CEARÁ

Novo reitor da Uece é nomeado pelo governador Camilo Santana

Publicados

em


Cerimônia de transmissão de cargo acontecerá sexta-feira (15)

Foi nomeado nesta quarta-feira, 13 de janeiro, pelo governador do Ceará, Camilo Santana, o novo reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando dos Santos Soares, que estará à frente na gestão Uece nos próximos quatro anos.

A nomeação ocorreu no Gabinete do governador, no Palácio da Abolição, com a presença do agora reitor Hidelbrando, de seu vice Dárcio Ítalo Teixeira, e do secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará, Inácio Arruda.

O governador Camilo Santana destacou, em suas redes sociais, a preferência da comunidade universitária na escolha dos gestores. “Eles obtiveram maioria na consulta prévia realizada pela comunidade acadêmica, com 32,5% dos votos. Desejo boa sorte e bom trabalho ao reitor e ao vice-reitor nesses próximos quatro anos a frente da instituição”.

O secretario Inácio Arruda ressaltou a decisão do governador em nomear o mais votado, “ato que consolida um caminho de fortalecimento da universidade”. E completou: “O reitor Hidelbrando Soares assume o cargo com o total respaldo e respeito do meio universitário. A Uece é a segunda maior universidade do Estado e uma das mais importantes do país. Hidelbrando e Dárcio farão um grande mandato”.

Leia Também:  Solidariza Pecém é concluída com doação de mais de 4 mil itens entre cestas básicas e kits de higiene

Para o novo reitor, “a Universidade Estadual do Ceará é um grande patrimônio do povo cearense. Sua missão precípua é servir a esse povo, contribuindo para o desenvolvimento de nosso Estado, com inclusão e justiça social. Nossa tarefa na gestão universitária é garantir a realização dessa função social e pública de nossa Universidade”, destacou Hidelbrando.

Antes de ser nomeado, professor Hidelbrando e seu vice-reitor Dárcio Italo passaram por consulta prévia realizada com a comunidade universitária, em que obtiveram o maior número de votos, totalizando o percentual global de 32,58%.

A cerimônia de transmissão de cargo será realizada na próxima sexta-feira (15), às 16h, restrita à Administração Superior da Uece e aos familiares dos recém-nomeados. O evento acontecerá na Sala dos Órgãos de Deliberação Coletiva (SODC), no campus Itaperi, e será transmitida ao vivo pelo Facebook da instituição.

Sobre os novos gestores

Professor Hidelbrando Soares foi vice-reitor da Uece por oito anos, no período de 2012 a 2020. É Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará, Especialista em Geografia pela Universidade Federal do Ceará e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor adjunto da Uece, com experiência na área de Geografia Humana. Na gestão, atuou também por oito anos consecutivos, 2004 a 2012, como Diretor da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam/Uece).

Leia Também:  SSPDS anuncia novo diretor da Academia Estadual de Segurança Pública

Professor Dárcio Ítalo Teixeira possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado e Doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará e Pós-Doutorado em Biotecnologia pela Universidade de Buenos Aires. Atualmente é Diretor do Hospital Veterinário Prof. Sylvio Barbosa Cardoso, Vice-Diretor da Faculdade de Veterinária e professor associado da Uece.

Fonte: Governo CE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CEARÁ

No Mês da Mulher, Dragão do Mar homenageia compositoras com show virtual de artista cearense na terça-feira (2)

Publicados

em


Em ‘’Parto: filhas e canções’’, a cantora e compositora cearense Gabriela Mendes interpreta repertório autoral e conta histórias do seu processo criativo

Dando continuidade à difusão de ações artísticas e formativas originadas a partir da convocatória Arte em Rede, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura exibirá, na terça-feira (2), às 18h, no canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro) o projeto ‘’Parto: filhas e canções’’, da cantora e compositora cearense Gabriela Mendes. Na apresentação, além de interpretar canções autorais, a artista compartilha com o público curiosidades e histórias do processo de criação do repertório.

Fazendo uma analogia entre parto e composição, a artista intercala suas canções com as histórias do “nascimento” de cada uma delas, como uma mãe que fala orgulhosamente de suas filhas, compartilhando suas dores e alegrias ao ‘’parir músicas”, ao longo da sua trajetória. Para Gabriela,  exibir o projeto inteiramente autoral, no Mês da Mulher, é também uma forma de homenagear o trabalho das compositoras em um meio musical ainda predominantemente masculino.

Leia Também:  OFICIAL DA PMDF É NOMEADO DEPUTY FIELD OFFICE POLICE COORDINATOR NA MISSÃO DE PAZ DAS NAÇÕES UNIDAS NO SUDÃO DO SUL (UNMISS)

Sobre o Arte em Rede

A Convocatória “Arte em Rede” se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Estado do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado, junto à sua Rede de Equipamentos, e o Instituto Dragão do Mar vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de pandemia do Coronavírus, incentivando a sustentabilidade do fazer artístico através de iniciativas que contemplem os artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais cearenses.

O Arte em Rede também integra o Programa Cultura em Rede, previsto no Planejamento Estratégico da Secult, com o intuito de articular, integrar e potencializar os equipamentos culturais do Estado, para estimular o compartilhamento e a colaboração entre os equipamentos vinculados à Secretaria da Cultura, a fim de que possam atuar de forma sistêmica no desenvolvimento e consolidação da política cultural do Ceará.

Serviço

Arte em Rede apresenta ‘’Parto: filhas e canções’’, de Gabriela Mendes
Data: 2 de março de 2021 (terça-feira)
Horário: 18h
Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro)
Duração: 32min53
Acesso gratuito
Livre

Fonte: Governo CE
Leia Também:  Teatro de mamulengos, poesia e música se misturam no novo episódio do Zona de Criação

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA