Amazonas

Farmácia satélite gera economia para o SPA Joventina Dias

Publicados

em


Desde a implantação de farmácia satélite, o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias, na zona oeste, já economizou R$ 40 mil com a dispensação segura de medicamentos disponíveis para a assistência rápida aos pacientes atendidos na unidade.

 O projeto foi implantado pela farmacêutica responsável, Jorlana Catrine Corrêa Ferreira, que percebeu a necessidade de descentralizar o estoque de medicamentos da unidade e ampliar o horário de funcionamento para atender os pacientes internados.

“Quando eu cheguei na unidade vi a necessidade da implantação da farmácia satélite, porque nós tínhamos apenas um depósito, que era responsável por tudo, por receber o medicamento, por estocar, por dispensar e, então, visando a maior praticidade de dispensação de medicamentos, eu elaborei um projeto com todos os pontos favoráveis e recebi a aprovação da direção”, conta.

Entre os pontos favoráveis apontados pela farmacêutica está a economia e controle maior de estoque de medicamentos. Segundo ela, a farmácia satélite retirou dos setores pequenos estoques que aumentavam o risco de perdas de medicamentos, seja pela validade ou pelo extravio.

Leia Também:  Vice-governador aborda economia e crescimento do agronegócio goiano no programa Minuto Agro, da TV Alego

 Outro ponto positivo gerado na unidade com a implantação do projeto foi a segurança do paciente. No novo modelo, é dispensado para o paciente apenas a quantidade exata de medicamentos prescritos.

 A farmácia funciona 24 horas, garantindo a assistência farmacêutica aos pacientes internados na unidade, melhorando a logística ao facilitar o controle de estoque e agilizar a administração de medicamentos de emergência.  Com isso, há uma redução na circulação de materiais contaminados pelo SPA.

“Antes da implantação da farmácia o funcionamento era de 7h até às 19h, ou seja, havia aí uma lacuna no turno noturno, onde a dispensação do medicamento era feita conforme supostas saídas. Hoje não temos problemas quanto à assistência dos nossos pacientes, por exemplo, a farmácia funciona 24 horas” explicou a Jorleana.

 Economia e organização – De acordo com a diretora do SPA, Elcinei Sampaio, com a implantação da farmácia satélite, a unidade ganhou na economia, organização, controle de desperdício e controle das saídas e entradas de medicamentos.

 “Nós conseguimos separar a Central de Assistência Farmacêutica (CAF) da farmácia e com isso tivemos um salto grande para o Joventina. Hoje temos um maior controle da dispensação de medicamentos, porque temos no estoque apenas  medicamentos e insumos  suficientes para a unidade funcionar, sem acumular material desnecessário que poderiam ser utilizados em outras unidades”, destaca.

Leia Também:  Economia: novo cronograma para o Relatório de Concessões e Permissões

A unidade – O SPA Joventina Dias, localizado no bairro da Compensa, zona oeste de Manaus, é referência para bairros adjacentes como São Jorge e Santo Agostinho, além de atender a população de municípios do entorno, como Manacapuru e Iranduba, nas ocorrências de emergência de média complexidade.

 Entre os tipos de atendimentos comuns na unidade estão as viroses, ferimentos por arma de fogo e arma branca, acidentes domésticos, entre outros.

Em média, a unidade atende entre 400 e 500 pacientes por dia. Durante o período sazonal de síndromes gripais o número de atendimento aumenta para até 700 pacientes assistidos no SPA.

Fonte: Governo AM

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Amazonas

Polícia Militar detém trio ligado ao tráfico de drogas no município de Novo Airão

Publicados

em


Policiais militares do 6° Grupamento de Polícia Militar (GPM) efetuaram, na tarde de domingo (23/01), a detenção de três homens, com idades de 23, 28 e 33 anos, por ligação com o comércio ilícito de drogas, em Novo Airão (a 115 quilômetros da capital), na Região Metropolitana de Manaus.

Conforme o 6° GPM, a unidade foi informada via linha direta, por volta de 17h, acerca de comércio de entorpecentes que estaria acontecendo na rua Bruno Lauckas. Ao chegar ao local, a equipe policial flagrou três homens embalando materiais ilícitos. No local, foram encontrados apetrechos como tesoura, linha de costura, uma quantidade de plásticos recortados, além de diversas substâncias entorpecentes.

Dentre as drogas apreendidas estava uma porção grande do tipo “skunk”; 49 pedras de oxi; uma pedra grande oxi; um celular Samsung J2 prime de cor dourada; um celular Samsung J2 de cor dourada; um celular Blue de cor preta (de teclado); além de R$ 720 em espécie.

Leia Também:  Economia: novo cronograma para o Relatório de Concessões e Permissões

Os três homens detidos foram conduzidos, juntamente com o material apreendido, para a delegacia de Novo Airão para a conclusão das medidas legais cabíveis.

Fonte: Governo AM

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA