InícioDISTRITO FEDERALConfiança da indústria na economia do DF cresce pelo quarto mês seguido

Confiança da indústria na economia do DF cresce pelo quarto mês seguido


Pesquisa divulgada pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) mostra que a confiança na economia do DF pelos empresários do ramo está em crescimento há quatro meses. Índice de Confiança do Empresário Industrial do DF (Icei-DF) está próximo de alcançar o nível observado em março, antes da pandemia da Covid-19.

O estudo foi feito em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do DF (Sebrae-DF), entre 1º e 14 de outubro de 2020. O índice de confiança chegou a 58,3 pontos em outubro, um aumento de 0,6 na comparação com o mês de setembro. Pela pesquisa, valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário.

No mês de abril, o Icei-DF teve a maior queda mensal, marcando o índice mais baixo em 2020, de 37,4 pontos. Desde então, houve um processo de recuperação da confiança dos empresários, passando dos 50 pontos no mês de julho. A partir daí, todos os meses apresentaram aumento da confiança na economia, recuperando 20,9 pontos. Parte da recuperação do otimismo, aponta o estudo, está relacionada à chegada do fim de ano, período historicamente favorável ao aumento de vendas.

A pesquisa levantou ainda o indicador de expectativas, que chegou aos 65,2 pontos. Este índice mostra o otimismo entre os empresários industriais do DF quanto ao desempenho da economia nos próximos seis meses.

O aumento no nível pode ser explicado pela menor incidência dos juros e da inflação, fatores que tendem a estimular a demanda. Os empresários apresentaram otimismo em relação à economia brasileira, com 64,7 pontos; à economia do DF, com 65; e da própria empresa, com 65,4 pontos.

Outro índice levantado foi o Indicador de Condições Atuais, que recuperou 22,7 pontos no período de junho a outubro e chegou aos 44,6 pontos em outubro, com um aumento de 0,2 em relação a setembro. No Icei nacional, houve uma pequena alta em outubro, chegando aos 61,8 pontos, aumento de 0,2 em relação a setembro.

 

* Com informações da Secretaria de Economia

Fonte: Governo DF

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA