Bahia

TCA em Casa divulga programação da quarta semana de novembro

Publicados

em


O Teatro Castro Alves (TCA) anuncia a programação da quarta semana de novembro do ‘TCA em Casa’, que tem ‘Terça da Música’, ‘Conversas Plugadas’, ‘Voltando aos Palcos’ e ‘Domingo no TCA’. A agenda online mantém as atividades de difusão da arte e dá acesso a produtos artísticos, atividades de formação e qualificação, bem como resgata memórias e compartilha informações.

Em setembro de 2019, o cantor, músico e compositor Ramon Cruz apresentou o show ‘Ramôntico’ na Sala do Coro do TCA. Agora, registros desse momento, que viraram espécies de videoclipes, serão exibidos no ‘Terça da Música’, em versão digital, no dia 24 de novembro (terça-feira), ao meio-dia, no canal do YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial), com as músicas ‘Quando a Chuva Passar’, ‘Feijão de Corda’ e o medley ‘Can’t Help Falling in Love / Pra Ficarmos Juntos’.

Conversas Plugadas

Companhia de dança internacional, o Balé Folclórico da Bahia (BFB) assina ao mundo representações da arte baiana há mais de 30 anos. Para conhecer esta história, as conquistas e desafios de quem está por trás desta trajetória, o projeto ‘Conversas Plugadas’ recebe Vavá Botelho e Zebrinha para um bate-papo mediado por Wanderley Meira e Luiza Meireles, respectivamente diretor artístico e bailarina do Balé Teatro Castro Alves (BTCA) – um encontro de companhias e identidades formadoras da dança da Bahia. A conversa será transmitida em live na página de Instagram do TCA (@teatrocastroalvesoficial), diretamente da Sala do Coro do TCA, no dia 25 de novembro (quarta-feira), às 19h.

BTCA e Osba

A quinta criação inédita da parceria do Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) para o projeto ‘Voltando aos Palcos’ estreia no dia 27 de novembro. Em ‘Atravessar’, os dois corpos artísticos oficiais da Bahia tratam de amor e presença, numa concepção coreográfica de Dina Tourinho, com assistência de Rosa Barreto, tendo no elenco os bailarinos Cristian Rebouças, Dayana Brito, Fátima Berenguer, Fernanda Santana, Rosa Barreto e Ruan Wills e o violoncelista Thomaz Rodrigues, que executa a trilha ao vivo. O espetáculo terá transmissão ao vivo, diretamente da Sala do Coro do TCA, no canal de YouTube do TCA e na TVE Bahia, às 20h.

Leia Também:  Caixa inicia programa de crédito para micro e pequenas empresas

Domingo no TCA

No Mês da Consciência Negra, o Domingo no TCA traz um dos mais ilustres nomes da representação da música afro-baiana: Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz. O projeto exibe no canal de YouTube do TCA, no dia 29 de novembro, às 11h, o registro em vídeo de um concerto realizado na Filadélfia, no Temple University Performing Arts Center (TPAC), em agosto de 2015, em que o público estadunidense presenciou, pela primeira vez, a poderosa magia musical do conjunto.

A big band instrumental de percussão e sopro, com seus 20 integrantes, juntou-se ao pianista e compositor de jazz afro-cubano Arturo O’Farrill e ao trompetista, compositor e aventureiro musical Steven Bernstein em uma noite inesquecível com uma plateia em êxtase.

Aulas abertas

O BTCA mantém a agenda de aulas abertas online. Ministradas pelos dançarinos da companhia, há turmas regulares, de segunda a quinta-feira, às 14h30, de Balé Clássico, Pilates e Dança Contemporânea. As turmas têm 10 vagas, voltadas a pessoas com experiência intermediária ou avançada em dança, previamente inscritas.

As aulas são realizadas em salas virtuais na ferramenta Zoom Meeting e, para participar, é necessário garantir lugar, por ordem de inscrição, no dia de cada aula, por meio de link disposto das 9h às 11h nas redes sociais do BTCA.

Abraço da Osba

No dia 25 de novembro (quarta-feira), a Osba publica em suas redes sociais mais um vídeo do projeto ‘Abraço da Osba’, que desta vez prestará homenagem a Os Paralamas do Sucesso, banda que, em 2017, declarou sua admiração pela orquestra numa Concha Acústica lotada, fazendo coro ao processo de publicização da Osba naquele ano. Neste vídeo, os músicos interpretam ‘Uma Brasileira’, de Herbert Vianna e Carlinhos Brown, música lançada pelo grupo em 1995.

Cursos de música

Diante dos protocolos de segurança impostos pela pandemia da Covid-19, o TCA transferiu para o ambiente digital os cursos de iniciação ao universo da música sinfônica. A 3ª edição desta jornada atende a 185 alunos, nos cursos de ‘A linguagem musical da orquestra sinfônica’, com Alexandre Loureiro, às segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h30; ‘Grandes compositores da música clássica’, com Karina Martins Seixas, às terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30; e ‘Iniciação a flauta doce’, com Uibitu Smetak, às quartas e sextas-feiras, também das 10h às 11h30 – os três professores são músicos vinculados à Osba.

Leia Também:  nana apresenta novo clipe na "Terça da Música"

Promovidos em parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), os cursos têm encontros ao vivo, por meio da plataforma Zoom.

Programação – 4ª semana de novembro:

23 DE NOVEMBRO DE 2020 (SEGUNDA)

Aulas abertas BTCA
Balé Clássico com Leonard Henrique, 14h30

Cursos de Música do TCA na Quarentena
“A linguagem musical da orquestra sinfônica” com Alexandre Loureiro, 16h

24 DE NOVEMBRO DE 2020 (TERÇA)

Cursos de Música do TCA na Quarentena
“Grandes compositores da música clássica” com Karina Seixas, 10h

Terça da Música
Com Ramon Cruz, 12h

Aulas abertas BTCA
Pilates com Ticiana Garrido, 14h30

25 DE NOVEMBRO DE 2020 (QUARTA)

Cursos de Música do TCA na Quarentena
“Iniciação a flauta doce” com Uibitu Smetak, 10h

Aulas abertas BTCA
Balé Clássico com Anna Paula Drehmer, 14h30

Cursos de Música do TCA na Quarentena
“A linguagem musical da orquestra sinfônica” com Alexandre Loureiro, 16h

Conversas Plugadas
Vavá Botelho e Zebrinha. Mediação: Wanderley Meira e Luiza Meireles, 19h

#OSBAFLIX
“Abraço da OSBA” para Os Paralamas do Sucesso

26 DE NOVEMBRO DE 2020 (QUINTA)

Cursos de Música do TCA na Quarentena
“Grandes compositores da música clássica” com Karina Seixas, 10h

Aulas abertas BTCA
Dança Contemporânea com Jai Bispo, 14h30

27 DE NOVEMBRO DE 2020 (SEXTA)

Cursos de Música do TCA na Quarentena
“Iniciação a flauta doce” com Uibitu Smetak, 10h

Voltando aos Palcos
BTCA e OSBA em “Atravessar”, 20h

29 DE NOVEMBRO DE 2020 (DOMINGO)

Domingo no TCA
Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, 11h

Fonte: Ascom/TCA

Fonte: Governo BA

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Bahia

Nova versão do Portal de Serviços do RH Bahia traz mais orientação para os servidores do Estado

Publicados

em


A partir de terça-feira (8), os mais de 270 mil empregados públicos, servidores ativos, inativos e pensionistas do Estado irão acessar uma nova versão do Portal de Serviços do RH Bahia, o sistema informatizado de gestão de pessoas do Estado. Disponível por meio do endereço www.rhbahia.ba.gov.br, o novo site foi criado com o objetivo de aprimorar as experiências dos usuários, ao fornecer uma série de conteúdos informativos e de orientação que auxiliem não apenas a navegação como o acesso aos mais diversos serviços do portal.

Um dos principais canais de comunicação dos servidores com o Estado, o Portal do RH Bahia reúne facilidades on-line como consulta de contracheque e informe de rendimentos, programação de férias, solicitação de licenças e remoção, além de auxiliar as lideranças na gestão de suas equipes. A atual reformulação não traz alterações do ponto de vista desses serviços, mas agrega ao ambiente material de apoio – como dicas, orientações e respostas a dúvidas frequentes – que contribuem para um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

Leia Também:  Governo vai beneficiar mais de 3 mil habitantes de Souto Soares com obra de abastecimento de água

O novo site conta ainda com um layout mais atraente e responsivo, banners e GIFs animados e ambientes para notícias e vídeos, incluindo tutoriais de auxílio à navegação. Em um segundo momento, o projeto deverá incorporar outras novidades ao site, a exemplo de um ambiente exclusivo para acesso às equipes de RH, com repositório de informações técnicas, e um chatbot, programa de computador que simula uma conversação entre pessoas, facilitando a resposta às dúvidas dos usuários.

Comunicação efetiva

De acordo com o gerente do RH Bahia, José Roberto Reis, a ideia da versão 2.0 do Portal surgiu a partir da experiência do Núcleo de Comunicação da unidade. “O objetivo foi criar uma alternativa para que as nossas ações de comunicação tivessem um alcance mais efetivo, de modo que as informações do interesse dos usuários estivessem à sua disposição no momento e no lugar certos”, explica.

A partir deste diagnóstico, o projeto foi viabilizado por meio de uma parceria que envolveu diversas áreas da Secretaria de Administração do Estado (Saeb) – como as Superintendências de Recursos Humanos, Previdência e Gestão e Inovação, e a Coordenação de Tecnologia de Informação -, além da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) e a empresa de tecnologia contratada Qintess, responsável pelo desenvolvimento.

Leia Também:  Governo divulga os resultados da 5ª rodada da pesquisa com a UFPel, nesta quarta, dia 1°

Fonte: Ascom/Saeb

Fonte: Governo BA

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA