Bahia

Museu Quilombola, parque das dunas, Terra Madre Brasil e pão de buriti no Rural Produtivo na TVE

Publicados

em


Neste sábado (14), o Rural Produtivo da TVE vem com mais um episódio especial do mês da consciência negra. O programa foi até a comunidade quilombola do Tereré, que fica no sítio histórico de Mar Grande, na Ilha de Itaparica. No local foi construído o primeiro museu quilombola da Bahia.

O programa ainda foi conhecer o Parque das Dunas de Salvador que é o maior parque urbano de dunas, lagoas e restingas do Brasil, e ainda tem o maior evento da gastronomia mundial – Terra Madre Brasil – que começa na próxima semana em formato online. E a receita da semana é um pão feito com fruto do buriti. A exibição será neste sábado (14), às 14h, com horário alternativo na segunda-feira (16), às 6h30, e na quinta-feira (19), às 20h.

Um lugar de resistência negra a partir de famílias vindas do Recôncavo Baiano – a maioria delas das cidades de Maragogipe, São Félix e São Filipe – que lá se instalaram em torno de uma bica de fonte natural, a chamada Fonte Tereré. Mas quem olha a Baía de Todos-os-Santos pode não imaginar que do outro lado do mar, tem muito mais do que belas praias, tem o Quilombo do Tereré que guarda história, cultura e tradição. O local também tem a característica marcante da produção rural, estabelecida no cultivo da mandioca e do dendê, que garante renda para parte das 487 famílias residentes.

Leia Também:  Bibliotecas virtuais disponibilizam livros gratuitos para download

Salvador possui um verdadeiro tesouro ambiental em seu território. O programa vai mostrar um parque com seis milhões de metros quadrados que preserva o ecossistema de dunas e restingas dentro da capital, sendo o último manancial urbano do país nessa categoria. As montanhas de areia branquinha, podem ser observadas de um mirante. O passeio envolve educação, meio ambiente e ecoturismo, além de flora e fauna exuberantes.

Inteiramente dedicado à comida de verdade, o Terra Madre começa na terça-feira (17) com mais de 50 atividades, 800 pessoas já pré-inscritas, 300 agricultores familiares e camponeses, com vários tipos de atividades como: rodas de conversa, diálogos, oficinas do gosto, espaços educativos dedicados à cultura alimentar.

O programa ainda trouxe uma receita de pão tipo brioche, feito com a massa da fruta ‘in natura’ do buriti, usando poucos ingredientes como leite, ovos e açúcar. E para encerrar, uma palinha musical do cantor conhecido como ‘Defensor’ da cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também no site da emissora, no Youtube e no Facebook.

Leia Também:  Corra pro Abraço certifica nova turma no curso Redução de Danos e Referência de Campo

Fonte: Ascom/Irdeb

Fonte: Governo BA

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Bahia

Obras de Botelho e de Itaparica estão em fase de conclusão

Publicados

em


O andamento das obras do terminal náutico de Botelho, na Ilha de Maré, e da Marina de Itaparica foi inspecionado pelo secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco, nesta quinta-feira (25), durante visita técnica, com equipes da Setur e da empresa Belov Engenharia, responsável pelas intervenções.

Em Botelho, com investimentos em torno de R$ 3 milhões, estão sendo realizadas obras de urbanização, pavimentação e requalificação do atracadouro. As intervenções, que já estão 75% concluídas, fazem parte do escopo de obras do Prodetur Nacional Bahia, executadas por meio da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), com financiamento do Banco Interamericano, que ainda contempla mais 12 projetos no entorno da Baía de Todos-os-Santos.

Fausto Franco também foi à Marina de Itaparica e visitou o equipamento, que recebe investimentos em torno de R$ 11 milhões. O projeto contempla 36 vagas secas, 126 vagas molhadas e um posto de combustível, além de lojas e espaço para vendas de alimentos e bebidas.

Durante a visita, o titular da Setur também declarou que as obras resultarão em um turismo náutico qualificado, “sobretudo porque, além das intervenções na infraestrutura, o Prodetur tem um programa social muito importante, que qualifica os empreendedores e trabalhadores do turismo do entorno da Baía de Todos-os-Santos”.

Leia Também:  Operação Verde Brasil 2 completa três meses de atuação na Amazônia

Franco acrescenta ainda que cerca de 90% da mão de obra é contratada nos municípios onde estão sendo realizadas as intervenções, a exemplo de Itaparica. O prefeito Zezinho, que acompanhou a visita de Franco, ressaltou a importância das obras para o município, “pois Itaparica já tem uma vocação natural para o esporte náutico, e este equipamento vai resultar em geração de emprego e renda para nós. Vamos ter um circuito náutico Itaparica/Salinas/Cacha Pregos, em todo este entorno da contracosta, sem falar nos veleiros que vão atracar aqui. Ou seja, a marina vai dar um novo dinamismo à economia do município”.

Fonte: Ascom/Setur

Fonte: Governo BA

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA