InícioCÂMARA LEGISLATIVA DFParlamentares homenageiam Planaltina pelos 161 anos

Parlamentares homenageiam Planaltina pelos 161 anos


.

O dia 19 de agosto serve de referência para a criação de Planaltina há 161 anos, contudo a cidade já pode ter superado os dois séculos de existência, segundo historiadores. A observação foi feita pelo deputado Cláudio Abrantes (PDT) na sessão remota da Câmara Legislativa, na tarde desta quarta-feira (19), ao homenagear a localidade por mais um aniversário. Morador da cidade, o parlamentar referiu-se ainda às demandas que foram impulsionadas pelo “crescimento desordenado”.

Abrantes lembrou que, em meados dos anos 1990, a população que habitava a região ficava entre 40 mil e 50 mil pessoas. “Hoje, já estamos com 230 moradores”, salientou. Mas, como a data motiva comemoração, o distrital também destacou episódios da história de Planaltina – “a cidade que recebeu Brasília”.

Por sua vez, o deputado Chico Vigilante (PT) enfatizou a urgência para que seja construído um novo bloco no Hospital de Planaltina onde seriam instalados equipamentos de hemodiálise e uma Unidade de Terapia Intensiva, inexistentes. Juntamente com sua colega de partido Arlete Sampaio, ele homenageou a cidade. A parlamentar frisou que o marco zero de Brasília foi instalado naquela região no ano de 1922. O deputado Delegado Fernando Fernandes (Pros) também se uniu às comemorações.

Nomofobia

Ainda durante a sessão remota, o deputado Delmasso (Republicanos) informou aos colegas que apresentou proposição versando sobre o combate à “nomofobia” – termo derivado do inglês “no mobile”, em referência à falta do telefone celular -, considerada uma síndrome que afeta pessoas que têm medo de ficar sem dispositivos eletrônicos. “Essa fobia vem sendo estudada desde 2008 e, na China, já há unidades de saúde para atender jovens que não suportam ficar afastados dos seus aparelhos eletrônicos”, explicou.

Marco Túlio Alencar
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa

Fonte:

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA