DISTRITO FEDERAL

Cirurgias eletivas seguem suspensas

Publicados

em


A Secretaria de Saúde prorrogou a suspensão das cirurgias eletivas por mais uma semana, desta vez até o dia 5 de outubro. O objetivo é concentrar os esforços nos atendimentos de urgência e emergência em toda a rede pública de saúde, enquanto o Distrito Federal atravessa a pandemia do novo coronavírus Sars-CoV-2.
Esse tipo de procedimento está suspenso desde o dia 29 de junho e já foi prorrogado outras vezes, no momento em que o DF passava pelo pico e pelo platô da pandemia. Por isso, não está descartada a possibilidade de uma nova prorrogação no futuro.
A exceção permanece para os procedimentos oncológicos, cardiovasculares e transplantes, que continuam sendo feitos normalmente.

De acordo com os gestores da Secretaria de Saúde, a medida permanece necessária para garantir o pleno atendimento às urgências e emergências relacionadas com a Covid-19. Contudo, as áreas técnicas já estão fazendo o planejamento para a retomada gradual das cirurgias eletivas.

Assistência

O objetivo da medida é assegurar a retaguarda de leitos no momento em que há uma demanda maior nos hospitais.Os pacientes com alguma cirurgia de menor gravidade agendada entre os dias 29 de junho e 5 de outubro serão remarcados para depois dessa data.

*Com informações da Secretaria de Saúde
Fonte: Governo DF

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Coronavírus em SC: Portaria suspende por 30 dias cirurgias eletivas que necessitem de anestesia geral
Propaganda

DISTRITO FEDERAL

Farmácias de Alto Custo funcionam neste sábado (31)

Publicados

em


As farmácias de alto custo da Asa Sul, do Gama e da Ceilândia vão funcionar normalmente neste sábado (31), das 7 às 12 horas, mas ficam fechadas na segunda-feira (2), no feriado de Finados, voltando a abrir na terça-feira (3), segundo informou hoje (30) a Secretaria de Saúde. As três unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 12h. Atualmente, 33 mil usuários estão cadastrados no programa Farmácias do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAFs), as populares Farmácias de Alto Custo.

Todas as medidas preventivas contra a Covid-19 estão sendo adotadas nas três unidades. Para evitar aglomerações, o atendimento é feito por meio de senhas com hora marcada. As senhas são limitadas e distribuídas de segunda à sexta-feira em dois turnos: pela manhã, a distribuição começa às 7 horas; e à tarde, a partir das 12 horas.

Outras medidas de segurança: o número de pessoas dentro das farmácias também é limitado para que seja respeitado o distanciamento entre os usuários; disponibilização de álcool em gel para servidores e usuários; limpeza permanente de todos os ambientes das farmácias. Além disso, alguns medicamentos são entregues em quantidade suficientes para dois ou três meses, o que prolonga o tempo de retorno à farmácia. Cada usuário pode cadastrar até cinco pessoas para retirar os medicamentos.

Leia Também:  Santas Casas reduzem cirurgias por falta de remédios usados no combate à Covid

O processo de solicitação dos remédios também foi flexibilizado. Quando a solicitação é feita pela primeira vez, os documentos podem ser enviados via e-mail. Já as renovações habituais podem ser executadas de forma automática, sem necessidade de apresentação de receita e do Laudo de Medicamento Especializado (LME), com exceção dos medicamentos sujeitos a controle especial. As alterações no tratamento (inclusão de medicação ou aumento de dosagem) também se dão de forma automática quando o usuário solicitar.

* Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA