CEARÁ

Theatro José de Alencar promove programação virtual nesta quinta-feira (17)

Publicados

em


.

Produção feminina é destaque no Theatro de Portas Abertas Virtual

Comemorando mais um mês de aniversário, o equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) promove mais uma edição do programa Theatro de Portas Abertas Virtual. A programação formada por artistas cearenses acontece a partir das 18h, no Youtube do Theatro José de Alencar.

Iniciando a agenda, a artista Camila Pessoa apresenta o projeto “Corpo Nuvem”, uma performance feita durante o período da quarentena, que usa o movimento do circo, sua linguagem, para performar a sensação de confinamento. Após a exibição, Camila e a nossa mestre de cerimônia, a atriz, musicista e professora, Juliana Veras, bate um papo sobre a obra apresentada.

Em seguida, a artista travesti Noá Bonoba apresenta a performance visual “Travomantra”. O projeto resulta de um processo de observação que a artista tem chamado de “quadros solares”. O processo de observação aconteceu durante o mês de maio, quando Noá fotografou diariamente dois quadros solares que se formavam em duas paredes do seu apartamento durante o pôr do sol.

Leia Também:  Profissionais de saúde do Ceará são capacitados em curso de ventilação mecânica

Dando continuidade à programação, entra em cena “Mnemosine: porque memória é feminina!”, um espetáculo/performance criado pela atriz Paula Yemanjá, que através de um jogo interativo narra episódios da vida de mulheres cearenses. Após a exibição, Paula também será convidada para um bate-papo sobre a obra.

Quem encerra a edição é o projeto “Vendas e mordaças – Revisitando Aquelas” do Grupo Manada de Teatro. O encontro virtual contará com a participação das atrizes/performers Monique Cardoso e Juliana Veras, e de Verônica Isidoro, educadora social, feminista, militante que integra o Conselho da Mulher do Crato e a Frente de Mulheres do Cariri. Uma provocação que busca ampliar a discussão, através do teatro, sobre as micropolíticas de enfrentamento à violência contra a mulher.

 Arte em Rede

Os conteúdos da programação foram selecionados no Arte em Rede – Convocatória para seleção de projetos artísticos digitais, que objetiva complementar a programação da Casa de Saberes Cego Aderaldo, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, do Cineteatro São Luiz, do Porto Dragão e do Theatro José de Alencar, de agosto a dezembro de 2020. A iniciativa se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado e sua Rede de Equipamentos vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de pandemia do Coronavírus.

Leia Também:  Artista visual Thadeu Dias participa de edição do programa Entre Telas

Serviço

Theatro de Portas Abertas

Dia 17- (quinta-feira), às 18h

Youtube do Theatro José de Alencar (https://www.youtube.com/theatrojosedealencar)

 

Fonte: Governo CE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CEARÁ

Memorando prevê geração de 2,5 mil empregos com operação da Usina de Itataia

Publicados

em


O Governo do Ceará assinou na tarde desta segunda-feira (28) Memorando de Entendimento para a instalação na Usina de Itataia, em Santa Quitéria, um complexo minero-industrial para a produção conjunta de fertilizantes e nutrição animal. O projeto vai investir inicialmente U$ 400 milhões, prevê operação já em 2023, e deve gerar 2,5 mil empregos, dos quais 500 serão diretos, através do Consórcio Santa Quitéria, formado pela Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e indústria de fertilizantes Galvani.

“Esse projeto é do Ceará, mas com certeza terá impacto em setores econômicos de todo o país. Minha palavra além do agradecimento, é de esperança. Esse era um projeto antigo que o Ceará almejava há muito tempo, e que vai gerar muito emprego e renda para o nosso Estado. Vamos ter uma demanda importante na produção de fertilizantes e suplementos na alimentação animal, onde podemos ser autossuficientes”, celebrou o governador do Ceará, Camilo Santana.

O projeto foi repaginado para fazer um melhor uso e reuso da água na região de Santa Quitéria. Com o início dos estudos ambientais no último trimestre de 2020, o próximo ano tem como meta a conclusão de todo o projeto base e a estrutura financeira e societária. A região conta com uma das maiores reservas de urânio associado ao fosfato do planeta e vai tornar o Brasil autossuficiente no concentrado de urânio (ou yellow cake).

Leia Também:  Profissionais de saúde do Ceará são capacitados em curso de ventilação mecânica

Para o secretário do desenvolvimento econômico e trabalho (Sedet), Maia Junior, não é apenas um projeto, mas um sonho que se torna realidade não apenas para Santa Quitéria, mas para o Ceará e para o Brasil. Representando o Ministério de Minas e Energia do Brasil, a secretária executiva Lillian Mascarenhas Santagostinho garantiu que “o projeto é prioritário para o Governo Federal, com várias ações efetuadas para proporcionar que esse projeto saia de um memorando para a realidade”, afirmou.

Os processos resultarão primeiro na dissociação dos minerais, e gerarão a produção final de um carregamento de 50 mil carretas de yellow cake processados, para aquecer a economia da região de diversas maneiras, inclusive utilizando além das rodovias, os portos do Pecém e do Mucuripe.

Também presentes no evento, Ricardo Cavalcante presidente da Fiec, o prefeito de Santa Quitéria, Tomás Figueirêdo, e o presidente do INB, Carlos Freire Moreira. Para o presidente da INB, “a nossa recuperação econômica vai depender muito de empreendimentos que gerem empregos e agreguem valor, como esse que vamos instalar no Ceará, por isso acreditamos nessa parceria com Santa Quitéria e com o Governo do Ceará, que tem o meu agradecimento”, disse.

Leia Também:  Greve dos Correios: Justiça decide acordo nesta segunda (21)

Camilo Santana lembrou que o Ceará já é reconhecido como um Estado que trai investimentos e que honra com seus compromissos. “Colaboradores e investidores, estamos a disposição para continuar a sermos parceiros, temos sempre honrado com nossos compromissos aqui no Ceará, então colocamos toda a nossa equipe à disposição para que todo o cronograma seja cumprido até a abertura do empreendimento”.

Fonte: Governo CE

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

DISTRITO FEDERAL

GOIÁS

SEGURANÇA

BRASIL E MUNDO

MAIS LIDAS DA SEMANA