CEARÁ

Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza entregam 1.111 unidades habitacionais em parceria com a União

Publicados

em


O Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza entregaram mais 1.111 novas unidades habitacionais para a Capital na tarde desta sexta-feira (16). A solenidade contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela, representando o governador Camilo Santana, além do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Os apartamentos pertencem ao Residencial Alto da Paz, localizado no bairro Vicente Pinzón. O lote é composto por 61 blocos de quatro andares cada e irá beneficiar cerca de 4,5 mil pessoas que foram realocadas, ainda em 2014, por morar em áreas consideradas de risco.

Izolda Cela lembrou a importância da continuidade de políticas públicas voltadas para a geração de lares para a população. “È importante que ações habitacionais continuem e se fortaleçam. Nossa expectativa no Estado é essa. O governador Camilo Santana trabalhou bastante nesta ação ainda como secretário das Cidades e depois como governador. É uma das ações que ele tem um maior empenho para fazer com que aconteça”, disse.

Rogério Marinho parabenizou as famílias por suas novas conquistas e ressaltou toda a mobilização de todos os governantes para que a entrega das unidades habitacionais fosse possível. “Foi uma batalha coletiva, uma que todos participaram. Eu não tenho dúvida que o que está acontecendo aqui não é por acaso. Houve mobilização e sensibilidade por parte dos governantes que entenderam a necessidade de trazer investimentos públicos para aqueles que mais precisam”, comentou.

Leia Também:  PMCE e Prefeitura de Fortaleza realizam fiscalização para garantir cumprimento de decreto estadual; sete estabelecimentos são fechados

Mais famílias beneficiadas

De 2015 para cá, 35.767 famílias foram agraciadas com unidades habitacionais. De acordo com a programação do Governo do Estado, mais 729 apartamentos serão entregues até o final do ano, sendo 317 no Residencial Alto da Paz, além de 412 unidades no município de Quixeramobim.

Até 2022, outras 2.592 unidades habitacionais devem ser entregues ao povo cearense por meio do Residencial Cidade Jardim I, localizado em Fortaleza.

Desenvolvimento regional

Também nesta sexta, o ministro Rogério Marinho participou de evento para anunciar medidas em prol do desenvolvimento de municípios das regiões Norte e Nordeste. Entre elas, aconteceu o lançamento da licitação do Ramal do Apodi/Salgado, que levará as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco para municípios do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Ao todo, 750 mil pessoas em 48 cidades desses três estados serão beneficiadas.

Fonte: Governo CE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CEARÁ

Dragão do Mar abre inscrições gratuitas para residência dramatúrgica

Publicados

em


Projeto do coletivo No Barraco da Constância tem! integra a programação da convocatória Arte em Rede. Inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Dragão do Mar. Vagas são limitadas.

Dando continuidade às ações da programação da convocatória Arte em Rede, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) abre, nesta quarta-feira (28), inscrições para a “Peça de uma vida coletiva: residência para uma dramaturgia comum”, residência de criação online voltada ao exercício da escrita dramatúrgica, que será ministrada pelo ator e diretor Honório Félix e produzida por Willian Monte, ambos do coletivo No barraco da Constância tem!, às terças e quintas de novembro, dias 9, 11, 13, 16, 18, 20, 23 e 25 de novembro, em plataforma virtual fechada para os inscritos confirmados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Dragão do Mar até o dia 4 de novembro.

A residência abordará a dramaturgia enquanto linguagem autônoma. Serão selecionados dez participantes, com no mínimo 18 anos, sendo pelo menos cinco selecionados do interior do Ceará, podendo se inscrever escritores amadores e/ou profissionais dos gêneros poesia, crônica, conto, romance, novela etc., com ou sem experiência na elaboração de textos teatrais. Para a seleção, serão consideradas as condições socioeconômicas dos inscritos, além da redação de um pequeno texto a respeito do período de isolamento social devido à pandemia de Covid-19, textos que serão utilizados como ponto de partida dos processos trabalhados durante os encontros. As inscrições serão confirmadas por email, até o dia 7 de novembro.

Leia Também:  PMCE e Prefeitura de Fortaleza realizam fiscalização para garantir cumprimento de decreto estadual; sete estabelecimentos são fechados

Entre os conteúdos trabalhados e discutidos, estarão, principalmente, as metodologias de escrita dramatúrgica na contemporaneidade, com ênfase na produção coletiva e na experimentação de ferramentas e plataformas de escrita online. Além disso, também serão debatidos conceitos de intertextualidade, de autoria, de apropriação; serão propostos exercícios de escrita individual; experimentados exercícios em edição de textos; analisados alguns textos dramatúrgicos de formatos e contextos diversos; e propiciadas experiências de escrita transversal entre a dramaturgia e outros gêneros literários; além de serem promovidas discussões e práticas a respeito da relação entre escrita dramatúrgica e internet. A residência resultará em um texto coletivo a ser apresentado publicamente de maneira processual.

Com carga horária total de 24 horas, a residência será composta por oito encontros, cada um com três horas de duração. Os encontros acontecerão no Google Meet, com uma proposição de escrita a ser realizada no Google Docs, tendo em vista que o principal desafio criativo dessa residência é a elaboração de um texto único, produzido de maneira coletiva pelos 10 participantes da residência. Esse documento será divulgado ao final de cada encontro, para que qualquer pessoa possa ler e acompanhar o desenvolvimento da sua escrita. No entanto, apenas os participantes da residência poderão alterar o texto, até a conclusão da residência. No dia 27 de novembro será realizada uma live para a leitura do texto final, cujo registro também entrará para o acervo.

Arte em Rede

A Convocatória “Arte em Rede” se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Estado do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado, junto à sua Rede de Equipamentos, e o Instituto Dragão do Mar vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de pandemia do Coronavírus, incentivando a sustentabilidade do fazer artístico através de iniciativas que contemplem os artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais cearenses.

Leia Também:  Governo libera obra de duplicação da principal via de Matinhos

O Arte em Rede também integra o Programa Cultura em Rede, previsto no Planejamento Estratégico da Secult, com o intuito de articular, integrar e potencializar os equipamentos culturais do Estado, para estimular o compartilhamento e a colaboração entre os equipamentos vinculados à Secretaria da Cultura, a fim de que possam atuar de forma sistêmica no desenvolvimento e consolidação da política cultural do Ceará.

Serviço

Inscrições para “Peça de uma vida coletiva: residência para uma dramaturgia comum”

Período: 28 de outubro a 04 de novembro de 2020

Local: Site do Dragão

Gratuito

Classificação etária: 18 anos

Resultado da Seleção: 7 de novembro de 2020

Residência

Dias: 9, 11, 13, 16, 18, 20, 23 e 25 de novembro de 2020
Horário: 19h às 21h
Local: no Google Meet.

Live de apresentação do produto final
Dia: 27 de novembro

Horário: 19h

Local de exibição: Canal do Dragão do Mar no YouTube

 

Fonte: Governo CE

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA