na reta final da campanha Novembro Azul, as unidades básicas de saúde (UBSs) estão reforçando ações de prevenção ao câncer de próstata na Atenção Primária. Nesta quinta-feira (26), a partir das 16h, a UBS 7 de Taguatinga vai oferecer um atendimento especial ao público masculino. O evento tem como tema Todos na luta contra o câncer de próstata. “A pretensão é atender mais de 200 pacientes nos próximos dias”, afirma a gerente da UBS 7, Gina Sereno Rodrigues.

Em todo o DF, as unidades da Atenção Primária prepararam ações ao longo do mês para reforçar os cuidados com a saúde do homem. Nas UBSs, o público conta com acolhimento, palestras, atualização do cartão de vacina e outros cuidados de rotina. Cada unidade preparou sua agenda para melhor atender os usuários da região de abrangência.

Dias D

Com a meta de intensificar as ações, várias unidades básicas de saúde promoveram “dias D” para cuidar da saúde dos homens. O Dia D na UBS 2 do Gama ocorreu na última segunda-feira (23), quando 40 pacientes procuraram o serviço. Eles participaram de palestra sobre a saúde, fizeram testes rápidos para a detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e atualizaram o cartão de vacina, informa o gerente da unidade, Paulo Henrique Dias Lima.

Leia Também:  Covid-19: Saúde ativa mais cinco leitos de UTI no Hospital Municipal de Naviraí

Em Santa Maria, as UBSs 3, 4 e 6 também já realizaram o seu Dia D. Os servidores da UBS 3 convidaram os pacientes previamente identificados como pessoas participativas pelos agentes comunitários de saúde para atuarem como multiplicadores junto a seus vizinhos.

Já os servidores da UBS 4 levaram as orientações sobre a saúde masculina para um  evento promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), no dia 19, no estacionamento da Administração de Santa Maria.

A última quarta-feira (25) foi a vez dos usuários da UBS 6 receberem atendimento diferenciado. Os homens que estiveram na unidade foram submetidos a testes para detecção de ISTs – com algumas solicitações de exame de PSA – e participaram de atividades educativas.

Em todas as ações, foi orientado aos usuários manter o distanciamento e o uso de máscara em prevenção à Covid-19, obedecendo os protocolos sanitários vigentes.

* Com informações da SES

Fonte: Governo DF

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA